A Reação de Mannich
Por: uliana.iq • 28/1/2016 • Seminário • 707 Palavras (3 Páginas) • 951 Visualizações
Página 1 de 3
REAÇÃO DE MANNICH
Discentes: Fernanda uliana
Vanessa Cristina de Souza
Docente: ian castro-gamboa
Disciplina: Química Orgânica II
QUEM FOI MANNICH?
Carl Ulrich Franz Mannich
Nasceu em 8 de março de 1877 em Wroclaw;
Foi um químico alemão, professor de química medicinal na Universidade Humboldt de Berlim de 1927 a 1943.
Suas áreas de especialização foram bases ceto, bases álcool, derivados de piperidina, papaverina, lactona e glicosídeo-digitalis.
A reação de Mannich recebeu esta denominação após sua descoberta em 1912.
Faleceu em 5 de março de 1947 em Karlsruhe.
O que são as bases de Mannich?
Compostos capazes de formar um enol com formaldeído e uma amina primária ou secundária, para produzir compostos chamados de bases de Mannich.
O que são as bases de Mannich?
Um exemplo é a seguinte reação de acetona, formaldeído e dietilamina.
Por que formaldeído?
Diferente dos aldeídos, cetonas e éteres, o formaldeído tem uma reatividade excessiva que necessita ser moderada. Mantendo sua alta reatividade poderia causar, causar condensações repetitivas, em compostos metilênicos que tenham mais de um α-H. Além disso, o formaldeído, ao ser tratado com base, facilmente sofre desproporcionamento.
Reação de Mannich
A reação de Mannich consiste na condensação de um substrato contendo hidrogênio ativo – alquilcetonas, fenóis, heterocíclicos nitrogenados, entre outros – com formaldeído, ou outros aldeídos, e uma amina primaria ou secundária, eventualmente a amônia.
Reação de Mannich
A reação de Mannich, também chamada de aminoalquilação", representa uma técnica para desativar o formaldeído, no sentido destas possíveis reações paralelas, usando uma amina. A preferência deve ser dada a uma amina secundária porque com aminas primárias ou até mesmo amônia abrem-se caminhos para produtos paralelos: nestes casos podem reagir todos os hidrogênios disponíveis no N, com o formaldeído. Isso levará inevitavelmente a uma mistura de produtos.
Reação de Mannich
A reação de Mannich prossegue, através de uma variedade de mecanismos, dependendo dos reagentes e das condições empregadas.
Condições de reações
Além dos pseudo-ácidos mencionados, podem também ser usados compostos aromáticos que são ativados no sentido da substituição eletrofílica, tais como fenóis ou certos compostos heteroaromáticos. Um exemplo seja a síntese de gramina, um alcalóide natural,com efeito tóxico já em baixas concentrações, por aminoalquilação do indol:
Aminoalquilação do indol
Importâncias das bases de Mannich
1º fator: As bases de Mannich são compostos muito reativos que podem ser transformados facilmente em numerosos outros compostos, constituindo-se em intermediários úteis na síntese de heterocíclicos, aminoálcoois.
2º fator: Interesse por introduzir uma função básica que permite tornar derivados solúveis em solventes aquosos, quando transformados em sais de aminas.
O grande valor da reação de Mannich é o fato de que todas as etapas reacionais ocorrem sob condições bastante brandas. É possível obter-se a "base de Mannich", até sob condições in vivo, ou seja, em células vivas. De fato essa reação faz parte de ciclos biológicos mais complexos cuja finalidade é a ampliação do esqueleto carbônico.
A síntese de Mannich geralmente se restringe ao formaldeído sendo componente carbonílico.
Mecanismo da Reação
Aplicações das bases de Mannich
Bases de Mannich como fármacos:
Com atividade:
Analgésica;
Antiartrítica;
Anticoagulante;
Antidepressiva;
Antihistamínica;
Antiinflamatória;
Antitussígena;
Cardiovascular;
Anstiespamódica;
Diurética;
Relaxante muscular;
Agente no sistema nervoso central;
Atividade quimioterápico.
Atividades antimalárica, amebicida, antibacteriana, antifúngica, antineoplásica
Aplicações
Obtenção de cardanol a partir da purificação do líquido da castanha do caju: reação do LCC com formaldeído e dietilenotriamina.
Aplicações
Cardanol é um composto fenólico com uma cadeia alifática C15 na posição meta, obtido do Líquido da castanha de caju (LCC), que encontra muitas aplicações na forma de resinas formaldeído fenol como vernizes, tintas, entre outros. Derivados do cardanol encontram muitas aplicações na forma de estabilizantes, plastificantes e resinas de troca iônica. Produtos clorados do cardanol apresentam ação pesticida. Derivados sulfonados são utilizados como agentes ativos de superfície.
Aplicações
Base de Mannich utilizada como matéria-prima da síntese da serotonina
Bibliografia
SOLOMONS, T. W. G.; FRYHLE, C. B.. Química Orgânica. 7ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002. 2. V.
http://quimicanova.sbq.org.br/qn/qnol/1985/vol8n1/v08_n1_%20(8).pdf (Aplicação das Bases de Mannich no Campo de Desenvolvimento de Fármacos – Alba Josefina Riera de Narváez & Elizabeth Igne Ferreira.
Li, Jie Jack – Name Reaction. A Collection of Detailed Mechanisms and Synthetic Applications – Fourth Expanded Edition, 2009
ISENMANN, Armin Franz – Princípios da Síntese Orgânica. 2ª ed. Timóteo, MG. Edição do Autor – 2013
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com