A Reação de Neutralização
Por: Valter Pacheco • 5/10/2019 • Tese • 628 Palavras (3 Páginas) • 119 Visualizações
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As reações de neutralização, são aquelas que ocorrem entre um determinado ácido e uma certa base, formando um sal e água. Tais reações acontecem, geralmente, em meio aquoso, visto que, em decorrência de a água ser um solvente universal, esta dissocia os reagentes, separando-os em íons, de forma que, há a produção de um sal por meio da ligação iônica entre o ânion do ácido e o cátion da base e, através da ligação entre o hidrogênio e hidroxila, tem-se elaborada a água. Como pode ser observado na reação hipotética abaixo:
HA + BOH BA + H2O
As reações de neutralização também podem ocorrer com o uso de óxidos ou sais, porém a reação depende das características alcalinas e ácidas dos compostos em questão.
Visto isso, todas as reações, independente de sua tipologia, possuem um rendimento, quantidade de produto estimada a ser formada, através da adição de uma determinada quantia de reagentes. O rendimento depende de fatores como a pureza dos compostos utilizados e, também, a concentração dos mesmos.
Para o calculo do rendimento de uma reação, utiliza-se da estequiometria para relacionar a porção de reagentes com formação dos produtos.
Para exemplificar o processo de calculo estequiométrico e de rendimento, será apresentado a reação entre ácido clorídrico e soda caustica, que produz cloreto de sódio e água.
Primeiramente, a equação a ser analisada necessita ser balanceada:
1HCl + 1NaOH 1NaCl + 1H2O
Posterior ao balanceamento, verifica-se as proporções dos reagentes, a fim de tomar consciência se há um limitante (em relativa menor quantidade na reação) e um em excesso (em maior quantidade na reação):
1HCl + 1NaOH 1NaCl + 1H2O
Massa molar 36,46g – 39,99g 58,45g 18g
Excesso Limitante
36,46g – 58,45g 39,99g – 58,45g
2g – xg 2g – yg
x = 3,2062 y = 2,9232
Após efetuada a proporção entre reagente e produto desejado, é calculado o rendimento da reação, neste caso, é levado em considerado a quantidade produzida pelo limitante, visto que somente ele irá reagir totalmente.
Rendimento teórico --------- 100%
Rendimento real --------- x
Fator de correção=(rendimento real)/(rendimento teórico)
REFERÊNCIAS
MAHAN, Bruce M.; MYERS, Rollie J.; Química: um curso universitário, Ed. Edgard Blucher LTDA, São Paulo/SP – 2002.
RUSSELL, John B.; Química Geral vol.1, São Paulo: Pearson
...