A Reação de Oxidação
Por: Josze • 17/3/2021 • Relatório de pesquisa • 753 Palavras (4 Páginas) • 233 Visualizações
[pic 1]
ANDERSON ARAÚJO VIANEZ
ANA CAROLINA VIEIRA DELFANTE DE SOUSA
DOCENTE: ELVIS ALON BATISTA CAVALCANTE
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA QUÍMICA ORGÂNICA:
REAÇÃO DE OXIDAÇÃO - TESTE DO BAFÔMETRO
IRECÊ- BA
2020
- INTRODUÇÃO
A reação de oxidação tem como definição fenômeno químico nos quais um composto orgânico é submetido a um agente oxidante (substância que sofre redução, ou seja, ganha elétrons). (DIAS,2021). Sendo assim, a oxidação ocorre quando há um aumento do NOX (número de oxidação) do átomo quando comparado ao reagente e produto. (PERILO,2020).
O princípio químico do bafômetro é uma aplicação de extrema relevância e importância social, como, a prevenção de acidentes de trânsitos através da detecção e controle da intoxicação dos motoristas pelo álcool. (SIDEL,2012).
A intoxicação, pode levar a uma consequência que varia de uma leve euforia (a pessoa fica alegre) até estados mais adiantados de estupor alcoólico.
Como resultado, a capacidade da pessoa para conduzir veículos é altamente comprometida, tendo em vista que a intoxicação afeta a coordenação motora e a rapidez dos reflexos.
Embora a existência de álcool no sangue possa ser detectada por uma análise direta do mesmo, é muito mais conveniente detectar o mesmo no ar expirado. Os instrumentos usados para esta finalidade são popularmente chamados de ‘bafômetros’, e seu funcionamento baseia-se em reações de oxidação e redução. (QUÍMICA NOVA, 1997).
- OBJETIVO
Determinar como funciona o bafômetro, através de uma reação de oxidação, observando a variação do NOX dos átomos na reação. Ou seja, definir como ocorre a oxidação do processo baseado a partir da quantidade de etanol nos íons de dicromato.
MATERIAIS
1 balança analítica;
1 proveta de 50 mL;
1 proveta de 10 mL;
1 béquer de 100 mL;
1 béquer de 500 mL;
1 bastão de vidro
1 vidro relógio
1 pipeta de Pasteur
REAGENTES
Dicromato de Potássio (K2Cr2O7);
Álcool Etílico (C2H6O);
Ácido Sulfúrico (H2SO4); CONCENTRAÇÃO 20% V/V
Água;
- METODOLOGIA
Foi realizado na primeira etapa da aula a pesagem do dicromato de potássio de 2,5 g na balança analítica, em seguida dissolveu-se em 35 mL de água no béquer de 250 mL, posteriormente foi adicionado 12,5 mL de ácido sulfúrico na mesma solução de dicromato de potássio. Transferindo-se 5mL da mesma para proveta de 10 mL, acrescentando gotas de álcool etílico ao tubo de ensaio da solução dicromato.
...