AS APLICAÇÕES DA TRIGONOMETRIA NA QUÍMICA
Por: augusto.ramos • 27/8/2018 • Seminário • 877 Palavras (4 Páginas) • 3.202 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
APLICAÇÕES DA TRIGONOMETRIA NA QUÍMICA
TUBARÃO
2018
APLICAÇÕES DA TRIGONOMETRIA NA QUÍMICA
Trabalho apresentado ao curso de Química Bacharelado, da Universidade do Sul de Santa Catarina, requisitado pela professora Sidenir Niehuns como parte integrante da matéria de Elementos da Trigonometria.
TUBARÃO
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................03
2 GEOMETRIA MOLECULAR..........................................................................04
2.1 GEOMETRIA LINEAR.................................................................................04
2.2 GEOMETRIA ÂNGULAR.............................................................................04
2.3 GEOMETRIA TRIGONAL PLANA...............................................................05
2.4 GEOMETRIA PIRAMIDAL...........................................................................06
2.5 GEOMETRIA TETRAÉDRICA.....................................................................07
3 TEORIA DA REPULSÃO DOS PARES ELETRÔNICOS DE VALÊNCIA.....07
4 CONCLUSÃO.................................................................................................08
REFERÊNCIAS.................................................................................................09
1 INTRODUÇÃO
A trigonometria, usada na matemática para descrever os triângulos pode ser encontrada também na química onde os químicos utilizam as funções trigonométricas para descrever com precisão os ângulos que são criados quando os átomos se ligam para formar as moléculas, podemos contextualizar como geometria molecular. Na química as substâncias interagem e funções da trigonometria como seno, cosseno e tangente são usadas para descrever seu dimensionamento. O presente trabalho tem como objetivo explicar a importância da trigonometria na química e como essa define as formas das moléculas a partir dos átomos que as compõe.
2 GEOMETRIA MOLECULAR
É o estudo da distribuição espacial dos átomos nas moléculas, podendo assumir varias formas dependendo dos átomos que as formem. O formato geométrico é considerado um parâmetro essencial para prever a polaridade de uma molécula, de acordo com as suas ligações iônicas ou covalentes e de seus constituintes, como a eletronegatividade e os elétrons de valência, as principais classificações são linear, angular, trigonal plana, piramidal e tetraédrica.
2.1 GEOMETRIA LINEAR
A geometria linear ocorre em todas as moléculas que possuem dois átomos, ou moléculas biatômicas. Ou em toda a molécula na qual existem, no máximo, duas nuvens eletrônicas na camada de valência do átomo central. O ângulo da geometria linear é de 180 graus. A molécula de gás carbônico (CO2) e a de ácido clorídrico (HCI) são exemplos de geometria linear.
Figura 1 – Molécula com geometria linear.
[pic 2]
Fonte: Google Imagens.
2.2 GEOMETRIA ÂNGULAR
A geometria angular é comum a moléculas nas quais o átomo central possui três ou quatro nuvens eletrônicas na sua camada de valência. Quando existem três nuvens, duas devem ser de ligações químicas e uma deve ser não ligante para formar um ângulo de 120 graus. No caso de quatro nuvens, duas precisam fazer as ligações químicas e duas não, para que seja possível formam um ângulo de aproximadamente 104,45 graus entre os átomos da molécula. Exemplos de geometria angular é a molécula de dióxido de enxofre (SO2) ou a molécula de água (H2O).
Figura 2 – Molécula com geometria angular.
[pic 3]
Fonte: Google Imagens.
2.3 GEOMETRIA TRIGONAL PLANA
A geometria trigonal plana pode ser observada em moléculas nas quais o átomo central possui três nuvens eletrônicas na sua camada de valência. As ligações químicas deste tipo de molécula formam um ângulo de 120 graus entre os átomos conectados ao átomo central. Quando duas nuvens eletrônicas forem de ligações químicas e a terceira nuvem for de elétrons não ligantes, a geometria da molécula é angular, também com um ângulo de 120 graus. A molécula de trióxido de enxofre (SO3) é um exemplo de geometria trigonal plana.
...