AS CLASSIFICAÇÃO DAS AUDITORIAS
Por: chavane • 26/6/2016 • Ensaio • 1.732 Palavras (7 Páginas) • 6.712 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
Índice
Introdução
CLASSIFICAÇÃO DAS AUDITORIAS
Classificação da auditoria quanto ao tipo
Classificação da Auditoria quanto a forma.
Quanto ao Tipo
Quanto ao Propósito ou Profundidade
Quanto ao objeto
Quanto ao Escopo e Orientação
Bibliografia
Introdução
A auditoria é uma actividade importante para bom funcionamento de qualquer instituiçao independetemente da sua área de actuação e tamanho. A escolha de uma auditoria depende do objectivo do cliente, e dessa forma estão em causa os tipos da mesma.
O presente trabalho tem como objectivo abordar sobre os diferentes tipos de Auditorias existentes, estudando de forma aprofundada, os seus objectivos e traços caracteristicos de cada um.
CLASSIFICAÇÃO DAS AUDITORIAS
Classificação da auditoria
Modernamente, pode-se classificar um processo de auditoria sob dois enfoques
distintos:
- quanto ao tipo;
- quanto à forma.
Classificação da auditoria quanto ao tipo
Um processo de auditoria, quanto aos tipos, pode ser classificado em duas categorias: auditoria contábil e auditoria operacional.
- Auditoria contábil.
Este tipo de auditoria é normalmente executado por um ou vários auditores independentes, autônomos ou constituídos sob a forma de firmas de auditoria, e busca basicamente evidências sobre a integridade e confiabilidade das informações contidas nos relatórios contábeis, isto é, procura certificar-se de que:
- As demonstrações contábeis representam adequadamente a posição patrimonial da entidade de suas' transações com terceiros;
- As operações da empresa são realizadas de acordo com políticas internils, legislação vigente e os Princípios Fundamentais da Contabilidade e/ ou critérios normalmente aceitos;
- Os ativos ou valores sob a administração da entidade estão razoavelmente salvaguardados contra fraudes, desvios ou extravios.
Embora a auditoria contábil esteja normalmente associada aos auditores independentes, cujo trabalho visa a formação de uma opinião sobre as demonstrações contábeis, e a conseqüente emissão de um parecer sobre elas, é também realizada por auditores internos e governamentais.
- Auditoria operacional.
Auditoria operacional édefinida como uma avaliação independente dos diversos controles e operações dentro de uma organização para determinar se as políticas e procedimentos aceitáveis são seguidos, as normas estabelecidas são adequadas, os recursos são usados eficiente e economicamente, e os objetivos da organização são alcançados em essência.
Dessa forma, uma auditoria operacional, além dos outros aspectos correlacionados com a auditoria contábil, tem sua visão voltada para o futuro e para as melhorias que possam ser implementadas, essencialmente no que concerne a economia, eficiência e eficácia na utilização de recursos da empresa.
O uso econômico de recursos corresponde à habilidade em atingir um nível predeterminado de saídas ou desempenho ao menor custo possível; ou seja, se a entidade atingiu ou excedeu o nível orçado de produção a um custo abaixo do previsto, ela estaria utilizando economicamente seus recursos. O uso eficiente de recursos corresponde à habilidade em alcançar um nível mais alto de produção ou performance através de uma alocação racional de custos; ou seja, a empresa tem capacidade para aumentar as saídas ou desempenho sem incorrer em custos adicionais. O uso eficaz de recursos refere-se ao dimensionamento que expressa a capacidade de consecução dos objetivos e metas estabelecidos pela entidade; ou seja, o que importa é o alcance dos resultados previstos pela gerência.
Classificação da Auditoria quanto a forma.
Quanto à forma, um processo de auditoria pode ser classificado de acordo
com:
A extensão do trabalho:
- auditoria geral
- auditoria parcial ou específica
- revisão limitada
A profundidade dos exames
- auditoria integral
- auditoria por amostragem
- revisão analítica
- auditoria analítica
A sua natureza
- auditoria permanente
- auditoria eventual ou especial
- auditoria de balanços com fins específicos
As fins a que se destinam
- acautelamento de interesses de acionistas e investidores
- apuração de erros e fraudes
- apuração do valor real do patrimônio líquido da entidade, etc.
As relações do auditor com a entidade
- auditoria interna
- auditoria independente
Convém acrescentar que a auditoria analítica, dentro dessas modalidades de classificação, encontra-se entre aquelas cuja forma está relacionada de acordo com a profundidade dos exames. Isto significa dizer que ela consiste numa verificação minuciosa realizada pelo auditor sobre a estrutura de controle interno estabelecido e mantido pelo cliente, assim como sobre o fluxo de transações realizadas num determinado período e com base no resultado dessa verificação, atribui-se o grau de confiança que os sistemas merecem, bem como se planejam outros procedimentos de auditoria.
As auditorias tambem podem ser classificados em quatro âmbitos: Quanto ao tipo, Propósito, Objecto e escopo.
Quanto ao Tipo
Conforme o quadro temos:
- Interna.
Auto-avaliação periódica, visando obter informações gerenciais para orientar e re-generar o SGA ou o desempenho ambiental.
- Externa.
É utilizada pela organização no caso de certificação do seu SGA (3ª parte) ou pa-ra auditoria de efetuada por uma parte interessada (2ª parte).
Quanto ao Propósito ou Profundidade
1 - Auditoria Ambiental.
- De levantamento e Caracterização.
São avaliações, inspeções e investigações ambientais das instalações industriais, equipamentos e atividades de controle da poluição, e na ocorrência de acidentes, contemplando um ou mais aspectos ambientais da organização.
...