AS REAÇÕES QUÍMICAS
Por: Manoella Marques • 31/5/2017 • Relatório de pesquisa • 1.594 Palavras (7 Páginas) • 432 Visualizações
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
1. Lixou-se um pedaço de fita de magnésio (aproximadamente 3cm) para que fosse retirada uma camada preta que o envolve. Esperou-se alguns segundos e verificou se houve modificação. Em um tubo de ensaio contendo um pouco de água destilada, adicionou-se 2 a gotas de solução de fenolftaleína a 0,1 % (m/v) e colocou o pedaço da fita lixada.
2. Colocou-se em um tubo de ensaio, um pouco de Ácido Clorídrico P.A e adicionou-se um pedaço de fita de magnésio lixada.
3. Lixou-se um pedaço de fita de magnésio (aproximadamente 4cm) para retirar a camada preta que envolvia. Segurou-a com uma pinça e aqueceu a chama do bico de Bunsen. Recolheu o produto desta reação em um tubo de ensaio contendo água destilada e gotas de solução de fenolftaleína a 0,1 % (m/v).
4. Na capela, molhou-se um bastão de vidro em HCl concentrado e aproximou cuidadosamente da boca de um frasco que continha solução concentrada de hidróxido de amônia (NH4OH) .
5. Colocou-se 20,00 ml de solução diluída de hidróxido de sódio e algumas gotas de solução de fenolftaleína a 0,1 % (m/v), em um frasco de Erlenmeyer; deixando passar, lentamente, uma corrente de gás carbônico. Observou-se.
6. Colocou-se uma pequena quantidade de dicromato de amônio em um tubo de ensaio seco. Aqueceu, com cuidado, a chama de um bico de gás.
7. Colocou-se, num tubo de ensaio, uma solução de nitrato de prata ate 1/3 do volume. Adicionaram-se dois pequenos pedaços de cobre metálico na solução. Deixou o tubo em repouso durante alguns minutos. Então, agitou o tubo e observaram-se os fragmentos.
8. A 1/4 do volume de um tubo de ensaio adicionou-se uma solução a 1% (m/v) de iodeto de potássio. Acrescentou o mesmo volume de solução a 1% (m/v) de acetato de chumbo. Observou-se.
9. A 1/4 do volume de um tubo de ensaio adicionou-se uma solução a 1% (m/v) de cloreto de sódio. Acrescentou o mesmo volume de solução a 1% (m/v) de nitrato de prata. Observou-se.
10. Em 1/4 de volume do tubo de ensaio, adicionou-se uma solução 1,00 mol/litro de acido clorídrico. Mergulhou nela um termômetro e mediu sua temperatura: tHCl = 30 ºC. Em outro tubo de ensaio, colocou quantidade semelhante de solução 1 M de hidróxido de sódio. Mediu sua temperatura. tNaOH = 30 ºC. Acrescentou o conteúdo de um tubo sobre o outro. Agitou e mediu a temperatura: tf =34 ºC
11. Colocou-se água em 1/3 do volume de um tubo de ensaio limpo. Anotou a temperatura t1 = 32 ºC. Adicionou a água cerca de 1,00 g de cloreto de amônio. Agitou e anotou a temperatura: t2 = 27 ºC
12. Em um tubo de ensaio adicionou-se o cobre metálico em solução concentrada de ácido nítrico. E observou-se.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
1-Foi observado que no primeiro experimento ocorreu dois tipos de reações: Primeiramente foi observado que ao lixar a fita de magnésio pode-se observar que sua aparência tinha como característica um brilho metálico, logo em seguida ocorreu modificação na fita, pois o magnésio em contato com o ar foi perdendo seu brilho através da formação do oxido de magnésio. Essa formação ocorre pela reação do magnésio com o oxigênio através de uma reação de síntese ou adição: 2Mg(s) + O2(g) → 2MgO(s), ocorrendo assim a primeira reação. A segunda reação ocorreu quando em um tubo de ensaio com água destilada e 3 gotas de fenolftaleína adicionou-se a fita de magnésio. Com a reação do Mg com a água a fita ficou rosa, resultando em uma solução de natureza básica, através de uma reação de deslocamento: Mg(s) + 2H2O(l) → Mg(OH)2(aq) + H2 ↑
2- No segundo experimento, em um tubo de ensaio foi adicionado uma solução de ácido clorídrico e um pedaço da fita de magnésio, rapidamente pode-se observar que a fita de magnésio começou a se desfazer por causa da concentração do ácido. Ocorreu também a formação de gás oxigênio liberando bolhas e a formação de cloreto de magnésio (reação de oxirredução). Nesse experimento ocorreu a reação de simples troca: 2HCl(l) + Mg(s) → MgCl2 + H2 (g)
3-Foi observado no terceiro experimento dois tipos de reações: Na primeira, com o auxilio de uma pinça levou se um pedaço da fita de magnésio lixada á chama. Pode-se se observar que rapidamente a fita de magnésio entrou em combustão, produzindo uma forte luz através da chama branca, ao final restando uma cinza residual. Nesse procedimento ocorreu a reação do Mg que é extremamente reativo com o oxigênio produzindo o óxido de magnésio, gerando assim uma reação de síntese ou adição: 2Mg + O2 → 2MgO. A segunda reação ocorreu ao adicionar em um tubo de ensaio com água destilada e fenolftaleína a fita de magnésio já em cinzas. A cinza residual forma uma base (óxido básico), pois é formada do oxido de magnésio que é um metal alcalino terroso, o fazendo ser reativo com a água. Ao final da reação forma-se o hidróxido de magnésio, tornando a solução de cor rosa. Isso tudo ocorreu através de uma ração de deslocamento: Mg + 2H2O → MgOH2 + H2.
4-O quarto experimento se deu com o corte do sódio, que encontrava-se mergulhado na querosene, em pedaços menores com o auxilio de uma espátula. Observou-se o sódio reagindo lentamente e a aparência da superfície recém cortada tendo um aspecto brilhante, com pouco tempo esse brilho se perdeu, ficando escuro, isso se explica devido o contato que este teve com o oxigênio do ambiente. Ocorrendo assim a seguinte reação de síntese: Na + O2 → 2NaO.
5-O quinto experimento foi realizado ao adicionar em um vidro de relógio com água destilada e fenolftaleína um pequeno pedaço de sódio metálico, então pode-se observar a grande movimentação desse sódio, havendo liberação de energia em forma de calor (reação exotérmica),
...