AULA DE TÉCNICAS DE LABORATÓRIO USO DE BALANÇA E PROCEDIMENTO DE PESAGEM
Por: Alessandrame • 23/7/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 1.305 Palavras (6 Páginas) • 447 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
ANÁLISE QUÍMICA QUANTITATIVA
MARQUES, A. E.
RESUMO BIBLIOGRÁFICO
AULA DE TÉCNICAS DE LABORATÓRIO
USO DE BALANÇA E PROCEDIMENTO DE PESAGEM
BELÉM – PA
2021
1. Introdução
A pesagem de materiais é um dos passos iniciais para todo experimento em laboratórios que irá utilizar reagentes químicos. Para o sucesso na obtenção dos resultados, a escolha do tipo de balança e o seu uso correto poderá ser determinante.
2. Revisão bibliográfica
Segundo Skoog et al. (2007), dois tipos gerais de balanças: a analítica e as de laboratório. De uma forma geral, elas funcionam com medidas com mais ou menos precisão nas pesagens, o que está intimamente ligado com a função na qual ela irá ser destinada.
A capacidade máxima de uma balança analítica pode variar de 1 g até alguns quilogramas, com uma precisão de pelo menos 1 parte em 105 em sua capacidade máxima. Em casos de pesagens de materiais químicos em escala laboratorial, normalmente é utilizado esse tipo de balança, pois possui um maior número de casas decimais a serem medidas e, consequentemente, maior precisão (o que se faz necessário nos experimentos químicos, como na elaboração de soluções).
Ainda nesse tipo de balança existem variações de modelos que podem ser escolhidas entre si para um trabalho específico. As mais comuns são as macrobalanças, com capacidade máxima que varia entre 160 e 200 g e desvio-padrão de 0,1 mg; as balanças semi-microanalíticas, com uma carga máxima de 10 a 30 g, com precisão de 0,01 mg e a balança microanalítica, que tem capacidade de 1 a 3 g e uma precisão de 0,001 mg (SKOOG, et al., 2007). É observado que quanto mais precisa é a pesagem da balança, menor é a faixa da sua capacidade máxima. Além disso,
Admite-se que a balança tenha origem no Antigo Egito. Durante cerca de 40 séculos, a balança teve como característica a utilização de um sistema contrapesos em um equipamento que se conhece como libra, que nada mais é do que uma balança mecânica. Em um sistema com uma barra vertical, como ponto central, uma barra horizontal fixa nesse ponto e dois pratos, sendo um com peso fixo conhecido e outro para o que se desejava medir, como observado na figura 01 (AFONSO E SILVA, 2004). Observa-se que a pesagem vem de um modelo de comparação do que se desejava medir, em relação a materiais, tidos como base de pesos pré-estabelecidos.
Figura 01. Sistema de pesagem no Antigo Egito (1500 a.C.), com utilização na metalúrgica do ouro (AFONSO E SILVA, 2004).
Contudo, com a evolução da ciência observacional e experimental de processos químicos, a necessidade por balanças voltadas para esse tipo de precisão requerida, foi a força motriz para evolução das balanças, as quais cientistas como Georgius Agricola (1494-1555), em sua obra principal, De Re Metallica (1556), Johann Baptist van Helmont (1577-1644) e Joachim Jungius (1587-1657) que expressaram a necessidade do emprego da balança nas pesquisas científicas (AFONSO E SILVA, 2004).
Atualmente, considerando a importância da pesagem, principalmente nos procedimentos analíticos, foi proposta uma lei sobre pesagem, a Portaria 236/94, a qual estabelece que balança com finalidade comercial precisa necessariamente ser submetida ao processo de aprovação de modelo pelo INMETRO e somente àquela aprovada está apta à venda e uso no País, desenvolvida também com o intuito de proteger o consumidor contra produtos que não estão de acordo com as exigências técnicas e legais obrigatórias.
Todo procedimento analítico em laboratório deve seguir um conjunto de etapas, como mostra a fluxograma 01, que traça um delineamento experimental das etapas básicas de desenvolvimento, validação e controle na rotina de um procedimento de análise química (BRASIL, 2011).
Nesse caso, a otimização interna do procedimento analítico inclui as calibrações dos instrumentos de medições e a verificação (qualificação) da adequação dos instrumentos de medições, que nesses está incluso o uso da balança. Segundo a ordem proposta, o uso da balança é primordial, visto que é utilizado no desenvolvimento da análise experimental, e possibilita, ou restringe, uma real validação do procedimento e, consequentemente, da produção de dados confiáveis.
Fluxograma 01: delineamento experimental das etapas básicas de desenvolvimento, validação e controle na rotina de um procedimento de análise química (BRASIL, 2011).
Afonso e Silva (2004), discorrem sobre os sistemas de pesagem mais comuns, entre eles estão a balança analítica mecânica de um prato e a balança analítica eletrônica. O primeiro (figura 03) tem um sistema de pesagem feita por substituição, chamada método de Borda, nele os pesos, suspensos sobre um eixo preso ao suporte do outro prato, são manipulados por um botão. Quando a balança está em repouso, todos os pesos estão
...