As Consequências da Galvanoplastia para o Meio Ambiente
Por: C4milly • 17/6/2018 • Projeto de pesquisa • 1.945 Palavras (8 Páginas) • 794 Visualizações
ESCOLA TÉCNICA DE FERRAZ DE VASCONCELOS
Segundo Ano A do Ensino Médio
INDÚSTRIA GALVANOPLASTIA: Banho Zamac; Banho Níquel; Banho de Cromo; Banho- Cobreamento, latão e zincagem.
Ferraz de Vasconcelos
2018
ESCOLA TÉCNICA DE FERRAZ DE VASCONCELOS
Segundo Ano A do Ensino Médio
INDÚSTRIA GALVANOPLASTIA: Banho Zamac; Banho Níquel; Banho de Cromo; Banho- Cobreamento, latão e zincagem.
Pesquisa realizada à disciplina de química sobre Galvanoplastia; pelos alunos do 2˚ ano A da Etec de Ferraz de Vasconcelos Camilly Sabrina Santos, Cristhian Alan Santos de Castilho, Giovanna Soares da Cruz, Jonathan Kevin Mendes Ramirez, Vinicius Kevin Coutinho Rodrigues e William Henrique Mendes da Silva. Orientado pelo professor César Tatari.
Ferraz de Vasconcelos
2018
AGRADECIMENTOS
Agradecemos, primeiramente, à Deus, que nos deu forças e sabedoria para poder realizar este trabalho.
Aos nossos pais e familiares pelo incentivo durante todo o processo, tanto na pesquisa, quanto na vida escolar.
Ao professor César Tatari que com esforço e dedicação nos auxilia e contribui significativamente em nossa caminhada de aprendizagem.
Por fim, agradecemos por todas as pessoas que participaram desta pesquisa, direta ou indiretamente; principalmente a gestão da Etec de Ferraz de Vasconcelos.
RESUMO
Galvanoplastia é uma técnica industrial que utiliza a eletrólise em meio aquoso para cobrir uma determinada peça metálica com outro metal. O material sujeito a esse processo obtém diversas vantagens, como: aumento da condutividade elétrica da peça, melhoramento estético; ela adquire resistência a corrosão, proteção contra oxidação, entre outros. Pode ser utilizada em diversos ramos da economia, como na indústria automobilística, na construção civil, na indústria de utensílios domésticos, na recuperação de objetos decorativos, entre outros ramos.
Os tipos desse processo estão associados ao metal que foi utilizado para recobrir a peça, podendo ser por cromagem, prateação, douração, niquelagem, zincagem, estanhagem ou cadmeação.
Infelizmente, esse processo pode ser extremamente danoso ao meio ambiente e à saúde do homem. Isso ocorre porque a solução final do processo sempre apresentará uma quantidade de cátions que pertenciam aos metais utilizados.
Se essa solução não passar por um tratamento e for lançada em rios, lagos ou oceanos, se acumulará nas espécies vivas, desencadeando diversas enfermidades, como alterações nos órgãos e perda ou diminuição da capacidade de locomoção.
SUMÁRIO
AGRADECIMENTOS.................................................................................................3
RESUMO.......................................................................................................................4
1. INTRODUÇAO.........................................................................................................6
2. DESENVOLVIMENTO...........................................................................................6
2.1 BANHO ZAMAC..................................................................................................6,7
2.2 BANHO DE NÍQUEL..........................................................................................7,8
2.3 BANHO DE CROMO.............................................................................................8
2.4 COBREAMENTO, ZINCAGEM E LATÃO....................................................8,9
3. CONCLUSÃO..........................................................................................................10
REFERÊNCIAS...........................................................................................................11
4. ANEXOS...................................................................................................................12
1. INTRODUÇÃO
A galvanoplastia é um processo químico de deposição de uma fina camada de um metal sobre uma superfície, podendo ser metálica ou não. A finalidade deste processo é deixar as peças esteticamente mais ‘’bonitas’’, e também protegê-las contra a corrosão, aumentar sua durabilidade, melhorar as propriedades superficiais e características de resistência, espessura, condutividade e capacidade de estampar. Ela é empregada em vários ramos da atividade econômica: na indústria automobilística, na indústria de bijuterias, na construção civil, na indústria de utensílios domésticos, na informática, na indústria de telefonia e na recuperação de objetos decorativos. Para ganhar uma camada externa metálica, as peças são sujeitas a um ou mais banhos, que podem ser de cromo, níquel, ouro, prata, cobre, zinco ou estanho.
O processo é realizado em três etapas: pré-tratamento, tratamento e pós-tratamento das peças. O pré-tratamento constitui-se na preparação da superfície da peça para que tenha aderência, facilitando também a uniformidade e a aparência do metal que será depositado. Pode-se fazer o pré-tratamento por escovação, lixamento, polimento, decapagem e jateamento para remoção de rebarbas, sulcos, tintas, graxas e ferrugem. Na etapa de tratamento a peça é submetida a um ou mais banhos de metais para que contraia uma fina camada metálica. Nessa etapa, a peça é ligada ao polo negativo de uma fonte de corrente contínua tornando-se cátodo, no qual ocorre a deposição do metal. Para a cromação, por exemplo, a peça passa por um banho de cobre, outro de níquel e ao final recebe uma camada de cromo. O pós-tratamento consiste no processo de lavagem com água fria ou quente, secagem em centrífuga, estufa ou jatos de ar, banho de óleo para embalagem, proteção e pintura ou envernizamento.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 BANHO ZAMAC
O Zamac é uma liga com quatros metais em sua composição: alumínio, cobre, magnésio e zinco.
As características principais de cada um destes elementos são: o zinco é um metal relativamente denso, que apresenta excelente durabilidade; as peças fundidas em ligas de zinco, possuem ótima qualidade e baixo custo de produção. O alumínio é o elemento mais eficiente para acrescentar-se ao zinco, para aumentar a fluidez. O magnésio é utilizado em baixas concentrações, cujo objetivo principal é compensar os efeitos das impurezas metálicas e reduzir a corrosão intergranular. E o cobre aumenta a resistência mecânica, dureza e resistência a fluência.
...