As Reações Químicas
Por: Ingrid Fernandes • 6/11/2018 • Relatório de pesquisa • 3.745 Palavras (15 Páginas) • 182 Visualizações
INTRODUÇÃO
Na natureza a matéria encontra-se em constante transformação causada por diversos fatores. Essas transformações podem ser classificadas em físicas ou químicas. As transformações físicas não alteram em nada a identidade da substância ou matéria, as mudanças de estados são exemplos desse tipo de transformação. O gelo, por exemplo, ainda é água, só que no estado sólido. O ferro fundido, apesar de estar líquido não deixou de ser ferro.
As transformações químicas, por outro lado, são fundamentais, pois nesse tipo de transformação substancias são destruídas e novas são formadas. Um exemplo desse tipo de reação é a exposição prolongada de uma barra de ferro ao ar livre e à chuva. O resultado disso será uma nova substância, a ferrugem, obtida pela combinação química do ferro com o oxigênio e com a água da atmosfera.
As transformações químicas são chamadas de reações químicas. Para haver uma reação química, as moléculas dos compostos tem que ter afinidade e manter contato, reagindo. Para reagirem, as moléculas precisam colidir efetivamente o que faz com a reação ocorra, pois quebra as ligações antigas e forma novas ligações químicas. Essa colisão é bem orientada com muita energia; bem orientada porque as moléculas se encaixam bem após a colisão; com muita energia porque é preciso bastante energia para quebrar as ligações antigas e formar ligações novas.
A ocorrência de uma reação química pode ser indicada por um conjunto de fatores, estes são considerados evidências de uma reação, são elas:
- Formação de um gás a partir de líquidos ou sólidos.
- Formação de um sólido a partir de líquidos e/ou de gases.
- Mudança de cor.
- Aparecimento de um cheiro característico.
- Variação de temperatura (aumento ou diminuição).
- Aparecimento de uma chama.
- Formação de precipitado e etc.
As reações também podem ser classificadas de acordo com diferentes critérios, são eles:
- Quanto à relação entre o número de reagentes e o número de produtos:
- Reação de síntese, composição ou adição:
Neste tipo de reação um único composto é obtido a partir de dois compostos.
A + B → C
- Reação de análise ou decomposição:
Ocorre quando uma única substância reagente origina duas ou mais substâncias como produto.
A → B + C
Estas ainda podem ser classificadas em função do agente que provoca a decomposição das reações:
- Eletrólise: provocada pela corrente elétrica;
- Pirólise: provocada pelo calor;
- Hidrolise: provocada pela água; e
- Fotólise: provocada pela luz.
- Reação de deslocamento ou simples troca:
São reações em que um elemento químico de uma substância simples substitui outro elemento de um composto, libertando-o, como substância simples (ocorrem quando o elemento que substitui outro, da substância simples, é mais reativo).
A + XY → AY + X
- Reações de dupla troca ou duplo deslocamento:
Esta reação ocorre quando duas substâncias compostas trocam entre si partes de suas estruturas, formando duas novas substâncias compostas. Este tipo de reação tem características próprias, que são: formação de precipitado, formação de uma substância volátil, formação de uma substância mais fraca.
AB + XY → AY + XB
- Quanto à velocidade da reação:
A cinética química é responsável por medir a rapidez dos fenômenos que ocorrem na química. São vários os fatores determinantes da velocidade de uma reação química, dentre eles destacam-se a temperatura, concentração, catalisador e superfície (área de contato).
- Reações rápidas: são aquelas que ocorrem de maneira bastante rápida, em segundos ou em alguns casos em poucos minutos, quanto mais rapidamente às moléculas se chocam, mais rapidamente elas reagem.
- Reações lentas: são aquelas que ocorrem de forma mais demorada, por fatores de determinantes da baixa velocidade da reação (a barreira que desacelera o processo é a energia de ativação).
- Quanto ao estado físico dos reagentes e produtos:
- Reações homogêneas: Aquele onde o reagente e produtos estão no mesmo estado físico.
- Reações heterogêneas: Aquelas onde pelo menos um dos reagentes ou um dos produtos está em estado físico diferente dos demais.
- Quanto à perda ou ganho de elétrons:
- Oxidação: É a perda de elétrons por uma espécie química.
- Redução: É o ganho de elétrons por uma espécie química.
- Quanto ao calor envolvido:
- Reações endotérmicas: São reações que ocorrem absorvendo calor, ou seja, o recipiente onde a reação ocorrer ficará frio.
- Reações exotérmicas: São reações que ocorrem liberando calor. Experimentalmente, o recipiente onde a reação ocorrer ficará quente.
- Quanto à reversibilidade:
- Reações reversíveis: São reações ou processos em que reagentes e produtos são consumidos e produzidos ao mesmo tempo. Os reagentes e produtos destas reações são separados por uma dupla seta.
- Reações irreversíveis: São reações que ocorrem em um único sentido. A reação que ocorre da esquerda para direita chama-se reação direta. A reação que ocorre da direita para a esquerda chama-se reação inversa.
OBJETIVOS
Objetivo Geral: Verificar a ocorrência de reações químicas através de evidências de reações como: coloração, alteração da temperatura, formação de precipitado, alteração de cheiro, liberação de gás, etc. Discutir os resultados obtidos, a partir comportamento das reações e evidências de reações observadas.
...