As Reações Químicas
Por: Guilherme Rocha • 28/6/2015 • Artigo • 616 Palavras (3 Páginas) • 191 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES
CENTRO DE CIÊNCIA EXATAS
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
BARBARA GUIMARÃES QUEIROZ
GUILHERME ROCHA ALVES
TAINARA RAMOS NEVES
PRÁTICA 3:
IDENTIFICAÇÃO DE ÍONS Ca2+ e CO32-
PROFESSOR: CARLOS VITAL PAIXÃO DE MELO
VITÓRIA - ES
30 DE MARÇO DE 2015
Reações Químicas
A reação que dá formação ao CO2 a partir do calcário (CaCO3) com o ácido clorídrico (HCl), está apresentada a seguir :
CaCO3 + 2HCl → CaCl2 + CO2 + 2H2O
A reação que dá formação ao precipitado a partir do CO2 com o hidróxido de bário, está apresentada a seguir:
CO2 + Ba(OH)2 → BaCO3 + H2O
Propriedades físico-químicas
Dióxido de carbono
O dióxido de carbono é um composto de fórmula química CO2 formado por dois átomos de oxigênio ligados covalentemente a um único átomo de carbono. Encontra-se no estado gasoso a temperaturas e pressões médias da superfície da Terra e constitui 0,038% da sua atmosfera, sendo por isso considerado um gás residual.
A temperaturas e pressões médias a densidade do dióxido de carbono é de cerca de 1,98 kg/m3, cerca de 1,5 vezes a do ar. A molécula de CO2 (O=C=O) possui duas ligações de tipo duplo e uma forma linear. Não tem dipolos elétricos e o fato de ser completamente oxidada torna-a moderadamente reativa e não inflamável (muito embora possa apoiar a combustão de metais como o magnésio).
O dióxido de carbono não possui um estado líquido a pressões abaixo de 5,1 atmosferas. À pressão média do nível do mar este gás deposita-se diretamente para o estado sólido a temperaturas abaixo de -78ºC e sublima-se diretamente para o estado gasoso acima desta temperatura. No seu estado sólido é habitualmente conhecido como gelo seco.
Carbonato de Bário
O Carbonato de Bário é um elemento químico de massa molar 197,34 g/mol, densidade 4,29 g/cm3 a 20 ºC (sólido), possui ponto de fusão a 811 ºC e ponto de ebulição a 1.360 ºC. Esse elemento não possui reatividade química com a água e nem com materiais comuns. Sua solubilidade na água é de 0,025 g/100mL de água a 20 ºC.
Ele reage com muitos ácidos formando sais solúveis de bário, por exemplo, com o ácido clorídrico, o cloreto de bário. Apesar de reagir bem com o ácido clorídrico ou o ácido nítrico, não reage tão bem com ácido sulfúrico, que é o único ácido que não faz reação com o carbonato de bário devido ao sulfato de bário ser insolúvel em água.
Toxicologia
Dióxido de carbono:
Em concentrações baixas não possui qualquer odor e em concentrações mais elevadas, ganha um odor pungente e ácido. Nestas situações pode tornar-se irritante e mesmo asfixiante. Quando é inalado em concentrações muito superiores às dos níveis da atmosfera pode criar um sabor acre na boca e também uma sensação de picadas no nariz e na garganta em resultado da dissolução do gás nas membranas mucosas e na saliva, o que origina a uma solução fraca de ácido carbônico. É também o mais vulgar gás com efeito de estufa (GEE), sendo por essa razão, usado como medida padrão do potencial de aquecimento global de todos os outros gases.
...