Atividade Reflexiva
Por: EdsonSRV • 23/10/2020 • Dissertação • 792 Palavras (4 Páginas) • 239 Visualizações
Nome: Edson Alberto da Silva
RGM: 18642845
Tutor: Carlos Adriano Martins
Disciplina : Prática de Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental I
Atividade Reflexiva Unidade III - O Ensino de Ciências por meio da Atividade Prática e de Campo.
Sabemos que o conteúdo de Ciências a ser transmitido ao aluno pode ser maçante e até mesmo desinteressante, assim como outros conteúdos, se o mesmo não for compartilhado de forma a despertar o interesse e a “curiosidade” pelo “saber mais” no aluno. Ensinar Ciências não é algo fácil, porém, pode ser um desafio interessante não somente para o docente, mas também para a escola, uma vez que, realizado com determinação e amor ao ensino, a escola terá um papel determinante, pois, muitas ideias geradas no professor dependerão do apoio e participação inicialmente da escola.
Ao decidir se dedicar em aprofundar seus conhecimentos para mudar essa forma “engessada” que muitas vezes presenciamos no ensino de Ciências nas escolas, o professor se depara com obstáculos que vão além da disponibilidade dos alunos em se interessar no ensino. Muitas dificuldades são encontradas no próprio meio profissional em que o professor está inserido pois, para seus colegas, tal atitude pode não ser aceita e até mesmo o (a) diretor (a) da escola poderá ser seu primeiro obstáculo a ser vencido.
Ensinar Ciências como realmente ela deve ser ensinada requer dedicação, vontade, determinação e interesse em aprofundar seus conhecimentos por parte do professor e disponibilidade de recursos por parte da escola, sendo eles, financeiros, cognitivos, pedagógicos, entre outros.
Diante dos obstáculos acima vencidos, o professor tem em suas mãos, condições de iniciar um ensino diferenciado aos seus alunos para tal, ele precisa se programar, planejar, discutir, envolver e executar o que foi planejado.
A disponibilidade de recursos financeiros pode de início ser um obstáculo a ser vencido, mas, jamais será determinante para a não realização de atividades práticas e de campo no ensino de Ciências. A buscar por meios simples e de fácil realização será uma forma criativa que o professor encontrará para colocar em prática o que foi planejado e isso será um dos critérios para a escolha da atividade. A segurança de todos deverá ser prioridade e nada, absolutamente nada poderá ser conduzido se não há absoluta certeza de que todos os procedimentos de segurança serão seguidos à risca.
Para a atividade prática, o professor tem a sua disposição para consulta vária experimentos simples, porém não menos interessante para propor em classe. A ideia é buscar a maior semelhança possível entre os experimentos e a realidade dos alunos, buscando conciliar com o cotidiano vivido por eles. Observar a filtração realizada na tarefa de “fazer um cafezinho” poderá enriquecer o conhecimento adquirido pelo aluno ao ponto de que o mesmo poderá vir a lembrar de tal experimento quando ele estiver cursando uma graduação e relembrar sobre esse conteúdo em uma de suas disciplinas. Com certeza ele terá uma maior clareza no momento em que estiver revendo aquele conteúdo.
A
...