Atomo moderno e teoria atômica
Tese: Atomo moderno e teoria atômica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: selma1587 • 16/3/2014 • Tese • 567 Palavras (3 Páginas) • 444 Visualizações
1) Descreva o átomo moderno e qual a teoria atômica ele está fundamentado.
é a apresentação das suas propriedades ou características principais em relação às anteriores concepções ou teorias atômicas
2) Em química estuda-se a região da eletrosfera do átomo. Portanto o que vem a ser:
a. Orbitais?
Correspondem aos estados individuais que podem ser ocupados por um elétron em um átomo. Cada orbital no átomo acomoda no máximo dois elétrons e, quando dois elétrons ocupam o mesmo orbital, são ditos emparelhados.
b. Spin eletrônico?
É uma propriedade possuída pelos elétrons. Quando há dois elétrons no mesmo orbital, seus spins estão em direções opostas, havendo um compensação de forças magnéticas.
c. Paramagnetismo/magnetismo?
são materiais que possuem elétrons desemparelhados e que quando na presença de um campo magnético os mesmos se alinham, fazendo surgir dessa forma um ímã que tem a capacidade de provocar um leve aumento na intensidade do valor do campo magnético em um ponto qualquer. Esses materiais são fracamente atraídos pelos ímãs. Ex: o alumínio, o magnésio, o sulfato de cobre, etc.
3) Como são representados os orbitais e os elétrons nos orbitais?
Cada orbital acomoda no máximo dois elétrons e, quando os elétrons ocupam um mesmo orbital, são ditos emparelhados e devem possuir sentidos de rotação (spins) contrários.
4) De que forma são agrupados os orbitais em um átomo no seu estado fundamental?
Em átomos no seu estado fundamental quatro tipos de subcamadas são ocupadas pro elétrons, designadas por s, p, d e f, que consistem em 1, 3, 5 e 7 orbitais, respectivamente.
5) Em um átomo no seu estado fundamental quantos tipos de subcamadas podemos ter e quantos elétrons cabe no máximo em cada camada?
Em átomos no seu estado fundamental podem existir quatro tipos de subcamadas, designadas pelas letras s , p , d , f , que consistem em 1, 3, 5 e 7 orbitais, respectivamente.
sete camadas eletrônicas, e suas subcamadas.
No estado fundamental ou estado de menor energia do átomo os elétrons se distribuem na região extranuclear (em orbitais ao redor do núcleo), de modo a completar as subcamadas de energia, em ordem crescente de energia, ou seja, a ocupação dos orbitais não ocorre ao acaso, mas sim conforme a ordem crescente de energia correspondente a cada subnível, a partir de 1s, com o número máximo de elétrons permitido em cada um deles.
6) O que vem a ser o que chamamos de camadas? Como podem ser representadas?
É um agrupamento de subcamadas forma uma camada ou nível de energia . Representação das camadas:
As camadas são numeradas a partir do núcleo (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7...) e podem ser representadas pelas letras K, L, M, N, O, P,
...