COMBATE A INCÊNDIO EM LABORATÓRIO QUÍMICO DE MANIPULAÇÃO ALOPÁTICOS
Por: denisson12345 • 15/5/2016 • Trabalho acadêmico • 8.542 Palavras (35 Páginas) • 440 Visualizações
ESCOLA DE ENFERMAGEM SANTA JULIANA
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
ADRIANA MARIA DE SOUSA OMENA
LUCIVANIA MARIA M. BARBOSA
COMBATE A INCÊNDIO EM LABORATÓRIO QUÍMICO DE MANIPULAÇÃO ALOPÁTICOS
MACEIÓ-AL
2014
ADRIANA MARIA DE SOUSA OMENA
LUCIVANIA MARIA M. BARBOSA
COMBATE A INCÊNDIO EM LABORATÓRIO QUÍMICO DE MANIPULAÇÃO ALOPÁTICOS
PCC apresentado por Lucivania Maria M. Barbosa e Adriana Maria de S. Omena como requesito para obtenção de nota para conclusão do Curso: Técnico em Segurança do Trabalho da Escola de Enfermagem Santa Juliana. sob a orientação do professor Lopes.
MACEIÓ-AL
2014
COMBATE A INCÊNDIO EM LABORATÓRIO QUÍMICO DE MANIPULAÇÃO ALOPÁTICOS
ADRIANA MARIA DE SOUSA OMENA
LUCIVANIA MARIA M. BARBOSA
Aprovada em ____/____/_____.
BANCA EXAMINADORA
_________________________________________________
Nome Completo (orientador)
Titulação-Instituição
__________________________________________________
Nome Completo
Titulação-Instituição
__________________________________________________
Nome Completo
Titulação-Instituição
CONCEITO FINAL: _____________________
AGRADECIMENTOS
A Deus, que sempre presente, sem o qual nada teria feito.
Aos amigos, que sempre incentivaram meus sonhos e estiveram sempre ao meu lado.
Aos meus colegas de classe e demais formandos pela amizade e companheirismo que recebi.
Ao Prof.° Antônio Lima, que me acompanhou, transmitindo-me tranqüilidade.
RESUMO
Uns dos problemas constatados quando se fala em segurança do trabalho e, principalmente, no combate a incêndio em laboratórios químicos de manipulação são as formas de como são sanados eventuais acidentes. Ao realizarmos este trabalho sobre a prevenção contra incêndios no laboratório, pretendemos aprofundar um pouco mais os conhecimentos dos riscos que podem surgir no laboratório e como atuar eficazmente sobre essa possível ocorrência com os meios disponíveis ao nosso alcance. Nos laboratórios químicos onde são locais insalubres, pois os procedimentos pelos quais os profissionais manuseiam os produtos químicos podem causar vários acidentes: como incêndios e, principalmente em pequenas e grandes empresas onde a atenção é de suma importância e as ações desenvolvidas têm que serem submetidas a uma avaliação de risco. Este trabalho tem como objetivo expor as medidas de combate a incêndio causado pelas práticas inadequadas no uso de substâncias. Além disto, também tem o intuito de aprofundar os conhecimentos sobre incêndios em tais locais supracitados. Aborda-se também a origem, tipos e meios de extinção do fogo. Esperamos que este trabalho possa contribuir como uma mais-valia sobre o que é o fogo e a sua prevenção como os procedimentos de contenção de acordo com as atividades corriqueiramente realizadas em tais locais.
Palavras chaves: Combate a incêndio, prevenção contra riscos, produtos químicos, extinção de fogo e contenção.
ABSTRATCT
Some of the problems encountered when it comes to workplace safety and especially in firefighting in chemical laboratories handling are the ways on how they are solved accidents. In performing this work on fire prevention in the laboratory, we intend to delve a little more knowledge of the risks that may arise in the laboratory and how to act effectively on this potential occurrence with the available means at our disposal. In laboratories where chemicals are unhealthy places as the procedures by which the professionals handle the chemicals can cause multiple accidents: such as fires, and especially in small and large companies where attention is paramount and actions taken must be submitted to a risk assessment. This paper aims to set out how firefighting caused by improper practices in substance use. Moreover, also aims to deepen the knowledge about fires in such places above. Also we discuss the origin, types and extinguishing the fire. We hope that this work can contribute as an asset on what is fire and its prevention and containment procedures in accordance with the activities routinely performed in such places.
Key words: Firefighting, risk prevention, chemicals, fire suppression and containment.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 06
1. ASPECTOS GERAIS NO LABORATÓRIO DE MANIPULAÇÃO 07
1.1 – Alopatia, etmologia, história e métodos atuais 08
1.2 – Classificação de produtos químicos segundo a perigosidade. 11
1.3 – Tetraedro do fogo 12
1.4 – Riscos de explosão e causas de inflamação 13
1.5 – Explosão e limites de explosividade 14
1.6 – Substâncias perigosas 15
1.7 – Causas de inflamação 17
2. PREVENÇÃO E PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS 18
2.1 – Evacuação 19
2.2 – Agentes extintores 20
2.3 – Listas de Verificação 23
2.4 – Plano de emergência 24
2.5 – Regras básica no laboratório de manipulação 26
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 28
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 29
INTRODUÇÃO
A filosofia preventiva, mais do que a mera observância de um conjunto de regras técnicas, e eventualmente previstas na lei visa a obtenção de níveis elevados de segurança. Saúde e bem-estar. A Prevenção integrada de concepção tem por objetivo a consideração de diversos aspectos de Segurança, de Higiene e de Condições de Trabalho, desde a fase inicial da concepção do laboratório, do novo equipamento, da nova organização de trabalho, do novo processo, por oposição à prevenção corretiva que visa a redução ou eliminação do risco detectado só na fase de laboração (eventualmente após já ter provocado danos, acidentes, ou doença profissional). Assim, para atingir tais objetivos, o projetista poderá recorrer também a normas de orientação técnica, nacionais ou internacionais, a códigos de boa prática, a valores limites de exposição, e ainda a guias de fabricantes de equipamentos e produtos.
...