Características Contemporâneas Em: Auto Da Compadecida
Por: Manoel Fernando das Chagas Neto • 23/10/2023 • Artigo • 296 Palavras (2 Páginas) • 67 Visualizações
CARACTERÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS EM: AUTO DA COMPADECIDA
SLIDE 1
União de elementos da arte erudita e popular.
A obra é conhecida por unir elementos da arte erudita e popular. A obra faz parte do Movimento Armorial, que foi idealizado pelo próprio Suassuna e buscava justamente essa união entre a cultura erudita (cultura acadêmica) e a cultura popular do Nordeste do Brasil.
Podemos identificar essa fusão de elementos eruditos, como as referências a autores clássicos da literatura e da filosofia, com elementos populares, como a linguagem e os personagens típicos do sertão nordestino.
SLIDE 2
Aborda temas cotidianos e regionalistas
A obra aborda temas cotidianos e regionalistas de maneira proeminente, ambientada no sertão nordestino do Brasil e retrata a vida, as tradições, a religiosidade e os conflitos cotidianos das pessoas que vivem nesta região. Ela capta elementos da cultura popular nordestina de maneira autêntica e coloca em destaque os aspectos da vida rural e sertaneja.
Além disso, a peça aborda questões sociais e políticas relevantes para a região, muitas vezes de forma satírica, tornando-a uma representante clássica do regionalismo na literatura brasileira.
SLIDE 3
Intertextualidade e metalinguagem
Possui elementos de intertextualidade e metalinguagem. A intertextualidade é a referência a outras obras literárias, culturais ou artísticas dentro de um texto, enquanto a metalinguagem é quando uma obra faz autorreferência ou se auto refere, muitas vezes de maneira irônica ou reflexiva.
Em "Auto da Compadecida", há várias referências a textos e tradições culturais, incluindo referências a figuras bíblicas, a literatura clássica e a cultura popular nordestina. Além disso, a peça inclui elementos metalinguísticos, como o próprio título da obra "auto", que faz referência aos autos religiosos e medievais, e a presença do personagem Palhaço, que age como uma espécie de narrador ou comentarista da história, quebra a quarta parede e interage com o público, criando um nível de metalinguagem.
...