Como Obter Substâncias a Partir de Outras por Meio de Uma Separação Química e Aprender Técnicas de Separação
Por: prribeiro • 30/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.208 Palavras (5 Páginas) • 226 Visualizações
1.OBJETIVO
Obter substâncias a partir de outras por meio de uma separação química e aprender técnicas de separação.
2. RESUMO
Reação Química é um fenômeno onde os átomos permanecem intactos. De acordo com Lavoisier, numa reação química, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos. O sulfato ferroso( FeSO4) é um sal inorgânico catalisador em reações para graduação de contaminantes orgânicos. O experimento descrito no presente relatório, comprava que é razoavelmente fácil a obtenção do sulfato ferroso, por meio da reação de ferro e solução de ácido sulfúrico
3.INTRODUÇÃO TEÓRICA
Reação Química é um fenômeno onde os átomos permanecem intactos. Durante as reações, as moléculas iniciais são "desmontadas" e os seus átomos são reaproveitados para "montar" novas moléculas ( PORTAL DE QUÍMICA).
4. MATERIAIS E MÉTODOS
4.1. MATERIAIS E REAGENTES
- Erlenmeyer
- Kitassato
- Ácido sulfúrico
- Placa aquecedora
- Espátula
- Béquer
- Capela
- Esponja de aço
- Ácool etílico
- Pisseta
- Papel de filtro
- Conta gotas
- Balança
- Bastão de vidro
- Suporte universal
- Anel
- Água destilada
- Estufa
- Funil de vidro
- Funil de Buchner (porcelana)
- Bomba de vácuo
- Vidro de relógio
4.2. METODOLOGIA
Pesou-se em um erlenmeyer 3,0g de ferro na forma de esponja de aço e acrescentou-se 30mL de uma solução aquosa de ácido sulfúrico (H2SO4) a 20% v/v. Após a acrescentação da solução, levou-se o elernmeyer para capela e coloucou-se sob uma placa aquecedora, para que o calor seja usado no aceleramento da reação. Utilizou-se o bastão de vidro para observa-se a formação de bolhas devido a liberação de gases (H2), assim, quando não acontecendo mais este processo, a reação enfim estaria pronta. Ao termino deste processo, notou-se uma mistura heterogênea de coloração escura, e com odor desagradável. Em seguida, com o resfriamento da mistura, filtrou-se em um béquer utilizando o método de filtração simples, para que as impurezas ficassem retidas no papel filtro. O líquido no béquer resultado da filtração, até então, antes de passar por este processo era de cor escura, ficou no tom verde claro e tornou-se um material homogêneo. Utilizou-se o ferro e o ácido sulfúrico para que houvesse a formação do sulfato ferroso. Após esse processo final de filtração simples, adicionou-se 30mL de álcool etílico ao béquer e agitou-se utilizando um bastão de vidro, então, deixou-se em descanso por cerca de 10 minutos. O material resultante desde processo é uma mistura hererogênea composta por duas fases. O sulfato ferroso como é insolúvel em ácool, precipitou-se, deixando-o a água e o álcool imersos. Montou-se o equipamento para a realização da filtração a vácuo, e filtrou-se a mistura para que houvesse a separação, assim o sólido (FeSO4) sendo retido no papel filtro, e a parte líquida passando pelo filtro, ficando retida no kitassato. Transferiu-se o sulfato ferroso retido no papel para um vidro de relógio, e logo em seguida, conduziu-se o mesmo para uma estufa, onde permaneceu por 7 dias, para então o resto da umidade ser totalmente eliminada do sólido. Posteriormente 7 dias, retirou-se o material e pesou-se, assim obtendo uma massa de 11,897g.
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Após adicionado a esponja de aço com o acido sulfúrico em um erlenmeyer, notou-se um borbulhamento, o liberamento de gases, o ferro reagindo com o ácido, formando o sulfato ferroso. Com a alta temperatura da placa aquecedora esse borbulhamento tornou-se mais intenso e um forte odor perceptível. O borbulhamento acontece pois há liberação de gás hidrogênio na reação, já o odor é proviniente das impurezas contidas na esponja e porque nem todo enxofre reage com o ferro, parte do enxofre reage com o hidrogênio. Alguns minutos depois, quando encerrou a fomação de bolhas a reação chegou ao fim, resultando em uma mistura heterogênea liquida com pequenos restos da esponja de aço e uma cor escura. Obteve-se então a seguinte reação:
...