Conceitue Gás
Artigo: Conceitue Gás. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hernaneruschel • 21/9/2013 • Artigo • 635 Palavras (3 Páginas) • 424 Visualizações
Conceitue Gás - Define-se o gás como “fluido infinitamente compressível e cujo volume é o do recipiente que o contém”. Os gases têm com os líquidos um certo numero de propriedades comuns. As sim lhes são aplicáveis o principio da transmissão das pressões, e o principio de Arquimedes; o que os diferencia dos segundos, é por um lado, a ausência de toda coesão aparente, e por outro lado, a sua grande compressibilidade. Os gases, como todos os corpos, são pesados; este fato, apenas suspeitado pelos antigos, foi demonstrado pela primeira vez por Galileu. Este provou que um recipiente em que se comprime ar aumenta de peso.
O Que é Gás Perfeito, Quais São Suas Características – As medidas macroscópicas efetuadas para um gás, tais como a pressão, o volume e a temperatura, resultam do comportamento microscópico das moléculas do gás. Teremos uma melhor compreensão das medidas efetuadas se conhecermos mais profundamente o comportamento molecular. Devemos então construir um modelo desse comportamento por meio de algumas hipóteses.
• Uma massa gasosa é constituída por um número muito grande de partículas, denominadas moléculas, que estão em movimento contínuo e desordenado (caos molecular) e que colidem umas com as outras e com as paredes do recipiente.
• As colisões das moléculas são em média perfeitamente elásticas.
• A soma dos volumes de todas as moléculas de um gás é desprezível frente ao volume ocupado pelo gás. Isto significa que o tamanho de cada molécula é desprezível em relação à distância média entre elas.
• As forças intermoleculares são desprezíveis, a não ser as repulsivas, que ocorrem durante as colisões. É possível então afirmar que entre duas colisões consecutivas cada molécula realiza movimento retilíneo e uniforme (MRU).
Um gás que se comporta de acordo com essas hipóteses chamado de gás perfeito ou gás ideal. Um gás submetido a baixa pressão e alta temperatura, gás rarefeito, pode ser considerado um gás perfeito.
O Que é transformação De Um Gás, Cite Exemplos - Como já vimos, a pressão P, o volume V e a temperatura T caracterizam o estado no qual o gás se encontra. Se uma dessas três grandezas sofrer variação, pelo menos uma das duas outras também sofrerá variação, e então diremos que ocorreu uma transformação gasosa.
Transformação Isotérmica - Denomina-se transformação isotérmica de um gás a transformação na qual a temperatura é mantida constante. De acordo com equação de Clapeyron temos:
P . V = n . R . T P . V = (constante)
ou
Transformação Isobárica - Denomina-se transformação isobárica ou isopiézica de um gás a transformação realizada sob pressão constante. Então, da equação de Clapeyron, resulta que:
P . V = n . R . T V = n . R .T
P
Transformação Isométrica - Denomina-se transformação isométrica, ou isovolumétrica ou ainda isocórica a transformação de um gás a volume constante.
P . V = n . R . T P = n . R .T
...