Conclusão concentração hidrogeniônica
Por: vilelai010 • 10/9/2019 • Trabalho acadêmico • 890 Palavras (4 Páginas) • 171 Visualizações
INTRODUÇÃO:
A concentração hidrogeniônica dos sistemas biológicos é usualmente expressa em termos de pH (potencial hidrogêniônico). A escala de pH é uma maneira conveniente de designar a concentração real de íons de H+ (e, portanto OH-) em soluções aquosas. As soluções possuindo um pH maior do que 7 são ditas como alcalinas ou básicas, as soluções de pH 7 são neutras e as soluções de pH menor do que 7 são ácidas. Os ácidos são definidos como doadores de prótons e as bases como receptoras de prótons. Pode-se trabalhar com a seguinte equação: (ANDAIDE, 2011)
pH = - log [H+] ou [H+] = 10-pH
OBJETIVO:
Aprender a manusear o pHmetro testando o pH de diferentes soluções.
MATERIAIS
Béquer;
Papel;
Copinhos descartáveis.
EQUIPAMENTOS
pHmetro.
REAGENTES
Fita indicadora;
Vinagre de álcool;
Água gaseificada;
Leite UHT integral;
Água destilada;
Bicabonato de sódio (NaHCO3) 1%;
Hidróxido de sódio (NaOH) 0,1 mol L-1;
Soluções específicas (pH = 4 e pH = 7);
Água deionizada.
PROCEDIMENTO:
1. Foi calibrado o pHmetro usando as soluções específicas de pH 4 e 7 utilizando, além do pHmetro e das soluções, também água deionizada e papel.
2. Em seguida colocou aproximadamente 20 mL das substâncias de vinagre de álcool, água gaseificada, leite UHT integral, água destilada, bicarbonato de sódio e hidróxido de sódio em copinhos descartáveis.
3. Foi medido o pH de cada substância pelo pHmetro e pela fita indicadora universal e anotado o pH correspondente a cada análise.
.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Quadro 1: Comparação de pH medido em pHmetro e fita indicadora
Substância
pH medido em pHmetro
pH medido em fita indicadora
Vinagre de álcool
2,3
3
Água gaseificada
4,9
6
Leite UHT integral
6,3
6
Água destilada
6,1
6
Bicarbonato de sódio (NaHCO3) 1%
8,3
8
Hidróxido de sódio (NaOH) 0,1 mol. L-1
13,1
12
Comparando o pH medido no pHmetro e na fita indicadora, nota-se que o pHmetro é um método mais preciso do que a fita indicadora.
Segundo a EMBRAPA, o pH do vinagre de álcool pode variar de 2,69 a 2,83. No experimento o vinagre apresentou pH de 2,3, essa variação pode-se ter dado devido a fermentação acética.
A água gaseificada apresentou pH de 4,9 no experimento, e segundo a Revista de odontologia da UNESP, o pH da água gaseificada é de mais ou menos 3,85. Essa variação de pH dá-se pelo escape do gás carbônico (CO2), pois quanto mais o gás carbônico escapa mais o pH aumenta.
O leite UTH integral apresentou pH de 6,3 no experimento, e segundo a Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável, o pH do leite UTH integral varia de 6,35 a 6,97. O decréscimo do pH é indicativo da liberação de prótons hidrogênio, situação que causa instabilidade iônica e comprometimento da qualidade do leite UTH.
A água destilada no experimento apresentou pH de 6,1, teoricamente o PH ideal é 7, mas experimentalmente é muito difícil de obter. O máximo de acidez que pode chegar a água destilada em condições normais é por volta de 5,6 quando aerada ou estocada em grandes containers abertos ( BIO water system).
O Bicarbonato de sódio (NaHCO3) 1% apresentou pH de 8,3 no experimento. O bicarbonato de sódio é um sal que tem característica alcalina, portanto seu pH é básico.
O Hidróxido
...