DISCIPLINA- MÉTODOS ESPECTRONALÍTICOS: Espectrofotometria de absorção no Uv-vis
Por: wcamboim • 8/4/2016 • Relatório de pesquisa • 825 Palavras (4 Páginas) • 510 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
INSTITUTO DE QUÍMICA
DISCIPLINA- MÉTODOS ESPECTRONALÍTICOS
Espectrofotometria de absorção no Uv-vis
Natal, 28 de março de 2016
Introdução
A espectroscopia é uma ciência que estuda as interações de diversos tipos de radiação com a matéria. Dentre tantas, existe a espectrofotometria de absorção molecular, a qual se trata da absorção de radiação pela matéria (amostra).
As substâncias absorverem radiação devido aos grupos cromóforos, os quais são grupos funcionais que apresentam absorção na região do ultravioleta e visível. Essa região no espectro eletromagnético está compreendida entre, aproximadamente, 100nm à 800nm.
A absorção começa a ocorrer a partir do momento em que a radiação eletromagnética entra em contato com a amostra. A quantidade de radiação transmitida ou absorvida é expressa em transmitância (T) e absorbância (A), respectivamente.
[pic 2], onde T é a fração da radiação incidente que é transmitida pela amostra, I0 é intensidade da luz incidente na cubeta e I é a intensidade da luz que sai pela cubeta.
Existe uma relação entra a transmitância e a absorbância:
[pic 3]
Beer e Lambert descobriram uma relação entre a absorbância e a concentração, verificando que a absorbância é diretamente proporcional à concentração das espécies que absorve radiação de um determinado comprimento de onda.
[pic 4] Lei de Beer-Lambert
Onde ε é a absortividade molar (diferente para cada molécula), c é a concentração e b é o comprimento da cubeta.
Quadro 1: Cores absorvidas e cores observadas (complementares) no espectro visível
[pic 5]Fonte: Google. Adaptada
Esse experimento tem por objetivo manipulação do espectrofotômetro e medir a absorbância de soluções faixa do visível.
aterial
- Condutivímetro
- Padrão para calibração do condutivímetro
- Soluções 1,0 mol.L
-1
de KCl e CH
3
COOH
- Pipetas e balões volumétricas
Material
- Condutivímetro
- Padrão para calibração do condutivímetro
- Soluções 1,0 mol.L
-1
de KCl e CH
3
COOH
- Pipetas e balões volumétricas
Material
- Cubetas de quartzo
- Espectrofotômetro Uv-vis
Procedimento experimental
Medir a absorbância de soluções coloridas (amarela, laranja, violeta e magenta) no espectro na faixa do visível (400nm-700nm).
Resultados e Discussões
Nesse experimento haviam 4 substância e 4 grupos. Cada grupo ficou com uma substância. Grupo 1 (G1): Laranja, Grupo 2 (G2): violeta, Grupo 3 (G3): magenta e Grupo 4 (G4): amarela.
No quadro 3 estão dispos os valores de absorbância medidos no espectrofotômetro na região do visível (400nm-700nm) do grupo 1(G1).
Quadro 3: Comprimento de onda x absorbância
[pic 6]
A partir dos dados formecidos no quadro 3, foi possível plotar o gráfico da figura 1, qual mostra o espectro de absorbância em função do comprimento de onda. Este espectro permite perceber que a substância laranja apresentou a máxima absorbância no comprimento de onda de 487nm. Essa comprrimento de onda corresponde a cor azul, a qual é a cor completar do laranja. Ou seja é um coerente com a literatura (quadro 1), que apresenta faixa de espectro para a cor azul variando entre 450nm e 500nm.
...