Densidade do material
Seminário: Densidade do material. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gustavorubin • 7/4/2014 • Seminário • 792 Palavras (4 Páginas) • 347 Visualizações
Temos que ficar atentos para um fato muito interessante, onde objetos com a mesma forma e mesma dimensão, mas produzidos, isto é, feitos com materiais diferentes, possuem massas e densidades diferentes.
Por outro lado, na física, definimos a massa específica de uma substância como sendo a massa por unidade de volume dessa substância. Nesse caso, nos interessa somente a massa desse objeto. Por exemplo, supondo que temos um tijolo furado, para sabermos a massa específica dele, temos que primeiramente determinar qual é sua massa e o volume da parte maciça, isto é, o volume do tijolo menos o volume da parte oca. Matematicamente, temos:
Sendo que:
ρ – representa a massa específica
m – representa a massa
V – representa o volume da parte maciça
Analogamente, no SI (Sistema Internacional de Unidades) a unidade de medida da massa específica é kg/m3 (quilograma por metro cúbico).
Objetivo:
Calcular a densidade dos matérias que serão utilizados na pesquisa através da quantidade obtida pelo valor da massa dividindo pelo o valor obtido do volume de cada material.Onde: A densidade absoluta é definida como a quantidade de massa em uma unidade de volume, sendo que:
A densidade de sólidos e líquidos, segundo o Sistema Internacional de Unidades é expressa em quilograma por metro cúbico – kg/m³. Entretanto, é mais comumente expressa em unidades de gramas por centímetro cúbico (g/cm³) ou em gramas por mililitro (g/mL). A densidade absoluta é uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias.
A densidade relativa de um material é a relação entre a sua densidade absoluta e a densidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão. No cálculo da densidade relativa de sólidos e líquidos, o padrão usualmente escolhido é a densidade absoluta da água, que é igual a 1,000 g/cm³.
A densidade de um sólido é em função da temperatura e, principalmente, da natureza da sua estrutura cristalina, haja vista, que os diferentes polimorfos de um composto exibem diferentes densidades.
A massa de um objeto é facilmente medida com uma balança; o volume de um objeto regular pode ser calculado medindo-se e multiplicando suas dimensões. O volume de um objeto irregular pode ser determinado pelo aumento aparente no volume de um líquido onde ele é mergulhado.
Material Utilizado:
Béquer, Proveta com capacidade de até 100 ml, água, sal esfera de aço e balança.
Procedimento Experimental:
A Medida da densidade da água:
Medir a massa da proveta vazia na balança
2. Colocar a quantidade de água (inicie com 20 ml)
3. Anotar o volume da água
4. Medir a massa da proveta com água
5. Repetir o procedimento para 40,60 e 80 ml
6. Cada Integrante do Grupo Deve Realizar as Suas Medidas
VOLUME (ml) MASSA PROVETA VAZIA( g) MASSA PROVETA + LIQUIDO (g) MASSA LIQUIDO (g) DENSIDADE
(g/cm3)
20 118,6 137,86 19,26 0,963
40 118,6 157,85 39,25 0,981
60 118,6 177,63 59,02 0,983
80 118,6 197,21 78,61 0,982
B. Medida da densidade da água com sal.
...