TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação da Faixa de Viragem dos Indicadores

Por:   •  15/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

Resultados e Discussões:

Experimento 01: Determinação da faixa de viragem dos indicadores.

Os indicadores alaranjados IV e alaranjado de metila tem sua mudança de coloração em meio ácido, e foi constatado a partir de observação visual que o alaranjado IV tem seu ponto de viragem no pH 3 (tubo 4) e trabalha na faixa de pH 3 (tubo 4) a 0 (tubo 1) enquanto o alaranjado de metila tem seu ponto de viragem no pH 3 e trabalha entre o pH 3 (tubo 4) e 4 (tubo 5).

Já os indicadores carmín índigo e amarelo de alizarine tem sua mudança de coloração em meio básico, e foi constatado a partir da observação visual que o amarelo de alizarine tem seu ponto de viragem em pH 11 (tubo 4) e trabalha na faixa de 11(tubo 4) a 13 (tubo 2) , enquanto o carmin índigo tem seu ponto de viragem no pH 13 e trabalha na faixa de 13 (tubo 2) a 14(tubo 1).

Experimento 02: Determinação da concentração de íons H+ de uma solução.

Solução desconhecida 1:

a) Fenolftaleína: ficou rosa

b) A coloração se assemelhou ao tubo 3 do amarelo de alizarine 3, 4 e 5 do carmín índigo

Como a fenolftaleína ficou rosa constatou-se que se tratava de uma solução básica, e aplicando os indicadores de bases a coloração da solução se assemelhou mais ao tubo 3, do amarelo de alizarine, que possui pH 12, sendo assim, a solução desconhecida tem pH 12, ele também ficou igual ao tubo 3, 4 e 5 do carmín índigo, sendo assim, a partir desse indicador só se soube que a faixa do pH estava entre 12 e 10.

Solução desconhecida 2:

a) Fenolftaleína: ficou incolor

b) A coloração se assemelhou ao tubo 3 do alaranjado IV e aos tubos 1, 2 e 3 do alaranjado de metila

Como a fenolftaleína ficou incolor, constatou-se que se tratava de uma solução ácida, e aplicando os indicadores de ácido a colração da solução se assemelhou mais ao tubo 1,2 e 3 do alanjado de metila, sendo assim, a partir desse indicador só se soube que a faixa de pH estava entre 0 e 2, ele também ficou igual ao tubo 3 do alaranjado 4 , que possui pH 2, sendo assim, a solução desconhecida tem pH 2.

Experimento 03: Determinação da constante de ionização, Ka, do ácido acético

A coloração dos tubos com ácido acético e indicadores de ácido, se assemelhou ao tubo 3 do alaranjado IV e aos tubos 1, 2 e 3 do alaranjado de metila, sendo assim, como discutido no experimento 2, seu pH é 2. Como seu pH é 2, a concentração de íons H+ é 0, 01 (Res. 1), e com isso o Ka encontrado é de 1x10^-4 (Res.2), muito diferente no já descrito na literatura que é de 1,75x10^-5.

A diferença do Ka encontrado ao verdadeiro pode ter se dado por alguns motivos, entre eles, a falta de precisão na medida do pH, sendo assim, o pH pode ser qualquer número entre [2,3), e erros relacionados a vidraria.

CONTAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (30.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com