TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação do Teor de Níquel por Titulação de Retorno com EDTA

Por:   •  16/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  2.586 Visualizações

Página 1 de 5

Determinação do Teor de níquel por titulação de retorno com EDTA

Carolina Bittencourt Barbosa, 83693

Caroline Stürmer de Oliveira, 82652

Palavras chave:

                     Introdução........................

Apesar de existir um grande número de compostos usados na complexometria, a discussão teórica que segue será limitada a complexos formados com o ácido etilenodiamino tetra-acético (EDTA), um dos complexantes mais comuns e mais empregados. [2] O EDTA é um composto orgânico que age como agente quelante, formando complexos muito estáveis com diversos íons metálicos. Entre eles estão magnésio e cálcio, em valores de pH acima de 7 e manganês, ferro(II), ferro(III), zinco, cobalto, cobre(II), chumbo e níquel em valores de pH abaixo de 7. Metais como esses últimos citados, reagem muito lentamente com EDTA, resultando em um tempo relativamente longo para a titulação direta de qualquer um destes íons. Sendo assim, foram desenvolvidos métodos indiretos (titulação de retorno) para a dosagem destes metais, que consiste na adição de um excesso de EDTA e novamente na titulação deste excesso com uma solução padrão de zinco ou magnésio.

.....................Objetivos.....................

Objetivo geral: Determinar o teor de níquel por titulação de retorno com EDTA.

  • Apresentar o cálculo da concentração da solução de EDTA.
  • Calcular a porcentagem (p/v) de níquel na amostra.

.....      .Materiais e Métodos....... ....

Materiais:

  • Balança analítica;
  • Erlenmeyer de 250 mL;
  • Pipeta volumétrica;
  • Espátula;

Reagentes:

  • Ácido etilenodiamino tetra-acético 0,01 molL-1 (EDTA);
  • Sulfato de magnésio 0,01        molL-1 (MgSO4);
  • Agua destilada (H2O);
  • Preto de eriocromo T 0,4%;

Procedimento experimental:

Com a solução de MgSO4 0,01 molL-1 já preparada, transferiu-se 20 mL de solução EDTA para um erlenmeyer de 250 mL e adicionou-se 20 mL de água destilada, 2 mL de solução tampão pH 10 e também uma ponta de espátula de indicador negro de ericromo-T 0,4%. Por fim, foi feita a titulação com a solução de sulfato de magnésio até que a coloração da solução se tornasse vermelho-vinho.

Para fazer a análise da amostra, transferiu-se 20 mL da amostra para um erlenmeyer de 250 mL. Posteriormente, adicionou-se 2 mL de solução tampão pH 10, 20 mL da solução de EDTA 0,01 molL-1  e uma ponta de espátula de  indicador nego de eriocromo-T 0,4%. Ao final, a titulação foi feita com a solução de sulfato de magnésio 0,01 molL-1, até que a coloração da solução se tornasse vermelho-vinho.

      . Resultados e Discussão......

Utilizando o padrão primário de 20mL de solução de EDTA 0,01 mol L-1, juntamente com 20mL de água destilada, 2 mL de solução tampão pH 10 e eriocromo-T 0,4% como indicador, que é um dos mais antigos e mais usados indicadores de complexação. É usado exclusivamente na faixa de pH entre 7 e 11 onde a forma azul do indicador predomina na ausência de íons metálicos. Fez-se a titulação com sulfato de magnésio até o aparecimento da coloração vermelho-vinho e anotou-se o volume gasto para assim calcular a concentração molar da solução preparada. O procedimento foi realizado também pelos demais colegas e o volume médio foi calculado.

          Grupo

Volume de NH4SCN (mL)

1

24,7

2

24,8

3

23,7

4

24,9

5

24,3

6

24,2

7

24,1

8

23,3

Volume Médio

24,25

Desta forma, a partir dos dados coletados, foi necessário fazer o cálculo da concentração real da solução preparada a partir da equação (2).

M1V1 = M2V2         (2)

Assim temos:

M1 x 24,32 mL = 0,01mol L-1 x 20mL

M1 = 8,25 x 10-3 mol L-1

M1 = concentração da solução de EDTA

M2 = concentração do MgSO4


A partir do cálculo, nota-se que a solução obteve um valor que era esperado.

Na titulação para a análise da amostra, quando ocorre a mudança na coloração, é feita a leitura do volume gasto na bureta. Na titulação de retorno, é possível determinar os cátions que não podem ser titulados diretamente, mas que formam complexos muito estáveis com o EDTA,. Uma grande quantidade exatamente medida de EDTA é adicionada à solução do analito e o excesso é contratitulado com uma solução padronizada de magnésio e  eriocromo-T como indicador. Para o procedimento apresentar bons resultados é necessário que o complexo Mg-EDTA seja menos estável do que o complexo analito-EDTA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (189 Kb)   docx (302.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com