ESPECTRO DE ABSORÇÃO E CURVA DE CALIBRAÇÃO DO KMnO4 PELO MÉTODO ESPECTROFOTOMÉTRICO
Por: fabi.ayumi • 12/7/2018 • Relatório de pesquisa • 2.259 Palavras (10 Páginas) • 591 Visualizações
[pic 1]
CAROLINA MARIE HONDA CATANHEDE
FABIANA AYUMI YOSHIDA
GEOVANA OLIVEIRA DOS SANTOS
GIOVANNA PERINETTO VIDA DA COSTA
WILLIAN TERUHIKO YAMANAKA INAGAKI
YOHANA SHIBUKAWA VICTOR
ESPECTRO DE ABSORÇÃO E CURVA DE CALIBRAÇÃO DO KMnO4 PELO MÉTODO ESPECTROFOTOMÉTRICO
Londrina[pic 2]
2018
CAROLINA MARIE HONDA CATANHEDE
FABIANA AYUMI YOSHIDA
GEOVANA OLIVEIRA DOS SANTOS
GIOVANNA PERINETTO VIDA DA COSTA
WILLIAN TERUHIKO YAMANAKA INAGAKI
YOHANA SHIBUKAWA VICTOR
ESPECTRO DE ABSORÇÃO E CURVA DE CALIBRAÇÃO DO KMnO4 PELO MÉTODO ESPECTROFOTOMÉTRICO
Relatório apresentado ao Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Londrina.
Disciplina: Análise Instrumental
Código: 6QUI029
Curso: Farmácia - 2ºAno
Prof. Dr. Carlos Alberto Paulinetti da Camara
Londrina[pic 3]
2018
SUMARIO
1 INTRODUÇÃO
O espectrofotômetro é um método de análise óptico utilizado para determinar quantitativamente e qualitativamente compostos orgânicos e inorgânicos. Em geral, funciona por meio de uma fonte estável de energia radiante, um seletor de faixa espectral, uma cubeta, na qual a amostra a ser analisada é colocada, e um detector de radiação, que permite uma medida relativa da intensidade da luz. A base da espectrofotometria, é passar um feixe de luz através da amostra e fazer a medição da intensidade da luz que atinge o detector. O método compara quantitativamente a fração de luz que passa através de uma solução de referência e uma solução de teste. [pic 4]
Figura 1. Esquema do funcionamento interno de um espectrofotômetro
Fonte: MARTINEZ, Mariana (2006)
O espectrofotômetro também permite comparar, através de radiação eletromagnética, radiação absorvida e/ou radiação transmitida por uma solução.
A radiação eletromagnética pode ser descrita como uma onda com as seguintes propriedades como: comprimento de onda, frequência, velocidade e amplitude. Sendo, uma forma onde a energia que é transmitida através do espaço a velocidades enormes, descrita tanto em forma de onda ou partícula.
O espectro eletromagnético é o intervalo de todos os tipos de radiação eletromagnética, partindo das ondas de rádio até a radiação gama. A parte visível aos olhos corresponde a uma parte desse intervalo, que vai de 400nm a 700nm. [pic 5]
Figura 2. Espectro eletromagnético
Fonte: M L, João (2013)
Em uma análise por espectro de emissão, antes de o analito ser estimulado, ele encontra-se em seu estado fundamental, e quando recebe o estimulo, esse estímulo faz com que o elemento sofra uma transição para um estado de maior energia. Ao voltar no seu estado fundamental, emite uma radiação eletromagnética onde se passa a informação do analito em relação a quantidade de radiação eletromagnética emitida e a quantidade de radiação eletromagnética absorvida. E esses resultados são expressos por meio de gráficos em função da absorbância x frequência ou comprimento de onda, demonstrados como na imagem abaixo.
[pic 6]
Figura 2. Gráfico do espectro de absorção
Fonte: ITAMAR, José (2011)
A partir desse gráfico é possível determinar a região espectral de maior absorção do analito, demarcada pelo pico.
A lei de Lambert-Beer faz uma relação entre a transmissão de luz através de uma substância e a concentração dela, e também entre a transmissão e a longitude da cubeta que a luz atravessa. Essa relação entre a transmissão de luz e a concentração da substância é base do uso de espectroscopia para determinar concentração de substâncias em laboratórios analíticos.
Quando a lei de Lambert-Beer é considerada, utiliza-se uma luz monocromática, pois deve ser composta por um comprimento de onda determinado. O feixe monocromático, quando atravessa uma solução de espessura "b" e de concentração "c", em virtude da interação entre fótons e partículas absorventes, realiza um decréscimo na potência radiante do feixe, demonstrado por Po e P.
De acordo com a equação, a transmitância "T" é o mesmo que a fração da radiação incidente transmitida pela solução.
T = P/Po
A absorbância de uma solução está relacionada a transmitância de maneira logarítmica, como mostra a equação:
A = -log T
Além disso, a absorbância é diretamente proporcional a concentração de uma espécie absorvente "c", e ao caminho óptico "b" percorrido. E quando expressado a concentração em mol/L, a absortividade molar é dada pela letra grega Ɛ (épsilon, /e/), como mostra a equação:
A = Ɛ . b . c
Este método é muito utilizado nas áreas de biologia, físico-química, indústria e em diversos laboratórios, incluindo de análises clínicas. [1]
A principal vantagem da espectrofotometria na análise de fármacos é a sensibilidade do método. Enquanto nos métodos volumétricos necessita de uma concentração mínima de 0,1 mg/ml da substância a ser analisada, na espectrofotometria, pode-se analisar facilmente soluções com concentrações de até 0,001 mg/ml, ou seja, o método é 100 vezes mais sensível. As análises espectrofotométricas são seguras, fáceis de serem executadas, rápidas e de baixo custo.
O permanganato de potássio (KMnO4) é um composto químico de função química sal inorgânico, formado pelos íons potássio (K+) e permanganato (MnO4-) de massa molecular equivalente à aproximadamente 158g/mol. É um forte agente oxidante tanto como sólido como em solução aquosa, sendo muito usado em reações químicas em laboratório. Em solução aquosa, apresenta uma coloração que varia de violeta a vermelho. [2] Também é utilizado como desinfetante em desodorantes, usado no tratamento da agua para torna-la potável, usado como antídoto em casos de envenenamento por fosforo e como reagente na síntese de compostos químicos.
...