CURVA INTERNACIONAL DA LUMINOSIDADE RELATIVA E ESPECTROS LUMINOSOS
Por: Titos Nicosio Come • 3/6/2018 • Trabalho acadêmico • 886 Palavras (4 Páginas) • 382 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE LICENCIATURA EM ENGENHARIA ELÉCTRICA
3o ANO
TÉCNICAS DE ILUMINAÇÃO
CURVA INTERNACIONAL DA LUMINOSIDADE RELATIVA E ESPECTROS LUMINOSOS
Discente: Docente:
Titos Nicósio Miguel Comé Engo. Gastão Lobo
Songo, Março de 2018
Introdução
No cotidiano se tem notado que a luz está presente em todos os momentos, tornando as actividades as actividades humanas mais confortaveis no que concerne a visão.
O presente trabalho intitulado curva internacional da luminosidade relativa e espectros luminosos tem como objectivo geral falar sobre o tema anteriormente citado e como objectivos específicos conceiturar e explicar os conceitos sobre curva internacional da luminosidade relativa e espectros luminosos recorrendo figuras e diagramas para melhor compreensão do leitor.
Luz
A luz é uma forma de energia radiante que quando actua nos órgãos visuais, provocam a sensação de visão.
Entende-se tabem por luz como sendo um tipo de energia que propaga-se na forma de ondas electromagnéticas, capaz de sensibilizar os olhos.
A cor da luz está associada a frequência da mesma.
Curva intercional de luminosidade relactiva
A sensibilidade visual depende do comprimento de onda e da luminosidade.
Na presença de uma fonte de luz constante, a curva de resposta do olho humano faz variar a percepção na retina com a cor. A curva de sensibilidade do olho humano demostra que para radiações de comprimento de onda é menor (violeta e azul), a intensidade de sensação luminosa com pouca luz é maior e para radiações cujo comprimento de onda é maior (laranja e vermelho), a intensidade de sensação luminosa com pouca luz é menor.
[pic 2]
Figura 1: Curva internacional de luminosidade espetral relactiva.
Fonte: Silva.
Espetros luminosos
O espetro luminoso é a porção do espetro electromagnético cuja radiação pode ser captada pela visão humana. Esta radiação é identificada como luz visível. A luz visível abrange uma pequena parte do espectro electromagnético na faixa de 380 m (cor violeta) até 770m (cor vermelha) de comprimento de onda.[pic 3][pic 4]
Cor
As cores são radiações electromagníticas que quando actuam sobre os orgãos visuais dependendo da frequência fazem com que o cérebro humano procece determinada cor.
A cor pode ser definida como uma percepção visual provocada pela acção de feixes de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada ao nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.
A cor de um objecto é determinada pela frequência da onda que ele reflete.
O espectro luminoso é composto por 7 cores nomeadamente vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
A luz branca é resultado da sobreposição de das 7 radiações que formam o espetro luminoso assim como a partir da sobreposição de todas cores primárias (verde, azul e vermelho) enquanto que a cor preta é resultado da ausência de luz.
...