ESPECTROFOTOMETRIA - CONSTRUÇÃO DO ESPECTRO DE ABSORÇÃO DO ALARANJADO DE METILA E DO AZUL DE
Por: NaiaraBriega • 24/4/2018 • Relatório de pesquisa • 2.374 Palavras (10 Páginas) • 544 Visualizações
[pic 1][pic 2]
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
ESPECTROFOTOMETRIA- CONSTRUÇÃO DO ESPECTRO DE
ABSORÇÃO DO ALARANJADO DE METILA E DO AZUL DE
BROMOFENOL
Docente: Mario Henrique Montazzolli Killner
Disciplina: Fundamentos e Métodos Experimental (2QUI078)
Discente(s): Amanda Caroline Antunes Oliveira
Gabriel Felix da Silva Gomes
Naiara Briega Bortoloci
Sandro Lucas Reis Costa
[pic 3]
LONDRINA
2018
INTRODUÇÃO
A espectrofotometria é uma técnica analítica, a qual utiliza a luz para medir a concentração de diversas espécies químicas, sejam elas orgânicas ou inorgânicas. A espectroscopia de absorção molecular é valiosa para a identificação dos grupos funcionais na molécula. São importantes também as aplicações da espectroscopia de absorção visível/ ultravioleta para a determinação quantitativa de compostos contendo grupos absorventes.
Um espectrofotômetro mede a transmissão de luz. Se uma substância absorve a luz, a energia radiante de um feixe de luz diminui conforme ele passa através da substância. A potência radiante, P, é a energia por segundo por unidade de área do feixe. A luz com uma faixa muito estreita de comprimento de onda é dita monocromática (“uma cor”).1
Para melhor compreensão desse método analítico, é necessário ter conhecimento de alguns conceitos como: transmitância e absorbância. A transmitância, T, é a fração de luz incidente que passa através de uma amostra. De acordo com HARRIS, 2004, essa transmitância se encontra no intervalo de 0 a 1. Dessa maneira, se nenhuma luz for absorvida, conclui-se que a transmitância é 1, e se toda luz for absorvida a transmitância é 0.
(Equação 1)[pic 4]
Outra grandeza de extrema relevância é denominada de absorbância, A, essa é proporcional à concentração de moléculas absorvedoras de luz em uma determinada amostra. E pode ser definida como:
(Equação 2)[pic 5]
Contudo, o aspecto mais importante é a determinação da quantidade de luz absorvida em uma amostra. Isto é descrito pela lei de Beer-Lambert, a qual apresenta a relação entre a intensidade da luz incidindo na solução (I0), e a intensidade da luz saindo da solução (I). Assim como, a dependência da absorbância em relação à concentração do caminho óptico.
(Equação 3)[pic 6]
A= absorbância (adimensional)
ɛ= absorvidade molar ou coeficiente de extinção
c= concentração do material absorvedor (mol L-1)
b= caminho óptico (centímetros)
De acordo com o que foi exposto anteriormente, a presente prática teve como objetivo, utilizar a técnica analítica de espectrofotometria para realizar a espectros de absorção das soluções de azul de bromofenol e de alaranjado de metila no UV-Vis, além de possibilitar o manuseio do espectrofotômetro de feixe simples, e também e tomar conhecimento da Lei de Beer-Lambert e as relações de transmitância e absorbância.
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais
Pipeta volumétrica de 1 mL; Pipeta volumétrica de 2 mL; Pipeta volumétrica de 5 mL; Pipeta de Pasteur; Balão volumétrico de 100 mL; Balão volumétrico de 1000 mL; Béquer de 100 mL; Pera de sucção; Estante com tubos de ensaio; Espectrofotômetro; Cubeta de acrílico; Balança Analítica; Espátula.
Reagentes
Água destilada; Álcool etílico; Alaranjado de metila; Azul de bromofenol.
Procedimento Experimental
O procedimento experimental foi dividido em três etapas: preparo das soluções de alaranjado de metila e do azul de bromofenol, aferição da absorbância das soluções de alaranjado de metila 10 mg L-1 e azul de bromofenol 10 mg L-1em diferentes comprimentos de onda (λ) e a aferição da absorbância de soluções com diferentes concentrações de azul de bromofenol em um único comprimento de onda (λ).
A prática teve início com o preparo das soluções de alaranjado de metila e azul de bromofenol, ambas foram preparadas com o mesmo procedimento. Pesou-se 500mg de cada corante sólido, que foram transferidos para um béquer, o sólido foi solubilizado com um pequeno volume de água destilada e álcool etílico, na sequência, a mistura obtida foi transferida para um balão volumétrico de 1000 mL que teve seu volume completado com água destilada, fornecendo uma solução estoque.
Por conseguinte, a fim de se obter a solução na concentração de 10 mg L-1, pipetou-se 2 mL da solução estoque, que foram transferidos para um balão volumétrico de 100 mL, o balão teve seu volume completado com água destilada.
Parte da solução obtida de azul de bromofenol 10 mg/L foi utilizada para o preparo de soluções diluídas em diferentes concentrações. As concentrações das soluções preparadas estão expressas na Tabela 1.
.
Sistema | Reagentes |
Tubo 1 | 5 mL de água destilada |
Tubo 2 | 4 mL de água destilada + 1 mL de solução de azul de bromofenol (10 mg L-1) |
Tubo 3 | 3 mL de água destilada + 2 mL de solução de azul de bromofenol (10 mg L-1) |
Tubo 4 | 2 mL de água destilada + 3 mL de solução de azul de bromofenol (10 mg L-1) |
Tubo 5 | 1 mL de água destilada + 4 mL de solução de azul de bromofenol (10 mg L-1) |
Tubo 6 | 5 mL de solução de azul de bromofenol (10 mg L-1) |
Tabela 1: Composição dos sistemas montados para análise.
...