EVIDÊNCIAS DA OCORRÊNCIA DE REAÇÕES QUÍMICAS
Por: StefanyCaroline • 3/9/2018 • Artigo • 1.239 Palavras (5 Páginas) • 452 Visualizações
EVIDÊNCIAS DA OCORRÊNCIA DE REAÇÕES QUÍMICAS
Clissia Manuella Azevedo
Fernanda Lourido Xavier
João Lucas Brasil de Medeiros
Kamila Vitória Catão de Deus
Stefany Caroline Ferreira dos Santos
Vitória Magno Leão Silva
RESUMO
O presente artigo teve como finalidade estudar as evidências de algumas reações químicas realizadas em laboratório. Foram realizados quatro experimentos; no primeiro, misturou-se uma quantidade de CuSO4 com NHCO3, ambos em estado físico aquoso, ocorrendo algumas das evidências de uma reação química, a mudança de coloração da substância, nesse caso, para um tom azul-escuro e a formação de um precipitado. No segundo, misturou-se HCl com NaHCO3, ambos também em estado físico aquoso, ocorrendo a formação de bolhas e o desprendimento de gás. O terceiro ocorreu entre pedaços sólidos de Mg e uma solução de HCl; formou-se bolhas e liberou-se calor do sistema. Por fim, o quarto experimento, ocorrido a partir da mistura de AgNO3 com NaCl, demonstrou-se de uma forma a se constatar que era presente uma reação química, pois, houve a formação de um precipitado e seu aspecto ficou turvo. Vale ressaltar que alguns dos experimentos não poderiam ser descartados na pia, como é o caso dos experimentos 1 e 4, que necessitaram de descarte diferenciado.
Palavras-Chave: Reações Químicas, Evidências, Ocorrência.
1. INTRODUÇÃO
As reações químicas são processos pelos quais um tipo de matéria se transforma em outro. Algumas reações são evidentes, uma vez que, claramente, após o processo, as propriedades das substâncias obtidas são nitidamente diferentes das propriedades das substâncias de partida. (ATKINS; JONES, 2006). É um fenômeno onde as moléculas iniciais (reagentes) são quebradas e seus átomos se reagrupam para formar as novas moléculas (produtos da reação), sendo representada através de uma equação química. (FELTRE, 2005).
Na química experimental, as reações químicas entre os compostos podem se comportar de diversas maneiras, mas é necessário identificar a ocorrência de uma transformação química por meio de evidências, onde pode se ter uma modificação perceptível ou não. Segundo Feltre (2005), geralmente, é possível reconhecer uma transformação química a partir das seguintes manifestações: liberação de energia, liberação de gases, mudanças de cor e formação de um precipitado.
Nessa certeza, as reações químicas acontecem tanto em laboratórios quanto diariamente em nosso cotidiano, um exemplo de reação muito comum é a combustão (queima). As reações químicas estão presentes em todos os seres vivos, ocorrendo a cada segundo para que o ser humano possa continuar vivo.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
Em quatro tubos de ensaio, com o auxílio da pipeta e da capela, foram realizadas misturas de dois reagentes distintos.
No primeiro tubo misturou-se 1mL de CuSO4 (aq) 0,2mol/L com 1mL de NH4OH (aq) 3mol/L.
[pic 1]
Fotografia 1: Pipetando 1mL de CuSO4
Fonte: Stefany Caroline
No segundo tubo misturou-se 1mL de HCl (aq) 1mol/L com 1mL de NaHCO3 (aq) 25%.
[pic 2]
Fotografia 2: Pipetando 1mL de HCl
Fonte: Stefany Caroline
No terceiro tubo misturou-se um pedaço dede Mg (s) com 1mL de HCl (aq) 1mol/L.
[pic 3]
Fotografia 3: Colocando um pedaço de magnésio no tubo de ensaio
Fonte: Stefany Caroline
No quarto tubo misturou-se 1mL de AgNO3 (aq) 1mol/L com 1mL de NaCl (aq) 1mol/L.
[pic 4]
Fotografia 4: Pipetando 1mL de AgNO3
Fonte: Stefany Caroline
Após a conclusão dos experimentos as reações contidas nos tubos dois e três foram descartados na pia enquanto que as que estavam nos tubos um e quatro foram descartadas em recipientes diferentes devido ao fato de conterem metais pesado.
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
O hidróxido de amônio (NH4OH) reagiu com o sulfato de cobre II (CuSO4) formando hidróxido de cobre II (Cu(OH)2) e sulfato de amônio ((NH4)2SO4). Pelo fato de o hidróxido de amônio estar em maior concentração, ele começou a reagir também com o produto da primeira reação: hidróxido de cobre II. Essa nova reação formou um produto de coloração azul escuro.
Equação da reação:[pic 5]
CuSO4 (aq) + 2NH4OH (aq) (NH4)2SO4(aq) + Cu(OH)2 [pic 6]
Cu(OH)2 (s) + 4NH4OH (aq) [Cu(NH3)4]+²(aq) + 2OH-(aq) + 4H2O(aq)[pic 7]
[pic 8]
Fotografia 5: Reação 1
Fonte: Stefany Caroline
Segundo Feltre (2004) essa é uma reação de dupla troca que não é de oxirredução, onde um dos produtos é menos solúvel que os reagentes, o que resulta na formação de precipitado.
Na reação de ácido clorídrico (HCl) com bicarbonato de sódio (NaHCO3) houve a formação de cloreto de sódio (NaCl) e ácido carbônico (H2CO3). Por ser uma substância volátil, o ácido carboxílico sofre decomposição espontânea formando água no estado liquido e dióxido de carbono no estado gasoso.
...