EXPERIÊNCIAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS, ESTADUAIS E PROFISSIONAIS NAS CIDADES DE GRANJA E CAMOCIM NO ESTADO DO CEARÁ
Por: Elizangela Barbosa • 29/11/2019 • Ensaio • 1.911 Palavras (8 Páginas) • 259 Visualizações
[pic 1]
RESIDÊNCIA EM QUÍMICA: EXPERIÊNCIAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS, ESTADUAIS E PROFISSIONAIS NAS CIDADES DE GRANJA E CAMOCIM NO ESTADO DO CEARÁ
Walmik Weraldênio Amaral da Cruz [1]
Inambê Sales Fontenele [2]
RESUMO
Este trabalho vem apresentar um relato de experiência de regência em química e ciências, que veio a ser desenvolvida durante as atividades da disciplina de estágio supervisionado do curso de licenciatura em química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus de Camocim, e pelo Programa de Residência Pedagógica no primeiro semestre do ano de 2019 em escolas dos municípios de Granja e Camocim nas turmas de 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental e 1º, 2º e 3º ano do ensino médio no estado do Ceará. A proposta foi de iniciar no ensino profissionalizante, depois pelo ensino fundamental e por último estadual com os conceitos de química relacionando com a disciplina curricular de ciências, demonstrando aos alunos o quanto a química faz parte de seu cotidiano, que tinha como propostas também de conhecer a realidade escolar, proporcionando reflexões sobre o cotidiano das escolas do ensino básico, futuro campo de trabalho dos licenciandos.
Palavras-chave
Residência; Regência em Química; Realidade Escolar.
INTRODUÇÃO
A experiencia do Programa Residência Pedagógica desenvolvida pelo curso de Licenciatura em Química do IFCE – Campus Camocim, proporciam regências que nos fazem conhecer e entender as dificuldades, que estão ligadas direta ou indiretamente aos problemas presentes na educação básica (região) no modo de ensinar ciências e química. Dentre essas realidades podemos destacar os excessos de alunos; os números insuficientes de aulas por semana; carga horaria excessiva de trabalho; a baixa motivação e interesse dos alunos; e enquanto educadores ressaltamos, o cuidado necessário que precisa existir ao se preparar as atividades educacionais propostas.
Normalmente os alunos tem as matérias de ciências exatas e naturais como muito difíceis ou complicadas, onde apresentam dificuldades de compreensão. No entanto com a aplicação das práticas, eles possam adquirirem conhecimentos com mais clareza.
Essas observações também foram verificadas nas três escolas que realizamos a residência, identificando ainda que nessas experiencias os livros que estão disponíveis para esses alunos, embora se encontrem em um nível melhor, deixam muito a desejar nos seus conteúdos, e em especial nas atividades destinadas em geral para uma compreensão maior dos alunos, onde por exemplo apresentam as equações e reações químicas sem ter os devidos conhecimentos necessários da matéria. Devemos entender que é de suma importância a correlação de diferentes áreas da ciência, para que haja uma maior assimilação pelos alunos.
Ainda existe essa má compreensão na disciplina de química, no ensino médio, onde os alunos ainda tentam entender o porquê de estudar química e como devem aplica-las nos seu cotidiano, mas a química nada mais é que uma disciplina que procura explicar todos os fenômenos de nosso dia-a-dia.
Diante dessas afirmações, localizamos a relevância do Projeto Residência Pedagógica realizado no curso de Licenciatura em Química do IFCE – Campus Camocim. O mesmo teve como contextualização o ensino de química, procurando nos mostrar o quanto ela se faz presente em nosso dia-a-dia, e enquanto futuro educadores somos responsáveis por compreender e procurar solucionar a má impressão que existe em relação ao ensino da química no ensino fundamental, relacionar sempre as teorias aos cotidianos dos alunos, facilitando assim, um melhor entendimento do conteúdo.
Nosso grupo atuou nas escolas EEE Guilherme Teles Gouveia – Escola Agrícola sob o supervisionamento da professor Márcia Reis, na EEF Alba Maria de Araújo Lima Aguiar com o supervisionamento da professora Adriana e m conjunto com a professora Rejane Maria e no Colégio Estadual Professor Ivan Pereira de Carvalho -CEPI com o supervisionamento do professor Ricardo Ferro, onde somos compostos por três bolsistas do PRP sendo um voluntário onde foram desenvolvidos as regências com os alunos nas aulas cedidas pelos nossos supervisores, relacionando os conteúdos da disciplina para que não houvesse nenhum tipo de prejuízo para quaisquer das partes, seguindo rigorosamente o planejamento, sempre alinhado aos conceitos propostos com a disciplina.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO
Somente entendemos o quanto da importância do professor na sala de aula quando nos encontramos no seu papel, saber empregar os conceitos de química e porque não de ciência, onde podemos observar como o conteúdo será trabalhando durante o ano letivo. Nos fazendo refletir para que possamos construir conhecimentos com os alunos e mostra-los a importância da disciplina de química. Pois é só desta maneira que os alunos poderão aprender a enxergar realmente o que a disciplina realiza, sempre demonstrando o cotidiano a eles e que não devemos nos desanimar com as complexidades que ela proporciona.
Com a docência em prática, podemos então sair da teoria que até então nos fascina e esse novo conceito tem um papel muito crucial em uma fundamentação de fenômeno, em ações observadas em fatores que podem influenciar.
Seguindo sempre os planejamentos propostos, procuramos nos basear no currículo mínimo de química e ciências, onde no decorrer da regência realizamos aulas, atividades, seminários e realizamos provas como forma de se adequar o mais rápido possível para termos uma real noção de nossas contextualizações, qual o resultado dela, se nosso objetivo ali estava sendo alcançado.
A Química, assim como outras ciências, tem papel de destaque no desenvolvimento das sociedades, pois ela não se limita à pesquisa de laboratório e a produção industrial. Embora às vezes não se perceba, esta ciência está presente no nosso dia-a-dia e é parte importante dele, pois a aplicação dos conhecimentos químicos tem reflexos diretos sobre a qualidade de vida das populações e sobre o equilíbrio dos ambientes da terra. (UESBERCO; SALVADOR, 2002, p.3).
INTERDISCIPLINARIDADE SENDO CONTEMPLADA
Sabedores das diversidades em que seriam aplicadas o Projeto de Residência Pedagógica, entre a química e a ciência devido normas educacionais, nos discentes do curso de Licenciatura em Química pelo IFCE – Campus Camocim e orientados pelo coordenados pelo professor de físico-química onde apesar das pequenas diferenças que há entre a disciplina de química e ciências, existe uma ligação ou dependência entre elas, pois são abortados os mesmo conteúdo, apenas de forma diferenciada numa sala de aula, onde podemos observar as diferenças que existem para a elaboração das aulas relacionadas, onde nos dias atuais, podemos reconhecer a importância da interdisciplinidade:
...