Emergência e Sobrevivência (Selva e Mar)
Por: adri126 • 5/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.563 Palavras (7 Páginas) • 584 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem: Emergência e Sobrevivência (Selva e Mar)
Curso: Licenciatura em Química
Professor: ORLANDO FLÁVIO SILVA
Nome do estudante: Adriana Citadin Fernandes
Data: 28\04\2015
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Para responder às questões desta Avaliação, a linguagem utilizada deverá estar ortográfica e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa. Para isso, acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul. (disponível em: <http://www.unisul.br/wps/wcm/connect/daac2693-5844-4aa1-84da-a992a3846b25/livro_trabalhos-academicos-unisul_biblioteca_2013.pdf?MOD=AJPERES>) e veja como realizar citações e referências.
- Frente às situações listadas, como deverá ser o comportamento de um grupo de pessoas em condições de sobrevivência devido a um pouso forçado na selva?
R: Após um pouso forçado na selva alguns sentimentos como medo, ansiedade, raiva, frustração, culpa, depressão, aborrecimentos e solidão são as possíveis e comuns neste tipo de situação, frente às dificuldades de uma sobrevivência real. É importante estabelecer prioridades e tarefas que minimizem o desconforto, melhorem as possibilidades de recolha e preparem a sobrevivência para um extenso período de tempo.
É fundamental a evacuação da aeronave após o pouso forçado, as condições que cercarão os sobreviventes serão sofríveis. Pode haver mortos e feridos
Se a aeronave não se incendiar, mesmo que toda destruída, provavelmente fornecerá muitas coisas a serem aproveitadas pelos que se salvarem, particularmente: alimentos, medicamentos, bússola, armas, ferramentas, espelhos, cordas, fios elétricos etc.
De imediato, não se deverá abandonar as proximidades do local do pouso forçado do avião pela fonte de recursos como localizador. É certo que a aeronave decolou de algum lugar e com um. Portanto, a base de partida para as buscas, tanto a inicial, quanto outras suplementares montadas como prováveis, será baseada nos processos específicos das ações de busca e salvamento.
- Comente sobre os tipos mais comuns de doenças tropicais transmitidas por insetos e parasitos e cite três maneiras de evitá-las. (1,0 ponto)
R: Malária, febre amarela, leishmaniose, dengue, e parasitoses. estão entre as enfermidades que costumam ser rotuladas como doenças tropicais. Na maior parte das vezes, o micro-organismo é transmitido por insetos que encontram nos trópicos seu habitat ideal.
Três maneiras para evitar a contaminação:
- Purificação da água;
- Lavar muito bem os alimentos;
- Higienização corporal principalmente mãos. (Já que as mãos vão com frequência a olhos bocas e alimentos).
- Quais os procedimentos referentes aos carrapatos, responsáveis pelo chamado tifo de carrapato? (1,0 ponto)
R: A destruição total será difícil, se não impraticável, pois eles serão encontrados em grande número de animais silvestres. A vistoria da roupa e do corpo será o melhor modo de encontrar e destruir o carrapato. Caso ele já esteja encravado na pele, não deverá ser arrancado; a simples aproximação de uma brasa ou ponta acesa de cigarro será suficiente, ou ainda a aplicação no local de sal úmido, iodo, limão, querosene, álcool ou gasolina. Se o ferrão se separar do corpo, permanecendo na pele, para extirpá-lo bastará que se retire com qualquer objeto pontiagudo, previamente desinfetado.
- O que vem a ser o tétano e quais as medidas de prevenção? (1,0 ponto)
R: Segundo (LOSS, 2014). Apesar de não ser propriamente uma doença, o tétano é resultante da contaminação de feridas e escoriações. A prevenção repousa no emprego da vacina antitetânica. Os não vacinados, portanto, deverão ter bastante cuidado com os ferimentos na pele, os quais, tão logo verificados, deverão ser desinfetados e mantidos higienicamente.
- Como se pode identificar o mosquito transmissor da malária? (1,0 ponto).
R: Identificar o mosquito transmissor da malária poderá ser feito observando-se que ele pousa com a parte posterior bastante mais elevada que a anterior, formando com o plano de pouso um ângulo aproximado de 45º, e que em suas asas existem manchas escuras [...]. A doença é conhecida também com os nomes de maleita, impaludismo e febre intermitente. (BRASIL, 1999, 2-9).
Responda justificadamente, ou seja, use citações diretas ou indiretas de autores que falam sobre este assunto e que foram estudados na nossa Unidade de Aprendizagem para responder às questões.
2) Faça uma pesquisa sobre sobrevivência em ambientes hostis à vida. Você deverá produzir um texto único, de até duas laudas, no qual você deverá atender aos seguintes objetivos:
- Abordagem sobre a psicologia da sobrevivência.
- Informações do livro didático.
- Informações de, no mínimo, dois links pesquisados na internet.
Elabore uma dissertação com quatro parágrafos.
- No primeiro parágrafo, apresente comentários e informações sobre a “febre da selva”. (1,0 ponto)
- No segundo parágrafo, apresente um comentário sobre a matéria de Ricardo Franzen, publicada em: <http://www.rfranzen.com.br/2009/08/tecnicas-de-sobrevivencia-psicologia-da.html>. (1,0 ponto)
- No terceiro parágrafo, explique o que vem a ser o pessimismo e como evitá-lo em nossas ações de sobrevivência. (1,0 ponto)
- No quarto parágrafo, apresente a sua conclusão apontando alguns princípios e ações que, quando observados, podem fazer muita diferença numa sobrevivência. (1,0 ponto)
Observação: uma lauda oficial corresponde exatamente a uma página formatada pelas normas da ABNT (aproximadamente de 1.800 toques ou 60 toques X 30 linhas). O próprio word faz a contagem dos toques, que inclui os espaços. Se precisar apenas da lauda sem ser a oficial, basta digitar em uma página com 25 a 30 linhas.
...