Equilibrio Quimico
Projeto de pesquisa: Equilibrio Quimico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LaTenorio • 26/2/2015 • Projeto de pesquisa • 2.320 Palavras (10 Páginas) • 372 Visualizações
MILLENNIUM COLÉGIO E CURSO
EQUILIBRIO QUIMICO
João Pessoa
2014
MILLENNIUM COLÉGIO E CURSO
Série:3º ano
EQUILIBRIO QUIMICO
GRUPO:
João Pessoa
2014
INDICE
⦁ Introdução..................................................................................................
⦁ Desenvolvimento........................................................................................
⦁ Conclusão...................................................................................................
⦁ Referencias ................................................................................................
INTRODUÇÃO
Um equilíbrio químico é a situação em que a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos em uma reação química se mantém constante ao longo do tempo.Foi estudado pela primeira vez pelo químico francês Claude Louis Berthollet.
Teoricamente, toda a reação química ocorre nos dois sentidos: de reagentes se transformando em produtos e de produtos se transformando de volta em reagentes. Contudo, em certas reações, como a de combustão, virtualmente 100% dos reagentes são convertidos em produtos, e não se observa o contrário ocorrer (ou pelo menos não em escala mensurável); tais reações são chamadas de irreversíveis. Há também uma série de reações nas quais logo que certa quantidade de produto(s) é formada, este(s) torna(m) a dar origem ao(s) reagente(s); essas reações possuem o nome de reversíveis.
O conceito de equilíbrio químico praticamente restringe-se às reações reversíveis. Quando um sistema atinge equilíbrio, ele tende a permanecer nesse estado desde que não ocorra nenhuma perturbação externa. Le Chatelier quando estudou os sistemas em equilíbrio e o que poderia afetá-los, chegou a seguinte conclusão experimental: Quando se provoca uma perturbação sobre o sistema em equilíbrio, ele tende a se deslocar no sentido de fuga frente a ação aplicada (tende a anular a ação aplicada),tentando se ajustar a uma nova situação de equilíbrio, este é o Princípio de fuga ante uma ação. Fatores que influenciam no descolamento de equilíbrio: variação de pressão, temperatura e concentração.Uma observação importante é que um catalisador não desloca o equilíbrio.
DESENVOLVIMENTO
⦁ Determinação da constante do equilíbrio
O conhecimento da constante de equilíbrio de uma reação química possibilita a
previsão e interpretação de vários aspectos da composição do sistema em equilíbrio.
A magnitude de K indica a “posição” de um equilíbrio químico, se os reagentes ou os
produtos são favorecidos no equilíbrio.O conhecimento das propriedades de K faz com que se possa interpretar a mudança na composição, resultante de alterações nas condições da reação, tais como a temperatura e pressão.
Estas aplicações são importantes na química, e são usadas para discutir à respeito da solubilidade, comportamento de ácidos, bases e sais, e ocorrência de reações de óxido-redução.
⦁ Constante de equilíbrio
O valor da constante de equilíbrio é obtido a partir das concentrações das espécies químicas presentes na solução quando o sistema está em equilíbrio.
A constante de equilíbrio foi deduzida a partir das velocidades das reações direta e inversa.
Recordando que para uma reação qualquer do tipo:
aA + bB = cC + dD
A velocidade da reação é dada por:
V = k.[A]a.[B]b
É importante lembrar que a água e espécies sólidas não são consideradas e apenas os reagentes participam da equação de velocidade. A velocidade depende exclusivamente dos reagentes e não dos produtos.
A constante de equilíbrio, também chamada de Kc, é obtida pela divisão da velocidade da reação inversa pela velocidade da reação direta.
Uma maneira mais
...