TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Acidez

Por:   •  9/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 4

1- O que é acidez? O que são ácidos?

O conceito de acidez condiz na presença de ácido em determinada solução ou matéria. Existem três formas usadas para definir ácidos, que são:

Teoria de Arrhenius: Sua definição diz que ácido é todo composto, que em meio aquoso libera íons H+.

Teoria de Brönsted-Lowry: Também conhecida como teoria Protônica, diz que ácidos são toda molécula ou substância que tem tendência a doar íons H+.

Teoria de Lewis: Sua definição diz que ácido é toda espécie capaz de receber elétrons.

2- Por que a inserção de íons H+ aumenta a acidez do solo?

A acidez do solo é medida pela quantidade de H+ dissociado em sua solução, que é medida em pH, (Potencial Hidrogeniônico), quanto menor o pH, maior será a acidez do solo, portanto, maior será a presença de íons H+. Se o solo sofrer a inserção de íons H+, a medida de íons H+ irá aumentar e assim o pH será menor, consequentemente aumentando sua acidez.

3- O que é pH? Em qual faixa de pH se encontram os ácidos? Por quê?

O pH significa potencial hidrogeniônico, usado para definir a solução em ácida ou básica. Quanto mais íons (H3O+ (aq)) a solução apresentar mais ácida ela será. Como consequência quanto mais íons (OH-(aq)) houver na solução, mais básica ela será.

O pH é medido em uma escala de 0 à 14, assim de 0 à 6 se caracterizam os ácidos, quanto menor o número, maior será a acidez da solução. Se for 7 será neutro. Entre 8 e 14 a solução será básica.

4- Explique QUIMICAMENTE cada uma das maneiras citadas acima em que o íon hidrogênio é inserido no solo. Utilize reações químicas e conceitos de equilíbrio químico para explicar cada um dos itens.

a) Dissociação do gás carbônico:

O gás carbônico (CO2) está presente no solo por natureza. Quando este gás é liberado vai reagir com a água que também é encontrada no solo, como na seguinte reação:

CO2 + H2O ⇔ H+ + HCO3-

O íon H+ vai para a fase sólida do solo e libera um cátion trocável que é lixiviado com o HCO3-.

b) Intemperismo das rochas:

Apesar de ser uma reação química que acontece lentamente, o intemperismo das rochas também gera acidez, principalmente quando há

elementos como Al, Fe e Mn, que são elementos que se hidrolisam muito fácil. A seguir, ilustra-se a situação com Al:

Mineral-Al ⇔ Al3+ + 3H2O ⇔ Al(OH)3 + 3 H+

Essa mesma situação pode ser aplicada, quando esses elementos que se hidrolisam estão retidos no solo e são liberados, por reação de troca ou de equilíbrio, para a solução do solo, como por exemplo:

Colóide–Al + M+ ⇔ Colóide–M + Al3+

Obs: M+ pode ser H+, K+ etc.

c) Atividade de micro-organismos do solo:

Tal processo ocorre por causa da decomposição da matéria orgânica do solo que é feita por bactérias e fungos, acontece a liberação de ácido sulfúrico (H2SO4) e nítrico (HNO3) que, uma vez presentes na solução do solo, se dissociam:

Água do solo

H2SO4 ⇔ 2H+ + SO32-

Igual à primeira, os dois íons hidrogênio deslocam nutrientes (Ca2+, por exemplo) que passam para a solução do solo e juntamente com o sulfato (SO42-) são lixiviados para camadas mais profundas do solo. Estas duas maneiras do hidrogênio surgir no solo são naturalmente, ou seja, o solo vai se acidificando gradualmente

d) Absorção de nutrientes pelas plantas:

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (127.4 Kb)   docx (571.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com