Faculdade Anhanguera de Educação, Ciências e Tecnologia de Sorocaba
Por: tigoloco_29 • 25/4/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 507 Palavras (3 Páginas) • 232 Visualizações
[pic 1]
Faculdade Anhanguera de Educação, Ciências e Tecnologia de Sorocaba
Processos de Eletrização
Prof. Roberto Rocha Carvalho
Disciplina: Principio de Eletricidade e Magnetismo
Nome: Thiago Henrique Rodrigues
RA: 261551516341 Eng. Química 6º Semestre
Sorocaba-SP
2019
- Processos de Eletrização.
Podemos considerar processo de eletrização quando acrescentamos ou retiramos os elétrons de um corpo neutro, para que o mesmo passe a estar eletrizado. Existem três formas de elitização, por atrito, contato e indução.
- Eletrização por Atrito.
Quando utilizamos dois corpos inicialmente neutros e de materiais diferentes, e esses corpos entram em atrito, ocorre a eletrização, ou seja, um dos corpos pode retirar elétrons do outro. Como por exemplo, utilizaremos um pedaço de tecido de lã e um bastão de vidro como experimento, inicialmente os dois estão neutros, mas a partir do momento em que os dois corpos entram em atrito percebe se que os elétrons do bastão passam para a seda como podemos ver no exemplo abaixo.
[pic 2]
Corpos Neutros
No segundo exemplo podemos ver que o bastão está com carga elétrica positiva e o tecido de seda está com carga elétrica negativa, ou seja são cargas de mesmo modulo e de sinais contrários.
[pic 3]
Corpo Eletrizado
- Eletrização por Contato.
Ocorre quando dois corpos um eletrizado e o outro neutro entram em contato físico.
[pic 4]
Ao aproximar o condutor positivo no condutor neutro, haverá uma transferência de elétrons do corpo neutro para o corpo positivo e os dois corpos passam a ter o mesmo potencial elétrico.
[pic 5]
Ao se separarem os dois condutores estarão com cargas de mesmo sinal.
[pic 6]
- Eletrização por Indução.
Vamos considerar três condutores, um estará carregado eletricamente (indutor) e os outros dois estarão neutros (induzido), mas um encostado no outro.
[pic 7]
Ao aproximar o condutor carregado nos condutores neutros, irá ocorrer a indução, ou seja, a separação das cargas nos condutores neutros. Como o indutor é positivo ele irá atrair as cargas negativa e ira repelir as cargas positivas do induzido.
[pic 8]
Ao separar os condutores neutros com o indutor próximo, um dos condutores ficara com carga positiva e o outro com a carga negativa.
[pic 9]
E finalmente quando retirar o indutor que estava próximo de um dos induzidos obteremos o resultado de dois condutores que eram neutro mas agora possuem cargas de sinais opostos.
[pic 10]
...