Funções Orgânicas Limpeza e sanitização
Por: naninha123 • 19/5/2015 • Seminário • 492 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
Limpeza e sanitização
Nome do aluno: Lumara Oliveira da Silva.
Tuma: técnico em química.
Data de realização: 05 de dezembro de 2014.
Professora: Aline.
Introdução
As cervejarias são consideradas indústrias alimentícias e, portanto, os procedimentos de limpeza e sanitização são de grande importância para a qualidade e durabilidade do produto.
Limpeza: é o procedimento utilizado para remoção de materiais estranhos como pó, terra, grande número de microrganismos, material inorgânico substancias químicas.
Em geral é utilizada a água associada ou não a detergentes, enzimas e auxiliares mecânicos (rodo, esfregão, buchas, panos, etc.) e neste caso a limpeza também é chamada de lavagem.
Sanitização: caracteriza-se por representar um conjunto de operações de natureza física ou química com o objetivo de reduzir o nível de contaminação por microrganismos e proteínas tóxicas, em superfícies inanimadas (instalações, equipamentos e utensílios). Os procedimentos de sanitização não asseguram a eliminação total de bactérias na forma de esporos ou de proteínas tóxicas. Portanto, a sanitização é o processo que visa à eliminação de microrganismos na forma vegetativa, excetuando-se esporos bacterianos.
Objetivo
Está visita teve como objetivo geral, visar e acompanhar a limpeza e sanitização da empresa klaro chopp.
Material utilizado
- Ácido Peracético.
- Hidróxido de sódio.
Na visita técnica na empresa Klaro chopp, no dia 05 de dezembro de 2014, os alunos do SENAC, foram acompanhar a limpeza e a sanitização da empresa, chegando lá se depararam com a segurança, tendo que se identificar para conseguir entrar, pois então identificaram e foram todos bem recebidos pelo cervejeiro Noêmio.
Logo na entrada conheceram o proprietário Rodrigo, que por curiosidade fizeram-se várias perguntas, e descobriram que ele era um técnico em química, sendo assim ele pode assinar pela sua própria empresa, logo ofereceu para acompanhar na visita.
Rodrigo o proprietário da empresa distribuiu tocas para a segurança e higienização do produto, foram para o almoxarifado para conhecer os produtos, como o lúpulo, o que dá o aroma e o amargo, esse produto vem diretamente da Alemanha.
O outro produto era o malte, popularmente conhecido como “Grão de arroz”, mais nome real também é a cevada, que seu uso e para germinação e sua casca serve como um filtro.
Rodrigo explicou-se que dentro de cada barril tem em média 475 reações químicas,
e em média são produzidos 80 mil litros por semana, e a empresa contem 10 funcionários contando com o proprietário, lembrando-se que o produto químico amônia e utilizado para resfriamento.
...