Gestão dos resíduos produzidos pelo restaurante
Por: nessahalves • 6/11/2018 • Trabalho acadêmico • 423 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
Página 1 de 2
Gestão dos resíduos produzidos pelo restaurante
- A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, com uma população de cerca de 6,5 milhões de habitantes, equivalente a 3,5% da população do Brasil, produziu mensalmente no ano de 2011 cerca de 1,2 milhões de toneladas desses resíduos (RIO DE JANEIRO, 2012). São aproximadamente 14,5 milhões de toneladas por ano! É muito lixo que precisar receber o tratamento adequado, para evitar impactos ambientais como, a contaminação de lençóis freáticos pelo chorume, a liberação de poluentes atmosféricos pela incineração, a disseminação de vetores de doenças e o comprometimento da beleza cênica de ruas, praças, áreas verdes etc. Para reduzir a quantidade de resíduos urbanos, a melhor alternativa é reduzir o consumo, escolher produtos que gerem menos resíduos (como, por exemplo, aqueles com embalagens mais simples) e reaproveitar os materiais. Separar adequadamente o lixo também é fundamental, pois reduz a quantidade do que precisa ser efetivamente descartado do que pode ser encaminhado para reciclagem.
- inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes [...], entre elas a disposição final [= distribuição ordenada em aterros], observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos. (BRASIL, 2010, p. 2).
- O despejo irregular de resíduos sólidos e líquidos é um grande agravante a poluição e prejudicial ao meio ambiente em geral. O restaurante ao jogar restos de alimentos em lugar indevido, está contribuindo para isso. Isso é decorrente, muitas das vezes, de um mal planejamento e gestão por parte do restaurante. Algumas atitudes podem ser tomadas para reduzir isso, e contribuir para a sustentabilidade do lugar. • Uma alternativa é para ajudar na redução de resíduos gerados. Para isso é necessário a redução do consumo e escolhendo produtos mais sustentáveis, aqueles que gerem menos resíduos e/ou que podem ser reutilizados. Fazendo com que a quantidade descartada seja menor, e evitando a necessidade de despejo irregular. • O Processamento Biológico também é um caminho a ser escolhido. Através da compostagem, que transforma a parte orgânica dos resíduos em adubo orgânico, metano é liberado e a partir disso é possível gerar energia elétrica, a qual pode ser utilizada no restaurante. • Outro meio é a pirólise, que através de uma reação de decomposição térmica, causa a ruptura da estrutura molecular original, possibilitando a extração de diversos subprodutos, como amônia e óleo combustível. Além disso, os equipamentos utilizados no processo impedem a liberação de substâncias nocivas a atmosfera.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com