INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO
Por: Gabriel Oliveira • 27/11/2018 • Relatório de pesquisa • 2.128 Palavras (9 Páginas) • 392 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL I
TURMA: Quim221
PROF.:
Ácidos , bases e sais
24/06
25/06
1.Introdução:
Sais:
Sabemos que os sais estão presentes em nosso dia, como por exemplo o sal de cozinha (NaCl) ou Bicarbonato de sódio (NaHCO3), que é utilizado no fermento, ou em outras áreas.
Os sais são formados através da reação entre um ácido e uma base, conhecida como reação de neutralização ou salificação, que além de forma um sal, forma-se água.
3 HCl + Al(OH) 3 → Al(Cl)3 + 3H2O, os sais compostos iônicos que possuem um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-.
Classificações dos sais:
Sais neutros ou normais: Contém apenas um cátion e um ânion, que resultou entre a reação de base e um ácido fortes ou entre uma base e um ácido fracos. Exemplo:
NH4OH+HCN ----> NH4CN (vem do hidróxido de amônio, NH4OH, uma base fraca e vem do ácido cianídrico, HCN, um ácido fraco)
Sais ácido ou hidrogenossal: Ocorre que esse tipo de sal é formado por um ácido forte e uma base fraca, é por conta disto, em meio aquoso, o pH da água fica menor que 7 (solução ácida), pois o cátion proveniente da base sofre hidrólise e há a formação dos íons H+ (ou H3O+). Exemplo:
Al(OH)3+H2SO4 ----> Al2(SO4)3 (vem do hidróxido de alumínio, Al(OH)3, uma base fraca e vem do ácido sulfúrico, H2SO4, um ácido forte)
Sais básico ou hidroxissal: Reação neutralização parcial da base Se nem todas as hidroxilas reagirem, o sal tem em sua estrutura uma ou mais hidroxilas). Ocorre inversamente a mesma coisa que anterior, só que ele é formado a parti de base forte é um ácido fraco. Exemplo:
Ca(OH)2+H3BO3 ----> Ca3(BO3)2 (vem do hidróxido de cálcio, Ca(OH)2, uma base forte e vem do ácido bórico, H3BO3, um ácido fraco)
Sal Misto ou Duplo: Possui dois tipos de cátions e dois tipos de ânions diferentes do H+ e do OH-. Eles são provenientes de uma reação de neutralização parcial. Exemplo:
Quando Cátion: H2SO4 (diácido) + KOH (base) + NaOH (base) → KNaSO4 (sulfato duplo de potássio e sódio) + 2H2O
Quando ânion: Ca(OH)2 (dibase) + HBr (ácido) + HCl (ácido) → CaBrCl (cloreto-brometo de cálcio) + 2H2O
Ácidos:
Historicamente os químicos de antigamente associavam o conceito de ácido com uma substância com termo azedo e quando são colocadas em substâncias aquosa teriam gosto de sabão, mas hoje sabemos que existem melhores maneira para se saber o que é ácido e base pelo método dos indicadores, maneiras mais seguras. Hoje já sabemos que os ácidos e bases são compostos, que consistem em várias propriedades comuns. Como exemplo, a mudança de cores em vegetais específicos.
Na década 1880, o químico Svante Arrehnius, descobriu que os comportamentos dos ácidos com a composição de íons de H+ e o comportamentos das bases com a existência de íons de OH- em solução aquosa. Então ele classificou os ácidos como qualquer substância que, quando dissolvida em água pura, aumenta a concentração de íons hidrogênio, H+ (aq), na água.
Óxidos:
Um óxido é composto químico inorgânico binário (constituído de dois elementos químicos) iônicos ou moleculares possuem oxigênio ligado a outro elemento químico, sendo que o oxigênio será o mais eletronegativo entre eles.
Sabemos que os óxidos são presentes no cotidiano, principalmente em estado gasoso. Um óxido que podemos citar é Dioxido de carbono, CO2, que é um produto gerado da respiração humana.
Como citado no primeiro parágrafo, existente óxidos iônicos e moleculares, mas tudo dependerá da ligação entre o hidrogênio e o outro elemento. Quando há uma grande diferença de eletronegatividade entre os elementos, como por exemplo, ligação do oxigênio com os elementos do grupo dos metais alcalinos, teremos um óxido iônico, ocorre por conta da ligação iônica (Metal + Ametal), tendo em vista o caso do Na2O.
Os óxidos covalentes são os que sofrem ligação covalentes, sendo que a diferença ou eletronegatividade entre os elementos é baixa. Vendo que será uma ligação covalente polar pois o oxigênio terá a sua eletronegatividade maior que o elemento envolvido. Tendo como exemplo NO, substância poluente, gerado pelas indústrias químicas.
2. Objetivo:
Verificou-se as propriedades dos sais, ácidos e óxidos, através das teorias de Arrhenius. Aplicando-se as técnicas de manuseio aprendidas nos materiais, vidrarias e reagentes sem desperdício.
3. Matérias e reagentes:
Pêra de sucção ácido acético
Pipeta ácido clorídrico
Lamparina Cobre metálico
Pinça de madeira Magnésio metálico
Tubo de ensaio Hidróxido de Sódio
Estante de tubo de ensaio Óxido de cálcio
Bécher Tiossulfato de sódio
Bureta Carbonato de Cálcio
Tubo de ensaio com saída lateral Sódio metálico
Mangueira de látex Água
Rolha Cloreto de amônia
Erlenmeyer fita de pH
Pissete Fenolftaleína
Espátula Cloreto férrico
Suporte universal Azul de bromotimol
Garra Ácido sulfúrico
Estufa Hidróxido de Bário
Álcool (lamparina)
4.Procedimentos:
Ação dos ácidos sobre
...