LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA
Por: Gilvan Matias • 17/7/2019 • Trabalho acadêmico • 1.666 Palavras (7 Páginas) • 192 Visualizações
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL[pic 1]
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA – DET
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA
CURSO: AGRONOMIA
TURMA: 02
DATA: 23.05.2019
DOCENTE: CLAUDIO COSTA DOS SANTOS
AULA PRÁTICA 05: SINTESE DO IODOFÓRMIO
DISCENTES: ARTUR DA SILVA MACEDO
GILVAN MATIAS VENANCIO
MARCELO AUGUSTO COSTA LIMA
PEDRO ALEXANDRE DE MACEDO SANTOS
MOSSORO
2019
ASSUNTO: OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO GÁS ACETILENO
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 5
2.1. OBJETIVOS GERAIS 5
2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
4. MATERIAIS E REAGENTES 7
5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 7
6. RESULTADOS E DISCUSSÃO 8
6.1. SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DO GÁS ACETILENO E SUBPRODUTOS 8
6.2. REAÇÃO DE ADIÇÃO DE IODO A ALCINOS 9
7. CONCLUSÃO 9
INTRODUÇÃO
O gás Acetileno é um Alcino, eles são hidrocarbonetos insaturados contendo uma ligação tripla (C≡C) e por serem hidrocarbonetos (constituídos apenas de carbono e hidrogênio), também são apolares. A sua tripla ligação configura alta instabilidade e por consequência, alta reatividade, principalmente em reações de adição. Este é um gás incolor tem odor desagradável que se liquefaz à temperatura de -83,71 °C e solidifica a -84,96°C apresentando instabilidade elevada, por sua vez, sob pequenas compressões se decompõe com muita facilidade liberando energia normalmente é armazenado em cilindros de aço, sob pressão e dissolvido em acetona.
O Acetileno é o mais importante dos Alcinos devido a sua reação extremamente exotérmica com o oxigênio, liberando Gás carbônico e Água, formando gás oxiacetileno, aproximadamente 308 kcal por mol[3] como é expresso a seguir:
C2H2 + 5/2 O2 → 2 CO2 + H2O + 308 kcal
Dentre suas aplicações na indústria química como matéria-prima, encontra-se a síntese de centenas de compostos, dentre os quais os mais destacados são o etileno, o etanol, diversos compostos organoclorados, especialmente solventes como o clorofórmio e o ácido acético. É utilizado também na produção de borracha sintética e polímeros.
Seu uso está em processo de ascendência atualmente devido às novas tecnologias em catalisadores e as pesquisas na área.
OBJETIVOS
OBJETIVOS GERAIS
Realizar a obtenção simples de um composto orgânico a partir de um inorgânico, além de realizar a caracterização dos produtos obtidos e promover reações com o gás acetileno formado.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Sintetização do gás acetileno.
- Caracterização do gás obtido.
- Caracterização do subproduto utilizando indicador de ácido-base.
- Compreender e aplicar o balanceamento de uma reação pelo método de tentativas.
- Realizar uma reação de adição eletrofilica a compostos insaturados.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O gás acetileno faz parte da classe dos alcinos, é incolor, instável, altamente combustível e produz uma chama de elevada temperatura na presença do oxigênio. Tem cheiro agradável na forma pura, mais odor irritante quando em contato com impurezas. Ele é usado na fabricação de explosivos, solventes industriais, plásticos e borrachas sintéticas, é empregado na síntese do ácido acético e álcool etílico. É possível fabricar através de calcário e carvão de pedra, os quais são bastante abundantes na natureza.
A composição para a obtenção do gás e combustão química resultante é feita com Carboneto de Cálcio e Água expressa na reação a seguir:
CaC2 + 2H2O → Ca (OH)2 + C2H2
Após a reação para a obtenção do acetileno, é formado além do gás um composto básico, que é uma substância corrosiva. Os elementos orgânicos podem ser ácidos ou básicos de acordo com uma escala que varia de 0 a 14, a qual é denominada de pH (potencial hidrogeniônico), onde a medida condicionada de 0 a 7 e considerada ácida, e a medida de 7 a 14 é considerado um meio básico. O valor intermediário da escala, este sendo o 7 é considerado o ponto de neutralidade com observado a seguir:
...