LICENCIATURA EM LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E EM LÍNGUA INGLESA E RESPECTIVAS LITERATURAS
Por: Pedro Jesus M. T • 16/11/2018 • Artigo • 3.405 Palavras (14 Páginas) • 355 Visualizações
Revisão Bibliográfica
causa explosões, essa reação fica ainda mais forte quando se desce no grupo, devido ao aumento do tamanho do átomo.
A reação também depende da superfície de contato do metal com a água, o hidróxido é altamente solúvel em água, desta forma, ele sai com facilidade da superfície de reação, aumentando drasticamente a força explosiva da reação, principalmente em átomos mais pesados dos metais alcalinos, dessa forma o lítio reage de forma moderada; o potássio funde e inflama na superfície da água. (LEE, J, D.1999).
2.1 Óxidos alcalinos
Como já dito anteriormente, os metais alcalinos são altamente reativos e na natureza costumam forma óxido devido a reação com ar. Os metais alcalinos, lítio, sódio, potássio e césio, no geral formam óxidos, porem o ar não possui somente oxigênio, há também nitrogênio, o lítio é capaz de reagir com o nitrogênio do ar formando nitrato de lítio (Li3N), composto iônico de cor avermelhada.
Há duas importantes reações com nitrato de lítio, em altas temperaturas ele se dissocia formando lítio e gás nitrogênio, nitrato de lítio pode reagir com água formando amônia.
As reações para os compostos:
2Li3N → 6Li + N2 (Reação de formação do lítio e gás nitrogênio)
L3N + 3H2O → 3LiOH + NH3 (Reação de formação da amônia)
Os óxidos formados pelos metais alcalinos, são em sua maioria pelo lítio e sódio, que também são capazes de formar peróxidos, os demais metais do grupo formam, principalmente, superóxidos. Esses óxidos possuem estrutura cristalina do tipo AX2 onde A é ânion e X2 cátion, esse tipo de estrutura também é conhecida como antifluorita, por seus íons positivos e negativos estarem invertidos na estrutura, o que os diferencia da estrutura da fluorita.
[pic 1][pic 2]
(Ref. imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/19/Lithium-oxide-unit-cell-3D-balls-B.png/250px-Lithium-oxide-unit-cell-3D-balls-B.png)
Os óxidos alcalinos são incolores e iônicos, são formados pelo cátion do metal 2Li+ e o ânion O-2, formando Li2O e no caso do sódio Na2O. Óxidos com outros elementos do grupo podem ser feitos dissolvendo os elementos em amônia liquida e introduzindo a quantidade necessária para forma os óxidos, peróxidos ou superóxidos, qual ira formar dependera somente da quantidade de oxigênio introduzida na solução.
Os diversos óxidos dos metais alcalinos podem formar hidróxidos quando reagidos com água, mas diferente do metal em estado puro eles não causam explosões, devido a estabilidade que o átomo de oxigênio garantiu para os metais alcalinos. As reações de óxidos alcalinos em água produzem importantes produtos industriais como o hidróxido de sódio, comumente conhecido como soda caustica.
Algumas reações de formação de hidróxidos alcalinos:
Na2O(s)+ H2O(l) → 2NaOH(aq)
K2O(s) + H2O(l) → 2KOH(aq)
K2O(s) + H2O(l) → 2KOH(aq)
Rb2O(s) + H2O(l) → 2RbOH(aq)
Os hidróxidos alcalinos possuem alta solubilidade em água, com exceção do hidróxido de lítio (sua solubilidade é bem menor). Eles são poderosas bases, muito utilizada em reações ácidos-bases, a base hidróxido de sódio reagindo com ácido clorídrico forma uma solução aquosa contendo cloreto de sódio (NaCl) e água.
NaOH(aq) + HCl(aq) → NaCl(aq) + H2O(l)
Essa é uma das diversas aplicações do hidróxido de sódio e uma de muitas das aplicações dos hidróxidos alcalinos.
Tabela 1- Solubilidade em água dos hidróxidos alcalinos
Hidróxido | Solubilidade em água |
LiOH | 13g/100g (25ºC) |
NaOH | 108,3g/100g (25ºC) |
KOH | 112,8g/100g (25ºC) |
RbOH | 197,6g/100g (30ºC) |
CsOH | 385,6g/100g (15ºC) |
FrOH | ------------------------------------------------- |
(Fonte: http://gestis-en.itrust.de; (LEE, J.D.1999))
2.2 Peróxidos
Os peróxidos têm em comum o íon O2-2 são agentes oxidantes, peróxidos alcalinos são sólidos iônicos e apresentam formula M2O2, reagem com água e ácidos formando peroxido de hidrogênio (H2O2), também conhecido como água oxigenada.
No geral os peróxidos alcalinos reagem violentamente com substancias e elementos redutores, por exemplo, o peroxido de sódio (Na2O2) reage com a maioria dos solventes orgânicos. Ele é obtido industrialmente pela reação do sódio com excesso de ar, a reação ocorre em dois momentos, primeiro se forma oxido de sódio e depois o peroxido, a formula química para reação:
2Na+ ½ O→ Na2O (formação do oxido de sódio)
Na2O+ ½ O → Na2O2 (formação do peroxido de sódio)
2.3 superóxidos
Todos os superóxidos possuem o íon O2-, são agentes oxidantes mais forte que os peróxidos, os superóxidos alcalinos conhecidos são: superóxido de sódio (NaO2); superóxido de lítio (LiO2), superóxido de potássio (KO2), superóxido de césio (CsO2) e superóxido de rubídio (RbO2).
As reações de superóxidos com água ou ácidos fornecem peroxido de hidrogênio e gás oxigênio (O2), seguindo a formula.
...