LICENCIATURA PLENA EM LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LINGUA PORTUGUESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS
Por: Eliakim Francisco • 15/7/2019 • Projeto de pesquisa • 2.480 Palavras (10 Páginas) • 367 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA
CAMPUS LAGO DA PEDRA-MA
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LINGUA PORTUGUESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS
ACADÊMICAS: FLAVIANNA DE JESUS SILVA, FRANCISCA ALICE DE PAULA LOIOLA NASCIMENTO, MARIA ERIVONE DA SILVA CARVALHO
O ENSINO DE LITERATURA BRASILEIRA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NO CENTRO DE ENSINO CRISTOVÃO COLOMBO
LAGO DA PEDRA-MA
2018
FLAVIANNA DE JESUS SILVA
FRANCISCA ALICE DE PAULA LOIOLA NASCIMENTO
MARIA ERIVONE DA SILVA CARVALHO
O ENSINO DE LITERATURA BRASILEIRA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NO CENTRO DE ENSINO CRISTOVÃO COLOMBO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a banca Examinadora da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA como requisito parcial para obtenção do título de Graduação em Letras.
Sob a orientação do Prof. Me. Rubenil da Silva Oliveira
LAGO DA PEDRA-MA
2018
SUMÁRIO
1. TEMA 4
2. TÍTULO 4
3. OBJETIVOS 5
3.1 Geral 5
3.2 Específicos 5
4. PROBLEMA 6
5. JUSTIFICATIVA 7
6. HÍPOTESES 9
7. METODOLOGIA 10
8. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 11
9. CRONOGRAMA 14
REFERÊNCIAS 15
- TEMA
O ensino de Literatura Brasileira
- TÍTULO
O ensino de Literatura Brasileira no terceiro ano do Ensino Médio na escola Centro de Ensino Cristovão Colombo.
- OBJETIVOS
- Geral
Despertar e incentivar alunos e professores do terceiro ano do ensino médio no Centro de Ensino Cristovão Colombo no município de Lago da Pedra, para a forma como acontece o ensino de literatura brasileira em sua turma e como deveria ocorrer para que houve-se um bom aprendizado.
- Específicos
- Verificar a relação teoria e pratica existente na sala de aula sobre o ensino da literatura.
- Mostrar as possibilidades que podem ser exploradas para o ensino de literatura brasileira através da sequência expandida de Cosson.
- Fazer com que as pessoas compreendam que deve-se valorizar a literatura brasileira e trabalha-la de forma correta dentro da sala de aula.
- Instigar os alunos a terem gosto pela leitura de literaturas e que os mesmos reconheçam a importância que ela pode ter para o seu enriquecimento intelectual.
- PROBLEMA
Como ocorre o ensino de Literatura Brasileira no Terceiro ano do ensino médio na escola Centro de Ensino Cristóvão Colombo?
- JUSTIFICATIVA
Ao observar as aulas de português das turmas de terceiro ano na escola Centro de Ensino Cristovão Colombo, notamos que é necessário entender o problema para assim podermos tomar as devidas medidas necessárias para solução com relação as metodologias utilizadas em sala de aula.
Notamos que a forma de ensino de literatura está alienada, ocorrendo sempre de uma mesma forma, são ensinados aos alunos apenas as características das escolas literárias, das obras e dos devidos autores apresentados a eles. Utilizando como um dos embasamentos o Letramento Literário de Cosson (2012).
A literatura no ensino médio resume-se a seguir de maneira descuidada o livro didático, seja ele indicado pelo ou não pelo professor ao aluno. São aulas essencialmente informativas nas quais abordam dados sobre autores, características de escolas e obras, em uma organização tão impecável quanto incompreensível aos alunos. (COSSON, 2012, p. 22).
No Ensino Médio o ensino de literatura é colocado em segundo plano de forma que ela servisse apenas para gerar outra atividade, de forma que os textos literários são usados não para ensinar literatura mas para base de estudo e identificação de outra atividade voltada para gramática, sendo esta considerada mais importante, e raramente quando estudado o texto voltado para o ensino de literatura destes aparecem apenas fragmentos que são usados para a identificar e comprovar as características dos períodos literários.
Desse modo Cosson (2012) em Letramento Literário diz que a Literatura Brasileira é ensinada da seguinte forma:
No ensino médio, o ensino de literatura limita-se à literatura brasileira, ou melhor, à história da literatura brasileira, usualmente na sua forma mais indigente, quase como apenas uma cronologia literária, em uma sucessão dicotómica entre estilos de época. Cânone e dados biográficos dos autores, acompanhada de rasgos teóricos sobre gêneros, formas fixas e alguma coisa de retórica em uma perspectiva para lá de tradicional. Os textos literários, quando comparecem, são fragmentos e servem prioritariamente para comprovar as características dos períodos literários antes nomeadas. (COSSON, 2012, p. 34).
...