LICENCIATURA LETRAS / INGLÊS / ESPANHOL
Por: Alves0202 • 2/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.886 Palavras (8 Páginas) • 536 Visualizações
LICENCIATURA EM LETRAS / INGLÊS / ESPANHOL
TRABALHO DE ESTUDOS DISCIPLINARES 2
ALUNOS (A) :
NOME: FELIPE ALVES RA : 1704055
NOME : SOLANGE MENDES RA: 1706075
NOME: RANTHER MATHEUS RA: 1700682
NOME: : MARCELO ANTONIO RA: 1739420
NOME: THAIS TRONCONI RA: 1700925
NOME: AMARALLYNA RA : 1712303
NOME: NAYANE CRISTTINY RA : 1745737
POLO GOIÂNIA BUENO 2017
LICENCIATURA LETRAS / INGLÊS / ESPANHOL
ESTUDOS DISCIPLINARES 2
2° POSTAGEM : INDIQUE UMA ACÃO LEITORA QUE DEMONSTRA O PAPEL ATIVO E O NÃO PASSIVO DO LEITOR.
TEXTO : O CADERNO
AUTOR : TOQUINHO
Reflexões apresentada à disciplina de estudos disciplinares 2, ministrada pela professora Ana Lúcia Machado da Silva, para obtenção parcial de nota no curso de Licenciatura em Letras / Inglês / Espanhol.
CAPA:
SUMÁRIO:
ESTUDOS DISCIPLINARES 2
TEXTO : O CADERNO
O TEXTO ___________________________________ 01
INTRODUÇÃO ________________________________02
1° AÇÃO LEITORA_____________________________03
2° AÇÃO LEITORA_____________________________04
3° AÇÃO LEITORA_____________________________05
4° AÇÃO LEITORA_____________________________06
5° AÇÃO LEITORA _____________________________07
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS__________________08
TEXTO : O CADERNO
Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco até o bê-a-bá
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha, duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel
Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas bimestrais
Você vai ver
Serei de você confidente fiel
Se seu pranto a molhar meu papel
Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer
Só peço a você um favor
Se puder
Não me esqueça num canto qualquer
INTRODUÇÃO:
Um professor em sala de aula, além de apresentar aos alunos textos que serão trabalhados, deve fazer com que estes sejam compreendidos. Tal compreensão não é constantemente obtida apenas com a leitura desses textos, pois nem sempre o sentido é demonstrado explicitamente, dependendo assim de uma interpretação do seu leitor. Portanto a leitura é, assim, uma interação entre leitor e texto.
Algumas técnicas são utilizadas pelo leitor para extrair certos sentidos dos textos. Estas técnicas são denominadas de estratégia de leitura, que orientadas pelo professor em sala de aula, por exemplo, podem atingir os objetivos desejados ao ler um texto. Essas estratégias podem ser cognitivas (quando são usadas de forma inconsciente) e metacognitiva (quando utilizadas de forma consciente).
As estratégias cognitivas, podem ser classificadas como: o princípio da economia, a canonicidade, a coerência e relevância. Lembrando que essas estratégias ocorrem de forma inconsciente, onde o leitor conserva a informação principal do texto, reduzindo termos e economizando palavras, eliminando as informações não primárias, usando termos generalizantes.
Por sua vez, as estratégias metacognitivas são realizadas com alguns objetivos já pré-selecionados pelo leitor, ocorrendo de forma consciente. Essas estratégias podem ser citadas como: da previsão, da inferência, da visualização, de seleção, de pensamento em voz alta, de questionamento, e por fim de a de conexão. Essas estratégias são utilizadas, principalmente, quando um leitor não compreende o sentido de um texto a seguir .
1° ACÃO LEITORA :
Para alcançar bons resultados diante dos alunos em relação a leitura,é necessário que seja traçado um “caminho”para se chegar ao objetivo,que é levá los a ler e compreender o texto.Mas isso só é possível se houver vontade,interesse nessa compreensão.Neste momento cabe ao professor conhecer e desenvolver ferramentas de leitura,maneiras de despertar esse interesse.Mostrando aos seus alunos primeiro por quê ler,segundo como ler,e terceiro o quê ler,para que essa leitura seja eficaz,e com bons resultados.Entendendo isso o aluno pensará na leitura sem a obrigação,mas sim em seus próprios motivos e objetivos de leitura.
Na música O CADERNO de Toquinho,notamos que o nome já gera uma certa curiosidade.Daí iniciamos uma ferramenta, perguntar a si mesmo,como,em qual sentido o“caderno”está sendo usado, figurado?literal? o que poderia ser interessante em um texto com esse título? O conhecimento de mundo já me dá uma dica,pois o autor da música tem sempre em seus trabalhos a criança,o mundo infantil,descreve sempre a mente,e imaginação das crianças,levando o leitor a uma viagem neste mundo.Já vem também a mente o caderno mesmo.Para quê,como e quando uso o caderno.Então ao realizar a leitura, começa se a perceber que a pessoa que narra o texto se descreve e descreve sua participação na vida de sua “colega”.Assim o conhecimento prévio do uso de um caderno,liga este,ao desenrolar da narração nos fazendo compreender que quem fala é o caderno à menina que o usa desde a infância,nos seus primeiros rabiscos até sua juventude,quando o rasga,e com as mudanças na vida adulta,deixa de dar tanto valor a ele…
...