Lei gaussiana
Projeto de pesquisa: Lei gaussiana. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: masabo • 3/12/2014 • Projeto de pesquisa • 1.085 Palavras (5 Páginas) • 283 Visualizações
SUMÁRIO
ETAPA 1 5
PASSO 1 5
PASSO 2 8
PASSO 3 8
PASSO 4 9
CONCLUSÃO 10
BIBLIOGRAFIA 10
ETAPA 1
PASSO 1
Pesquisar em livros da área, revistas e jornais, ou sites da internet, notícias que envolvem explosões de fábricas que têm produtos que geram ou são à base de pó.
Muitas pessoas acabam provocando a morte por causa de explosões acidentais que são causadas por algum tipo de material que contem partículas em seu composto e quando essas partículas entram em contato com o ar pode rapidamente ser queimada, provocando deste modo uma explosão. Essas explosões causam diversos efeitos no ambiente e pode causar a morte dependendo do grau.
Grande parte das explosões são causadas por falta de informação, muitos individuas não tem conhecimento do material com qual está lidando, não se sabe o composto, e não imagina que uma farinha de trigo, um chocolate em pó ou até mesmo um açúcar possa causar um grave acidente.
Porque a explosão acontece.
Os materiais em pó podem se tornar explosivos por causa de uma série de fatores que em conjunto acabam provocando a explosão.
Os fatores mais comuns que geram a explosão são:
Combustão
E resultado de reações químicas provocadas por misturas em condições ideais de combustível, comburente e fonte de calor
Elementos da combustão: Substância com capacidade de entrar em combustão, podendo está no estado liquido, solido e gasoso.
Comburente: Agente gasoso que matem a combustão, ou seja oxigênio, nitrogênio e gases nobres.
Calor: Uma energia que inicia o processo de combustão e mantem.
A explosão também pode acontecer por causa de processos que gera concentração de muitos gases acumulado em um espaço muito limitado.
Os gases juntos com a pressão gerada geram uma onda de choque que tem alto poder de propagação. A combustão pode ser definida com deflagração ou detonação.
A diferença entre as duas é a velocidade da onda de choque, a combustão deflagração acontece quando a chama se propaga em uma velocidade menor que o som já a detonação se propaga em velocidade superior ao som. Porem os materiais explosivos que estão no composto não influencia na questão da força de uma explosão o que importa realmente e define uma explosão e o tipo e velocidade do processo.
Segundo informações 11º Portal de bombeiros militar de vila Isabel, as explosões de pó ocasionam mais de 100 mortes em todo o mundo e gera muitas consequências a vida e ao patrimônio. Por causa do desconhecimento das características explosivas do produto pó, pois os pós são um dos elementos mais perigosos.
Os locais onde mais ocorre acidentes com esse elemento são em industrias de armazenamento de produção de cerais, fabrica de raçoes e farelos, instalações de recepção, secagem e armazenamento de grão. Também ocorrem no manuseio de pós como açúcar, carvão, farinha, alumínio e outros.
Para ocorrer uma explosão de um pó é necessário a combinação dos seguintes elementos:
Combustível: pós secos em suspensão com dimensões entre 0,5 a 10 microns;
Oxigênio: mínimo de 12% de concentração no ar;
Concentração de pó no ambiente: É a quantidade de material em suspensão dentro de uma faixa passível de explodir, definida como Limites de Explosividade Superior e Inferior.
Fonte de ignição: gerada por um uma chama qualquer, descargas atmosféricas, uma faísca de solda, faíscas por fricção ou até mesmo descargas eletrostáticas.
Ambiente confinado: necessário a fim de se obter as concentrações ideais tanto do combustível como do comburente.
Medidas preventivas
- Realizar a limpeza periódica do local a fim de evitar o acúmulo de pó;
- Realizar manutenções periódicas em equipamentos eletro-mecânicos e em instalações elétricas;
- Não utilizar no manuseio do pó equipamentos que produzam faíscas, usar de preferência materiais plásticos;
- Aterrar todos os equipamentos a fim de impedir o acúmulo de eletricidade estática;
- Manter o produto em local fresco e bem ventilado, afastado do calor, faíscas ou chamas vivas;
- Instalar sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (pára-raios);
- Treinar os funcionários quanto aos perigos inerentes ao pó e a cuidados a serem tomados (com equipamentos de solda, prática de fumar em ambientes de risco dentre outros).
- Projetar sistemas de iluminação apropriados aos ambientes com risco de explosão.
...