MUCOSA BUCAL E CÉLULAS DO ALHO
Por: Pedro Garcia • 21/4/2015 • Relatório de pesquisa • 649 Palavras (3 Páginas) • 409 Visualizações
[pic 1]
ETEC SALES GOMOES – TATUÍ – SP
MICROBIOLOGIA
3º MÓDULO DE QUÍMICA – TARDE
PROFESSORES: GILBERTO E MIRIAN
OBSERVAÇAO DE CÉLULAS DA MUCOSA BUCAL E CÉLULAS DO ALHO
Aline – Orador
Angelo – Higienização
Barbara – Higienização
Nathália R – Líder
Pedro – Relatório
Priscila – Higienização
Pratica 05/03/2015
Entrega 19/03/2015
TATUÍ/SP
Sumario
Introdução...................................................................................... 03
Objetivo......................................................................................... 05
Material e Reagentes..................................................................... 05
Procedimentos............................................................................... 06
Analise e Resultados..................................................................... 06
Conclusão...................................................................................... 08
Fontes Bibliográficas..................................................................... 09
Introdução
Há dois tipos de células eucarióticas: animais e vegetais. Apesar de terem três partes bem diferenciadas e comuns a todas elas (membrana, o citoplasma e o núcleo), apresentam diferenças: existem estruturas exclusivas das células animais e outras exclusivas da células vegetais. Célula Animal
Seja qual for o tipo de ser vivo que apresenta células como a dos animais, essas células têm uma série de características que as distinguem das plantas. Por exemplo, são desprovidas de parede celular e de cloroplastos, mas apresentam centríolos, estruturas ausentes nas plantas mais complexas.
Partes de uma célula animal:
Em praticamente todas as células podemos distinguir três partes: a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo. A membrana celular ou plasmática é uma estrutura que delimita a célula e a separa do meio onde se encontra, mas não isola completamente a célula, pois permite o intercâmbio de substâncias do interior ao exterior e vice-versa.
O citoplasma ocupa o espaço situado entre a membrana e o núcleo. Esse espaço está preenchido de um fluido, o hialoplasma (ou citosol), no qual se encontram os orgânulos celulares ou citoplasmáticos e o citoesqueleto (uma série de microfilamentos e microtúbulos que dão forma à célula).
O núcleo é uma estrutura mais ou menos esférica que se encontra no interior da célula, delimitado por uma estrutura membranosa (o envoltório nuclear). Assim como a membrana celular, o envoltório nuclear permite o intercâmbio de determinadas substâncias entre o núcleo e o citoplasma.
Cada uma das partes tem sua função. A célula é uma unidade biológica de funcionamento: realiza as três funções vitais (nutrição, relação e reprodução). Caso uma célula pertença a um ser pluricelular, ela pode ser especializada no desempenho de uma determinada função.
Já as células vegetais constituem o organismo das plantas. Células vegetais têm uma parede celular que recobre sua superfície, proporcionando proteção e resistência. No citoplasma, abrigam orgânulos exclusivos delas, os cloroplastos, responsáveis pela fotossíntese.
Estruturas únicas das células vegetais:
Parece celular: a parede das células vegetais é uma parte essencial delas, além de ser um elemento diferenciador em relação às células animais. Tem funções de proteção e sustentação.
Além da parede celular, as células vegetais caracterizam-se pela presença de orgânulos chamados plastos (ou plastídios) e pela existência de grandes vacúolos.
...