Metodologia
Por: gabiosilva • 16/6/2015 • Trabalho acadêmico • 878 Palavras (4 Páginas) • 247 Visualizações
Disciplina: Metodologia
Atividade curricular:
Respostas:
- Problema a ser investigado (na forma de pergunta).
- É possível substituirmos a massa óssea por Biovidros? O Biovidro apresenta uma boa compatibilidade com o meio ósseo?
- Especificação dos Objetivos geral e específico.
Objetivo geral:
- Substituir a massa óssea por Biovidros
Objetivos Específicos:
- Preparação do pó do Biovidro.
- Moagem do Biovidro.
- Preparação do Vidro-Espuma.
- Caracterização dos pós Purus sintetizados.
- Compactação do Biovidro.
- Sinterização de amostras do Biovidro.
- Preparação de solução de fluído de corpo simulado (SBF).
- Justificativa.
A justificativa da pesquisa foi a alta procura por novos produtos para reconstrução óssea e se o Biovidro ira suprir esta procura e se apresenta pouca mudança de fases, se supri a necessidade de reconstrução óssea, para obter um Biovidro micro poroso para a reconstrução gerada através do acúmulo mineral nesta região do osso e obter o vidro-espuma para reconstrução porosa.
- Metodologia a ser utilizada:
- Preparação do pó do Biovidro:
Aplicar os conhecimentos obtidos são utilizados para aplicar a prática voltada para a solução de problemas concretos da vida nos dias atuais como a reconstrução óssea. Experimental, pois cria condições para interferir no aparecimento ou na modificação dos fatos, para poder explicar o que ocorre com fenômenos correlacionados em alguns métodos usados e alguns produtos postos em certa solução. Pesquisa quantitativa, pois foca em inúmeras as opiniões e informações para serem classificadas e analisadas pelo leitor e também utilizam técnicas estatísticas para a demonstração do problema a ser analisado.
- Citar as técnicas para coleta de dados;
R: Foram necessários sete técnicas para a coleta de dados: a preparação e moagem do pó foi preparado uma mistura de pó com composição de 12% de Na2O 28% de CaO 10% de P2O5 e 50% de SiO e anidros de Na2CO3, CaO,Na2HPO4 e SiO2 logo depois foi levado para a fusão em 1450ºC em um forno durante 4 horas, depois foi colocado em água onde se transformou em grânulos, estes grânulos foram triturados durante 6 horas. Para a caracterização dos pós Purus e sinterizados os pós de biovidros foram caracterizados por fluorescência de raios x (FRX) difratometria de raios x(DRX) picnômetro de hélio, na analise termogravimétrica (TG/DTA) e microscopia eletrônica de varredura (MEV-EDX). Para a preparação do vidro espuma a matriz vítrea foi misturado com diferente porcentagem de aditivos de B4C em moinhos de bolas zircônia por 6 horas e em seguida o material foi peneirado e caracterizado física e quimicamente. Para a compactação e sinterização de amostras de biovidro (BV) puro e o biovidro +carbeto de boro (B4C) foi realizada em forno elétrico, no intervalo de 600ºC A 840ºC por 2 horas cada amostra. Para a preparação de solução de fluido de corpo simulado a solução fisiológica bioativa foi realizada contendo os seguintes componentes: 0,2 g de KCl, 8,0 g de NaCl, 0,2 g de Cacl2, 2H2O, 0,5 g de NaH2PO4, 1,0g de NHCO3, 0,1g de MgCl2.6H2O e 1,0g de glicose para 1000 ml de água. Para os ensaios in-vitro em meio de SBF foi utilizado os blocos ou pós sinterizados foram limpos e desengordurados em ultrassom e lavados com agua deionizada, secos em estufa com 120ºC e tratados em autoclave. Os experimentos foram realizados em tubos de polipropileno de 15 ml cuidadosamente limpos com tampa de rosca contendo 10 ml de solução e mantidos em temperatura de 37ºC em uma estufa elétrica, a superfície da amostra foi analisada por um microscópio eletrônico em um período de 3 a 10 semanas, e o resultado e a discussão mostrou que a análise das certas soluções foram significativas e aprovado, mais a solução a qual menos foi atingido o ponto certo foi a solução de carbeto de boro com 3%.
...