O Coeficiente de Partição
Por: Gabrielli Alves • 18/10/2022 • Relatório de pesquisa • 368 Palavras (2 Páginas) • 124 Visualizações
1- INTRODUÇÃO
A extração é uma técnica que possui a finalidade de separar ou purificar substâncias (GILBERT; MARTIN, 2010, p. 153). O processo de extração baseia-se nos diferentes graus de solubilidade de um composto em dois solventes imiscíveis da seguinte maneira: se a uma dada temperatura constante for adicionado a um sistema formado por dois solventes imiscíveis um composto solúvel nos dois líquidos, este composto se dividirá entre as duas fases, de maneira que a razão entre a concentração do composto em um solvente e a sua concentração no outro solvente seja sempre constante para a temperatura especificada (VOGEL, 1989, P. 158). A esta razão dá-se o nome de coeficiente de partição ou de distribuição, e é representada pela letra P, em que o numerador é dado pela concentração do composto no solvente extrator e o denominador é dado pela concentração do composto no solvente de origem (GILBERT; MARTIN, 2010, p. 154).
Para determinar o valor K realiza-se um experimento no qual se misturam quantidades conhecidas da substância, um solvente orgânico imiscível em água (n-octanol, clorofórmio, éter etílico), que mimetiza a fase oleosa,e água.
P = [So] / [Sa]
Onde: So = conc. do composto na fase orgânica
Sa = conc. do composto na fase aquosa
Após a separação das fases orgânica e aquosa, determina-se a quantidade da substância presente em cada uma das fases.
A extração não é realizada apenas quando os solutos possuem caráter neutro, mas também quando estes contam com grupos quimicamente ativos em suas moléculas, como ácidos e bases (VOGEL, 1989, P. 162). A extração realizada com as classes de compostos citadas é chamada extração ácido-base, e acontece devido a reações químicas entre os compostos a serem extraídos e os solventes extratores. Ou seja, para a obtenção de uma base, utiliza-se uma solução ácida como solvente extrator e, para a obtenção de um ácido, utiliza-se uma solução básica como solvente extrator, produzindo-se, nos dois casos, sais provenientes da base conjugada do composto ácido e do ácido conjugado do composto básico, e água. Como sais são substâncias iônicas, são mais polares, e têm afinidade maior com uma fase aquosa do que com uma orgânica (GILBERT; MARTIN, 2010, p. 156).
...