Coeficiente de Partição: Distribuição de uma substância entre dois líquidos imiscíveis
Tese: Coeficiente de Partição: Distribuição de uma substância entre dois líquidos imiscíveis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: arthurbh • 15/10/2013 • Tese • 643 Palavras (3 Páginas) • 574 Visualizações
Se não houver evidência de reação, a substância pode ser uma amina terciária (alifática ou aromática) que às vezes precipita da solução ácida como um sal insolúvel.
O aparecimento de coloração amarelada em meio ácido pode também ser indicativo de uma N,N-dialquil-anilina, a qual reage com ácido nitroso formando o derivado p-nitroso esverdeado, mas que em meio ácido forma um sal amarelo.
Experimento 2 – Coeficiente de Partição: Distribuição de uma substância entre dois líquidos imiscíveis
Introdução:
Uma propriedade advinda da formação de solução, está na partição de um soluto entre dois líquidos imiscíveis. Esta situação pode ser utilizada para determinar a variação do potencial químico. Neste tipo de experimento, atinge-se, após a devida agitação e mantidas constantes as condições de temperatura e pressão, o equilíbrio entre uma substância, o soluto, distribuída entre duas fases. Esse tratamento origina a “Lei de Distribuição de Nernst”, a qual, entre outros aspectos, prevê e possibilita quantificar o grau de associação de moléculas do soluto em um dos solventes empregados.
O ácido benzóico (C6H5COOH), é um composto aromático, utilizado como: germicida na preservação de alimentos, na síntese de corantes dentre outras aplicações.
Reagentes:
• Cicloexano;
• Hidróxido de Sódio 0,02 mol/L;
• Fenolftaleína 0,1 %.
Materiais por grupo:
02 provetas de 25 mL 02 suportes universais
02 pipetas volumétricas de 5 mL 01 argola de ferro
02 béqueres de 100 mL 02 garras
05 erlenmeyers de 125 mL 01 bureta
01 funil de separação 01 espátula
01 pêra
Papel manteiga
Procedimento Experimental:
Em uma proveta medir 25,0 mL de água destilada e transferi-la para um funil de separação.
Em outra proveta medir 25,0 mL de cicloexano e transferi-lo para o mesmo funil.
Pesar em papel manteiga 0,300 g de ácido benzóico e transferi-lo para o funil de separação que contém a mistura dos dois solventes.
Agitar o sistema por 8 minutos ou até que todo o sólido esteja dissolvido (cuidado para não aquecer as paredes do funil com as mãos). Abrir o registro de minuto a minuto afim de se liberar o gás formado no interior do funil.
Deixar o funil em repouso até que as fases se separem.
Em um béquer recolher a fase inferior presente no funil, fase aquosa, desprezando a interface caso
...