O DEPARTAMENDO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA – P08 SEGURANÇA EM LABORATÓRIO DE QUÍMICA
Por: Larissa Alvino • 19/9/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 1.601 Palavras (7 Páginas) • 92 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
DEPARTAMENDO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA – P08
SEGURANÇA EM LABORATÓRIO DE QUÍMICA
ILHÉUS – BAHIA
2022
SEGURANÇAS EM LABORATÓRIO DE QUÍMICA
Relatório apresentado à Universidade Estadual de Santa Cruz, como parte das atividades acadêmicas da disciplina CET982– Química Inorgânica.
Curso: Engenharia Química
Professor: Dr. Márcio Luís Oliveira Ferreira
ILHÉUS – BAHIA
2022
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1
2 OBJETIVO 2
3 MÉTODOS 2
4 RESULTADOS 2
5 DISCUSSÃO 4
6 CONCLUSÃO 7
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
1 INTRODUÇÃO
O laboratório é um dos principais meios de trabalho de pesquisas e estudos para realização de experimentos. Junto a isso, existe alguns riscos associado ao trabalho em laboratórios, de modo que, na grande maioria das vezes, estudiosos/cientistas ficam extremamente expostos a situações de alto risco. Sendo assim, os principais acidentes no laboratório são causados pela quebra das vidrarias ocasionando em sérios cortes, como também o manuseio incorreto de reagentes extremamente tóxicos, incêndios com líquidos inflamáveis e outros.
Nesse sentido, a atenção em relação as normas de segurança no laboratório são de extrema importância afim de diminuir os acidentes. Dessa maneira, quando um laboratório está apto para práticas experimentais é necessário que a estrutura cumpra os padrões mínimos de segurança, ou seja, locais adequados para os reagentes, instalações precisas de equipamentos, portas de emergências, kit de incêndio, entre outros.
Portanto, antes de iniciar atividades práticas dentro do laboratório é imprescindível o conhecimento acerca das regras de segurança, com o intuito de preservar a saúde profissional e ambiental.
2 OBJETIVO
Este relatório tem por objetivo verificar, a partir das análises realizada pela turma de Engenharia Química, se o laboratório do Pavilhão Manoel Nabuco – 2° andar, sala 43, da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, segue as normas de segurança em laboratórios de química.
3 MÉTODOS
Na turma composta de 10 alunos da Engenharia Química foi solicitado pelo professor que forma-se duplas para realização da atividade prática. Com as duplas formadas, a atividade proposta pelo docente era analisar o laboratório e fiscalizar se o espaço das práticas experimentais atendia aos padrões de segurança em laboratórios de química. Sendo assim, os estudantes iniciaram uma vistoria do laboratório e constatou as devidas ponderações acerca da segurança daquele espaço.
4 RESULTADOS
A vistoria é realizada por profissionais especializados que avaliam e certificam que o laboratório está nas condições conforme as normas padronizadas de segurança. Para isto, são avaliados os equipamentos de proteção coletiva e as instalações. Em seguida, são avaliadas as condições do laboratório.
De acordo com a vistoria realizada pelos os alunos no dia 06 de setembro de 2022. Pôde-se observar a falta de muitos equipamentos de segurança. A seguir, serão listadas todas as faltas que pode trazer um risco para os docentes e discentes que utilizam o laboratório da sala 43.
- O piso antiderrapante.
- Livro de ocorrência.
- Corta-Fogo.
- Extintor de Incêndio.
- Saída de Emergência.
- Sinalização.
- Caixa de Primeiros Socorros.
- Equipamentos de EPI (luvas, máscaras e óculos).
- Local apropriado para as balanças.
- Lixeira.
- Alarme de Incêndio.
- Encanação de GLP antigo de (2015).
- Sem rota de fuga dupla.
- Relação de materiais reagentes sem rótulo.
- Habitação limite de pessoas na proporção do laboratório.
- Vidraria com ponta quebrada guardada com outras vidrarias.
- Sem suporte universal para as vidrarias.
- Sem álcool no local.
[pic 2]
Figura 1 – Sala 43
[pic 3]
Figura 2 – Sala 43
[pic 4]
Figura 3 – Sala 43
Portanto, de acordo com o que foi observado nas figuras acima. Pode-se verificar que o interior do laboratório é bem iluminado, paredes com pinturas não desgastadas, porém, o piso seja inapropriado, pois por não ser antiderrapante, trás riscos de seguranças aos laboratoristas.
Nas Janelas há alguns desgastes pelo tempo, porém sem infiltrações aparentes. Os armários estão em condições para alterações, pois alguns faltam maçanetas e as prateleiras continham sem suportes padrões para o armazenamento de vidrarias.
...