O Electromagnetismo Experimental
Por: Gabriela Soares • 2/9/2019 • Relatório de pesquisa • 290 Palavras (2 Páginas) • 216 Visualizações
Resistência interna de um voltímetro
- Introdução
No estudo de capacitores há duas situações possíveis: pode-se conectar um capacitor C a uma fonte de tensão elétrica contínua ou a uma bateria, com transferência de cargas e aumento da tensão no capacitor, ou ligar o capacitor a um resistor R, com escoamento da carga e diminuição da tensão do capacitor.
Nesses processos, o modo como a carga em um capacitor irá variar com o tempo pode ser descrito por equações. No segundo caso, quando há descarga, aplica-se a seguinte equação: [pic 1]
em que V0 é a tensão inicial no capacitor e c (constante de tempo capacitiva) é igual ao produto dos valores da resistência e da capacitância: c = RC.
Utilizando esses conhecimentos é possível descobrir a resistência de um resistor, tendo-se um capacitor com valores de tensão conhecidos. Na prática, obtêm-se a resistência interna do próprio aparelho de medida, o voltímetro.
- Objetivo
Determinar a resistência interna de um voltímetro.
- Material utilizado
- Fonte de tensão contínua
- Capacitor eletrolítico de alta capacitância (C ~ dezenas de mF)
- Voltímetro analógico
- Procedimento
Primeiramente, montou-se um circuito conforme ilustrado pela figura. Então, com a fonte conectada ao sistema, carregou-se o capacitor até uma tensão V0, com valor compatível com o voltímetro e com o próprio capacitor.
Em seguida, desligou-se a fonte, mantendo apenas o resistor e o voltímetro ligados. Antes de realizar as medidas, estudou-se a taxa de decaimento da tensão.
Posteriormente, carregou-se o capacitor novamente a tensão V0 e observou-se pares de valores para tensão (V) e tempo (t), até que a tensão no capacitor se esgotasse e em quantidade suficiente para definir a relação entre as grandezas.
Por fim, com os dados obtidos, encontrou-se o valor da resistência interna do voltímetro, através de processos de linearização e regressão linear.
...