O Emprego de PIGs em Adultos
Por: Luan Guilherme • 10/1/2022 • Abstract • 555 Palavras (3 Páginas) • 116 Visualizações
Emprego do PIG nos dutos.
O nome Pig (porco) foi dado em alusão aos animais, uma vez que os instrumentos entram limpos na tubulação e saem sujos ao final do trabalho de limpeza, sendo na atualidade o método mais eficaz empregado na limpeza de dutos podendo ser de diversos modelos e tamanhos.
Tratam-se de aparelhos de aço e material sintético como poliuretano, borracha, entre outros, que são inseridos nas tubulações e transportados pelo próprio fluido em escoamento ou por outro fluido injetado com essa intenção, possuindo como intuito eliminar as impurezas depositadas nestes dutos.
Com o passar dos anos, os pigs passaram a ser usados em diferentes modelos de dutos e, futuramente, surgiram os pigs que fazem inspeção interior dos dutos. Estes se tornaram equipamentos inteligentes e de alta tecnologia, podendo incluir computadores além de diversos tipos de sensores.
Existem basicamente dois grupos de pig:
- Pigs de limpeza: – designado à eliminação de resíduos aderidos nas paredes internas ou depositados no interior de um duto.
- Pigs instrumentados – é um coletor de dados, tais como m informações das condições da tubulação como por exemplo, localização de amassamentos e ovalizações, detecção de vazamentos ou pontos onde há redução da espessura de parede do duto, etc.
Há vários tipos de pigs de limpeza e instrumentados sua aplicação depende da severidade da limpeza e das características da operação. A seguir seguem alguns tipos de pig:
PIGS DE LIMPEZA
PIG ESPUMA: Fabricado com poliéster pig espuma tem a característica de deformar-se de acordo com as limitações do duto e fragmentar-se, no caso do obstáculo ser intransponível.
PIG BIDIRECIONAL: Pode fazer a corrida em duas direções. Esta função possibilita que, em caso de algum problema no interior do duto, seja possível retornar o pig para sua origem, invertendo o sentido do fluxo.
FLEXPIG: O pig flexível é utilizado quando existem curvas acentuadas nos dutos, que não permitiriam a passagem de um pig rígido.
PIG ESCOVA: O pig escova possui um elemento de limpeza incorporado de modo a permitir a remoção de depósitos mais duros como asfaltenos, carbonatos, sulfatos, óxidos de ferro, coque, asfalto e outros, impregnados na parede da tubulação.
PIGS INSTRUMENTADOS
PIG GEOMETRICO: Tem a finalidade de adquirir informações dimensionais de variações de diâmetro e localizar anomalias, tais como: amassamentos da parede do duto devido à pressão de uma pedra, por exemplo, mossas, ovalizações, incrustações e outros detritos internos.
PIG MAGNETICO PARA DETECÇÃO DE DEFEITOS VOLUMETRICOS - dispõe de sensores capazes de detectar distorções nas propriedades magnéticas da parede dos dutos, utilizando o método de medição de fuga de campo magnético com a finalidade de adquirir informações de variações de espessura, especialmente aquelas devidas ao desgaste pela corrosão, que é uma das maiores ameaças à integridade da tubulação.
PIG ULTRA-SONICO PARA DETECÇÃO DE DEFEITOS VOLUMETRICOS - utiliza o método de ultrassom com a finalidade de adquirir informações de variações de espessura, especialmente aquelas oriundas do desgaste pela corrosão.
...