O Ensino de Química na Construção do Cidadão Consciente
Por: Silvia Dourado • 21/11/2018 • Artigo • 2.057 Palavras (9 Páginas) • 275 Visualizações
O Ensino de Química na Construção do Cidadão Consciente
Maria Sílvia Dourado Ribeiro
Resumo
O trabalho a seguir trata da questão de como o ensino de química pode formar um cidadão consciente na conservação do mundo em que vive, aprendendo a lidar com o que a química lhe oferece no cotidiano.
Palavras-chave: Ensino de química, Sociedade, Cidadão consciente.
Introdução
No mundo em que vivemos é impossível viver sem fazer uso de produtos químicos, cuja produção ao mesmo tempo em que gera emprego e desenvolvimento econômico e contribuindo de forma significativa para o aumento da qualidade de vida, provoca também uma degradação do meio ambiente.
Nesse contexto, o ensino de Química se torna fundamental na formação de um cidadão mais consciente e responsável com o meio social em que vive.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei Nº 9.394/96), uma das principais finalidades da educação é o preparo do educando para o exercício da cidadania. Assim sendo, o ensino de Química se torna primordial na formação desse cidadão.
Ensinar Química para formar um cidadão, significa ensinar o conteúdo de Química com um intuito de desenvolver no aluno a capacidade de tomar decisões e participar criticamente nas questões sociais do seu meio. (Santos e Schnetzler, 1996, p.29).
A Química é uma ciência que está presente no cotidiano da nossa sociedade em produtos consumidos, sejam eles alimentícios, farmacêuticos, higiene, combustíveis, na geração de energia e em tudo o que nos rodeia. Por isso é fundamental que o cidadão tenha pelo menos o mínimo de conhecimento químico para poder participar na sociedade atual.
O conhecimento em Química para o cidadão é essencial para que ele tenha condição de ajudar a diminuir a degradação do meio ambiente e ajudar para um desenvolvimento sustentável do nosso planeta.
O Ensino De Química Como Ferramenta Na Construção De Um Cidadão Comprometido Com O Meio Em Que Vive
De acordo com Santos e Schnetzler, a função do ensino de Química deve ser a de desenvolver a capacidade do educando de tomar decisões, para isso é necessário que o conteúdo trabalhado esteja relacionado com o meio em que este vive. Assim, o professor deve ser cuidadoso na escolha dos temas abordados, levando em consideração dia a dia dos alunos, sua realidade social, cultural, a comunidade na qual vivem entre tantos outros fatores.
A Química é uma ciência que está presente no nosso dia a dia em tudo, ou quase tudo o que consumimos, então é indispensável o mínimo de conhecimento para todo e qualquer cidadão.
“Trata-se de formar o cidadão-aluno para sobreviver e atuar de forma Responsável e comprometida nesta sociedade científico-tecnológica, Na qual a Química aparece como relevante instrumento para investigação, produção de bens e desenvolvimento sócio-econômico e interfere diretamente no cotidiano das pessoas.”
(AGUIAR, MARIA e MARTINS. 2003, p.18)
De acordo com este pensamento, é uma questão de cidadania o ensino de Química para toda e qualquer pessoa, afim de que esta possa desenvolver um papel ativo na sociedade em que vivemos. Mas, para que tal função seja desenvolvida com sucesso é necessário que o professor tenha consciência de que cada um tem um histórico diferente e levar isso em consideração na hora de passar os conhecimentos de Química. O professor precisa abordar, em sala de aula as informações químicas essenciais que forneçam uma base para que o aluno possa participar com segurança nas decisões da sua sociedade, e o mais importante é como o professor vai passar esses conhecimentos.
Para que o professor obtenha sucesso ao passar essas informações aos alunos é de suma importância que ele leve em conta toda a história do aluno: onde este vive, como vive, qual sua cultura e tentar contextualizar tais informações de acordo com a realidade cultural desse aluno.
“Dentro de sua cultura, em sua sociedade, aprender de maneira mais ou menos intencional (alguns dirão: ‘mais ou menos conscientes’), através do envolvimento direto do corpo, da mente e da afetividade, entre as incontáveis situações de relação com a natureza e de trocas entre os homens, é parte do processo pessoal de endoculturação, e é também parte da aventura humana do ‘tornar-se pessoa’. ”
(RODRIGUES BRNDÃO, Carlos. O que é Educação. 1981).
Dessa maneira se torna indispensável que acima de tudo o educador procure respeitar a cultura do educando e leve os ensinamentos de Química o mais próximo possível de sua realidade cultural até para que haja um maior interesse por parte desse aluno na aprendizagem.
O professor que tem o objetivo de ensinar Química com a intenção de formar cidadão precisa ter uma maneira diferenciada de encarar a educação, diferente do que é visto hoje em dia em sala de aula, é preciso que este professor se disponibilize de tempo para o preparo de uma nova postura frente aos alunos, visando o desenvolvimento de projetos contextualizados e o comprometimento com essa finalidade da educação.
“Quando se valorizam a construção de conhecimentos químicos pelo aluno e a ampliação do processo ensino aprendizagem ao cotidiano aliadas a práticas de pesquisa experimental e ao exercício da cidadania, como veículo contextualizador e humanizador, na verdade está se praticando a educação Química”.
(AGUIAR, MARIA e MARTINS, 2003, p.18)
A degradação Ambiental é uma preocupação constante da sociedade atual, é um processo que vem se agravando ao longo dos anos. Por séculos a humanidade usa de forma irresponsável os recursos e bens que a natureza nos oferece como se fossem fontes inesgotáveis, é possível que gerações passadas pensassem, errôneamente, dessa maneira, o fato é que a realidade hoje é outra e a preocupação com a preservação dos recursos naturais vêm provocando bastante discussões.
É verdade que as mudanças ocorridas no meio ambiente estão relacionadas com a evolução do ser humano como ser social, essas mudanças ocorrem no uso de novos meios, novas tecnologias e novas técnicas tanto referentes à produção econômica quanto a mecanismos para a melhoria do bem-estar social, e é por isso que se torna essencial o ensino de Química na formação de um cidadão, para que ele possa contribuir de maneira significativa com a sociedade em que está inserido.
O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das gerações futuras, esse é um dos principais desafios atuais para a humanidade e só será possível através da educação.
...