O Estudo Dirigido
Por: Jorge Henrique • 12/11/2020 • Trabalho acadêmico • 350 Palavras (2 Páginas) • 171 Visualizações
1. Defina catabolismo e anabolismo.
Catabolismo: Degradação de moléculas. Produção de ATP
Anabolismo: Síntese de moléculas. Gasto de ATP
2. A glicólise consiste na quebra de qual molécula? Quais os produtos da glicólise? A glicólise é uma via catabólica ou anabólica?
A glicólise consiste na quebra da molécula de glicose. Os produtos da quebra da glicose são dois ATPs, dois NADH e dois Piruvatos.
3. Quais os possíveis destinos do piruvato nos eucariotos?
Os piruvatos nos eucariotos podem adentrar nas vias da fosforilação oxidativa na mitocôndria, podem ser inseridos na fermentação láctica e também podem adentrar na fermentação alcoólica.
4. Considerando a via glicolítica para o metabolismo da glicose:
a) Escreva as 3 reações irreversíveis em níveis intracelulares, explicitando as fórmulas estruturais das moléculas.
[pic 1]
b) Dê o saldo de ATP da via glicolítica nas seguintes situações:
- quando 1 molécula de glicose é convertida em piruvato.
2ATPs
- começando a partir da catálise de 1 molécula de gliceraldeído-3-fosfato até a conversão em piruvato.
4ATPs
5. Metabolismo é o conjunto de reações que acontecem em um organismo. Os dois tipos de reações são: catabólicas (reações de degradação) e anabólicas (reações de síntese). Diante de tal afirmativa considere a glicólise e demonstre em quais reações ocorrem gasto e produção de ATP. Esta via é energeticamente favorável? Por que.
Passo 1 – Gasto de 1ATP
Passo 3 – Gasto de 1ATP
A via é energeticamente favorável pois possui saldo de dois ATPS, ou seja, são produzidos quatro ATPS e consumidos 2ATPs.
6. O lactato é um composto orgânico produzido naturalmente pelo corpo humano e liberado na corrente sanguínea quando a via anaeróbica é acionada levando à quebra da glicose como em exercícios de grande intensidade e curta duração. Bioquimicamente como ocorre a produção de lactato? Por que em condições anaeróbicas o tecido muscular utiliza esta via?
A produção do lactato ocorre a partir da redução da molécula de piruvato advinda da glicólise. O tecido muscular utiliza essa via porque é uma forma de dar continuidade na produção de energia mesmo na ausência de oxigênio e também pela necessidade de regenerar o NAD+ para que possa ocorrer a manutenção da via glicolítica
...