O HIDROCARBONETOS- PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS
Por: Canjanja • 25/11/2019 • Trabalho acadêmico • 1.064 Palavras (5 Páginas) • 298 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
CURSO: QUÍMICA
QUÍMICA ORGÂNICA I
HIDROCARBONETOS- PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS
[pic 2]
Atividade elaborada pelo estudante:
- Junilson Martinho Canjanja Madureira
ACARAPE\REDENÇÃO
2019
HIDROCARBONETOS- PROPRIEDADES FÍSICAS E PROPRIEDADES QUÍMICAS
A QUÍMICA ORGÂNICA é uma disciplina científica que estuda a estrutura, propriedades, síntese e reatividade de compostos orgânicos que são constituídos principalmente por arbono e hidrogênio, mas podem conter outros elementos.
Os hidrocarbonetos são compostos binários cujas moléculas contêm apenas átomos de carbono e hidrogênio.
Os hidrocarbonetos podem ser Alifáticos e Aromáticos. Os hidrocarbonetos Alifáticos podem ser de cadeia aberta (que podem ser os de simples ligação denominados Alcanos, de dupla ligação denominados Alcenos e os de tripla ligação denominados Alcinos) e de cadeia fechada ( que são cicloalcanos, cicloalcenos e cicloalcinos).
- ALCANOS
Os alcanos são hidrocarbonetos alifáticos saturados que apresentam uma ligação simples em sua cadeia carbônica, de fórmula geral CnH2n+2. Os alcanos lineares são designados na nomenclatura oficial, através de prefíxos geralmente em ano.
PROPRIEDADES FÍSICAS
- Em condições normais, do CH4 até o C4H10, os alcanos são gasosos; do C5H12 até C17H36 são líquidos e dos C18H38 em diante são sólidos em temperatura ambiente;
- Os alcanos são insolúveis em água;
- Os alcanos possuem uma densidade menor que o da água, por isso tendem a flutuar.
OBS: A subida do ponto de fusão nos alcanos não é tão regular, visto que as forças intermoleculares nos cristais não dependem só do tamanho das moléculas, como também da maneira, mais ou menos perfeita de como elas se agregam segundo a uma rede cristalina.
PROPRIEDADES QUÍMICAS
Os alcanos podem sofrer diversas reações químicas, as mais comuns são: Oxidação, halogenação, nitratação, isomerização e pirólise. Nessas reações acontece ruptura de ligações, onde a formação de grupos intermediários instáveis, sendo, portanto, de existência transitória, nos quais o carbono não tem efectuadas as suas 4 ligações. Estes grupos originam-se da ruptura de ligações entre átomos, que pode ocorrer de modo homogênio ou heterogênio.
- ALCENOS
Os alcenos são hidrocarbonetos alifáticos saturados que apresentam uma ligação dupla em sua cadeia carbônica, de fórmula geral CnH2n. Os alcenos lineares são designados na nomenclatura oficial, atravéz de prefíxos geralmente em eno.
PROPRIEDADES FÍSICAS
- Dependendo da quantidade de átomos de carbono, eles podem ser gases (menos átomos) ou líquidos (mais átomos na sua cadeia);
- São insolúveis em água, mas solúveis em éter, clorofórmio ou beneno;
- São menos densos que a água;
- Possuem polaridade molecular devido à ligação dupla;
- Têm uma maior acidez em relação aos alcanos, resultado da polaridade da lgação;
- Seu ponto de fusão e ebulição não varia com relação aos alcanos.
PROPRIEDADES QUÍMICAS
Os alcenos possuem uma alta reatividade qu+imica e suas reações na sua maioria são de adição, ao contrário da subtração, predominante nos alcanos, muito menos reativa. As reações de adição de haletos de hidogênio, ácido sulfúrico, oxidação, hidroxilação e polimerização são frequentes, sendo estas última vitais na indústria de petróleo e seus derivados.
- ALCINOS
Os alcinos são hidrocarbonetos aciclicos insaturados que apresentam uma ligação tripla na sua cadeia carbônica, de fórmula geral CnH2n-2. Os alcinos lineares são designados na nomenclatura oficial, através de prefíxos geralmente em ino.
PROPRIEDADES FÍSICAS
- Do C2 até C4 são gases;
- Do C5 até C15 são líquidos;
- Do C16 até Cn são sólidos;
- O ponto de fusão e ebulição crescem com o aumento do número da cadeia carbônica (massa molecular);
- Os alcinos são solúveis em solventes orgânicos e insolúveis em água;
- A sua densidade é maior que o da água;
- O acetileno, ao contrário dos outros alcinos, tem cheiro agradável e é parcialmente solúvel em água, e é a partir dele que se obtém solúveis não inflamáveis.
PROPRIEDADES QUÍMICAS
O carbono, quando em tripla ligação, comporta-se como se fosse um elemento mais eletronegativo do que o carbono que participa apenas de lgações simples ou duplas. Assim, o hidrogênio ligado ao carbono d tripla ligação adquire um apreciável caráter ácido. Os alcinos que possuem o hidrogênio terminal são chamados alcinos verdadeiros, e os que não o possuem chamam-se alcinos falsos. Os alcinos sofrem típicas reações de adição eletrofílica. O alcino de maior importância industrial é precisamente o membro mais simples da família (o acetileno ou etino), preparado pela ação de água sobre carbeto de cálcio. Os alcinos sofrem facilmente reação de adição, como a halogenação, na tripla reação.
...