O Polímeros na Medicina
Por: Elijefferson Ricardo • 17/5/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 342 Palavras (2 Páginas) • 73 Visualizações
Polímeros na Medicina
Quando falamos sobre o avanço da tecnologia e da ciência, logo pensamos na importância dela para com a medicina e quando citamos o nome medicina fica difícil não falar sobre polímeros, onde ele possibilitou mudar métodos e hoje em dia o seu uso se tornou mais eficaz em hospitais, clinicas e laboratórios.
POR QUE O POLÍMERO É CADA VEZ MAIS UTILIZADO NA MEDICINA?
O polímero é a matéria-prima nas fabricações dos plásticos, onde contribui o máximo para uso hospitalar, com a sua alta flexibilidade faz com que os dispositivos se tornem mais resistentes a ruptura.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO USO DE POLÍMEROS NA MEDICINA?
O polímero ele com sua capacidade de se adequar facilmente com os requisitos técnicos da área, tanto no termo geométrico quanto o seu peso, dessa maneira fez com que a busca por ele fosse mais explorada e assim podendo criar novas soluções clinicas. O seu uso é de extrema importância na área da saúde pois ele tem um caráter de substituir metais e vidros.
QUAIS AS PRINCIPAIS APLICAÇÕES DO POLÍMERO NA MEDICINA?
Próteses
Na ortopedia, as próteses tem caráter na correção de deformidades dos membros e também da suporte no caso de amputação. Quando houve a mudança de metais por plásticos em sua fabricação eles recebem uma propriedade viscoelásticas onde pode se assemelhar aos ossos e tecidos moles.
Na oftalmologia ele se torna importante para a criação de lentes de contato em um formato de silicone gelatinoso dando formato a córneas artificiais.
Na odontologia, esse material é utilizado em procedimento de obturação, implantes e aplicações de próteses dentarias.
Cateteres – São formatos de tubos flexíveis usado para introduzir ou drenar fluidos em cavidades do corpo humano. As industrias só permitem fabricar cateteres em materiais plásticos com isso o polímero está conectado contribuindo para o aumento de vida.
Preservativos – Quando a borracha vulcanizada começou a ser produzida em 1870, fez com que o látex ganhasse um avanço nas produções de preservativos se tornando cada vez mais barato e um método confiável, além de poder evitar qualquer contágio de doenças sexualmente transmissíveis.
...