O Portifólio Estágio I
Por: Gabriel Vitoriano Braga • 25/10/2021 • Trabalho acadêmico • 3.688 Palavras (15 Páginas) • 167 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS, NATURAIS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E FÍSICA
LICENCIATURA EM QUÍMICA
PORTIFÓLIO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA I
GABRIEL VITORIANO BRAGA
ALEGRE / ES
2021
GABRIEL VITORIANO BRAGA
PORTIFÓLIO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA I
Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Licenciatura em Química do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo como requisito para a conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado em Química I.
ALEGRE / ES
2021
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO4
2. DINÂMICA DO ESTÁGIO I5
2.1. LEITURA DE TEXTOS / RELATOS REFLEXIVOS / CARTA5
3. O PRIMEIRO CONTATO COM A ESCOLA7
3.1. O PAPEL DA ESCOLA7
3.2. O PAPEL DO PROFESSOR8
4. O SEGUNDO CONTATO COM A ESCOLA9
5. O RELATO FINAL11
6. A PERGUNTA DE ESTÁGIO13
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS15
1. APRESENTAÇÃO
Meu nome é Gabriel Vitoriano Braga, e, atualmente, no momento de escrita do presente trabalho estou concluindo o 6º período (2021/1) do curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal do Espírito Santo – Campus Alegre. Dentre as disciplinas obrigatórias do curso, encontra-se o Estágio Supervisionado em Química I, ministrada pelo professor Dr. Marcos Vogel, e cujo objetivo principal é proporcionar ao licenciando um contato inicial com o universo escolar (e isso, é claro, sobre as suas demandas, dificuldades, rotina da sala de aula, e o papel do aluno e do professor, por exemplo). E isso ocorre, normalmente, por meio de observações na escola.
A escola destinada ao Estágio I foi “CEEFMTI SENADOR DIRCEU CARDOSO” (Figura 1), localizada na cidade de Muqui/ES, que inclusive é o município onde nasci e residi até antes de ingressar na universidade. O Estágio I foi realizado sob orientações do professor Pedro Henrique Maraglia, licenciado em Química e mestre em Educação em Ciências e Saúde, para uma turma do terceiro ano do Ensino Médio.
Diante do contexto de pandemia do COVID-19, a disciplina de Estágio I ocorreu de maneira remota, sendo realizadas algumas atividades junto ao professor Pedro e aos alunos por intermédio do Google Meet. As atividades de estágio a serem abordadas neste trabalho foram duas: uma Entrevista Narrativa com a professora Alice Medeiro de Carvalho Massini, também atuante nessa escola; e uma Roda de Conversa com os alunos sobre a temática “Universidade”.
[pic 1]
Figura 1. Escola “CEEFMTI SENADOR DIRCEU CARDOSO”.
2. DINÂMICA DO ESTÁGIO I
2.1. LEITURA TEXTOS / RELATOS REFLEVIVOS / CARTA
Como supracitado, a disciplina de Estágio I se deu de maneira remota em todos os momentos por intermédio do AVA e do Google Meet para as reuniões síncronas, desde o seu início em 20 de julho de 2021 até a sua conclusão em 08 de outubro do mesmo ano. Nesse sentido, as primeiras atividades da disciplina estavam voltadas para a leitura e a síntese de alguns textos na forma de escrita e construção de mapa conceitual, com a finalidade de nós, como futuros docentes, construímos noções iniciais sobre o ambiente escolar.
O primeiro texto a ser trabalhado nas aulas síncronas foi “(Auto) biografia, histórias de vida e práticas de formação”, do autor Elizeu Clementino de Souza, que buscou discutir a importância de fontes orais como meio para a compreensão das práticas educativas e escolares. Em seguida, foi realizada a leitura do texto “NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE UMA MULHER NEGRA: IDENTIDADES SOCIAIS DE RAÇA E GÊNERO” da autora Andreia Teixeira Ramos, a qual apresenta narrativas autobiográficas da própria autora-pesquisadora contadas através de cartas, onde expressa dificuldades enfrentadas durante sua vida até o doutorado e como que tal recurso narrativo contribui no sentido de promover reflexões sobre o seu processo histórico e de como as ações e situações vividas contribuíram para como esse indivíduo modela o seu presente e almeja seu futuro.
O terceiro e último texto trabalho na disciplina foi “A PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA - A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS”, dos autores Agustina Rosa Echeverría, Anna M. Canavarro Benite e Márlon H. F. B. Soares. Diferentemente dos outros dois textos, cuja síntese se deu por meio da escrita, para este último foi realizada a construção de um mapa conceitual (Figura 2).
As demais atividades envolveram a escrita de relatos reflexivos sobre nossa trajetória escolar, live sobre ciência, sobre a entrevista narrativa e o próprio processo de estágio como todo; além de uma carta endereçada ao futuro.
[pic 2]
Figura 2. Mapa conceitual sobre o texto 3.
Fonte: Autor (2021).
3. O PRIMEIRO CONTATO COM A ESCOLA
Inicialmente, antes de realizar as atividades junto com os alunos, foi marcada uma reunião no Meet para apresentação do professor de estágio. O professor Pedro, acompanhou seis alunos, incluindo eu, na escola supracitada, sendo realizada a divisão do grupo em dois subgrupos. O meu subgrupo era composto por mim, autor que vos fala, e pelas estudantes Adriele Tostes e Sarah Carvalho.
Após essa apresentação nos foi proposto realizar uma entrevista narrativa com um professor a fim de que possamos entender sobre como o processo de formação docente e a trajetória de vida desse sujeito influenciam a sua prática pedagógica, bem começar a compreender a dinâmica escolar e todas as suas demandas. A entrevista narrativa não foi realizada com o professor Pedro haja vista ele já ter participado anteriormente com alunos de estágio no período anterior (2020/2). Por conta disso, o próprio Pedro nos indicou a professora Alice, que é sua colega de trabalho na escola.
...